As alianças são joias utilizadas todos os dias, por isso, é bastante importante ter cuidado na hora de escolher a cor das alianças! Afinal, a cor do ouro é uma das características mais importantes no visual dessa joia.
Mas além do aspecto visual, o que mais você precisa saber na hora de escolher a cor do ouro de suas alianças de casamento? Leia abaixo nossas dicas!
Alianças em ouro amarelo
O ouro amarelo é, sem dúvidas, o favorito. Por isso, na dúvida, sempre opte por essa coloração! Você dificilmente vai errar pois o ouro amarelo em alianças é um verdadeiro clássico!
Além de ser a escolha de 8 entre 10 casais, ele não exige grandes cuidados e por isso é a opção perfeita pra quem não quer se preocupar muito com a manutenção da joia.
Alianças em ouro branco
Alianças de casamento em ouro branco não costumam ser muito comuns. Normalmente, o ouro branco é mais utilizado na confecção de anéis de noivado.
Porém, na hora de escolhe-lo, é importante saber que o ouro branco é o que exige maior manutenção. Isso porque, não existe, de fato, um ouro com aspecto prateado. O Ouro Branco, na realidade, é levemente amarelado. Para que ele possa ficar com o aspecto prateado, é necessário um acabamento chamado de Banho de Ródio.
Com o uso frequente da aliança, o Banho de Ródio vai sendo desgastado e o tom amarelado natural da joia começa a reaparecer. E para recuperar o aspecto prateado é necessário dar um novo banho de ródio.
Essa manutenção é recomendada a cada 6 meses para joias de uso diário, como alianças, ou a cada 1 ano para joias utilizadas esporadicamente. Por isso, antes de decidir a coloração do ouro, fique atento à manutenção exigida.
Alianças em ouro rosé
O ouro rosé é perfeito para casais que gostam de joias mais modernas e diferenciadas.
Ao contrário do ouro branco, sua coloração não exige manutenção, o que o torna uma ótima opção para os casais que querem fugir do tradicional ouro amarelo e da manutenção periódica do ouro branco.
Desgaste natural do uso: É importante ressaltar que, seja qual for a coloração de ouro escolhida, o ouro é um metal sujeito a riscos, por isso, o uso diário da joia – como no caso das alianças – pode desgastar seu acabamento. Mas, a boa notícia é que um simples polimento ou fosqueamento deixa a joia como nova.