Pode ser a irmã, prima ou melhor amiga. O fato é que a madrinha de casamento é e sempre será aquela pessoa especial e presente na vida de toda noivinha, certo?
A madrinha além de participar ativamente – ao lado da noiva – na preparação do casamento, tem um papel fundamental na vida do casal, sabia?
Ser madrinha vai muito além de ajudar na cerimônia ou dar presentes caros. Ser madrinha (e padrinho) é testemunhar a união e o amor dos noivos, é estar sempre ao lado deles, é estar sempre pronta para ouvir e aconselhar o casal em momentos difíceis.
E por ter uma função tão nobre assim, as madrinhas de casamento merecem um destaque especial, não é mesmo?! E não é a toa que para garantir esse destaque à elas, as noivas geralmente optam por padronizar os vestidos das madrinhas.
Mas afinal, as madrinhas devem usar a mesma cor de vestido? O mesmo tom? O mesmo modelo? Quais as opções e tendências que mais agradam?
Confira abaixo tudo sobre o assunto!
As madrinhas de casamento devem usar a mesma cor de vestido?
Não necessariamente.
Não existe regra alguma de que as madrinhas tenham que usar a mesma cor ou a mesma paleta. No entanto, fazer essa padronização da cor dos vestidos tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre as noivas!
Mas a verdade é que o tema ainda gera bastante polêmica! Existem madrinhas que amam e outras que odeiam essa tendência. E agora?
Vantagens: altar mais harmonioso, fotos padronizadas, maior destaque ao grupo de madrinhas.
Desvantagens: a madrinha pode ter um custo extra tendo que comprar um novo vestido, pode ser difícil e trabalhoso achar o tom escolhido, algumas podem não gostar daquela cor.
A decisão final, é claro, caberá a noiva! Justamente pela intimidade com suas madrinhas, vocês poderão falar abertamente sobre o tema.
Tendência Demoiselle: madrinhas com vestidos do mesmo tom
Nos Estados Unidos e Europa já é tradição as madrinhas usarem vestidos com o mesmo tom. Porém, de uns tempos para cá, essa tendência chamada de Demoiselle vem se popularizando aqui também no Brasil.
Uma sugestão, nesse caso, é que a noiva escolha uma tonalidade que valorize tanto loiras quanto morenas. Dessa forma, as chances de alguma madrinha se sentir desconfortável com o tom escolhido são mínimas. 😉
Ou caso a noiva prefira, ela poderá conversar previamente com as suas madrinhas sobre o assunto, e assim definir juntamente a tonalidade dos vestidos.
É importante lembrar que optar por um tom específico de vestido limita bastante as opções das madrinhas, sem falar que na prática é quase impossível que todas sejam capazes de achar um vestido do tom exato.
Dessa forma, o ideal é que a noiva presenteie suas madrinhas com o tecido. Assim cada uma poderá mandar confeccionar o modelo que mais as agrade.
Mas vale lembrar que isso não é uma regra, ok? E sim um gesto de carinho e gentileza.
Madrinhas de casamento: vestidos com a mesma paleta de cores
A opção que costuma mais agradar as madrinhas, é sem dúvidas, quando a noiva define uma paleta de cores para os vestidos.
Dessa forma, as madrinhas ficam a vontade para escolher o modelo e o tom do vestido que mais as agrade e valorize.
Lembrando que uma paleta não precisa ter apenas uma única cor, ok?
Essa é uma ótima opção para destacar o grupo de madrinhas dos demais convidados e manter a harmonia nas fotos.
Inclusive uma tendência que voltou à moda foi as Candy Colors, conhecida também como tons pastéis.
As cores que compõem a paleta Candy Colors são delicadas e suaves, fazendo com o que look das madrinhas fiquem ainda mais romântico e feminino.
Vestidos de madrinhas com a mesma cor!
Outra opção também é que os vestidos das madrinhas tenham uma mesma cor.
Nesse caso o modelo e a tonalidade podem variar de vestido para vestido, desde que a cor escolhida pela noivinha seja mantida.
Lembrando que encontrar um vestido bonito, que vista bem, dentro do orçamento e na cor certa pode ser uma tarefa difícil. Portanto as madrinhas devem ser avisadas com bastante antecedência, ok?
E a propósito, as cores que estão super em alta em 2021 são o Ultimate Gray e o Illuminating.
O Illuminating é um amarelo vibrante, e está associado ao otimismo e a vivacidade. Já o Ultimate Gray é um cinza claro, que traz confiança e firmeza. E de acordo com o Pantone Color Institute, a combinação dessas duas cores traz resiliência e esperança.
Madrinhas de casamento com vestidos iguais
É muito comum assistirmos séries e filmes americanos, na qual todas as madrinhas de casamento se vestem exatamente iguais, não é mesmo? Por lá, inclusive, essa opção é quase que uma tradição, sabia?
Em contrapartida, aqui no Brasil, essa opção costuma ser a menos amada pelas madrinhas. Até porque cada mulher tem um biotipo, e dificilmente um mesmo modelo vestirá bem em todas.
Porém, caso a noiva deseje que todas as suas madrinhas usem um mesmo modelo de vestido, a sugestão é que haja uma conversa entre todas elas: noiva e madrinhas. Assim poderá se chegar em um acordo de qual será o melhor modelo para o vestido.
Essa opção costuma funcionar bem em um grupo pequeno de madrinhas (entre 3 a 4). Nesse caso não é muito difícil de se chegar em um consenso.
E a ideia de presentear todas as madrinhas com o tecido, é super válida também 😉.
Vestidos de madrinhas: modelagem, tom e cores diferentes
A noiva, se preferir, poderá também optar por não padronizar os vestidos de suas madrinhas, deixando-as à vontade quanto a escolha dos seus próprios vestidos. Não impondo cor, modelo, tonalidade ou paleta de cores alguma.
Mas é válido lembrar que a noiva (se julgar necessário) poderá dar algumas orientações para suas madrinhas, tais como: não usar vestido preto ou branco, usar vestido longo ou curto, etc.
Essas orientações certamente ajudarão, e muito, as madrinhas na hora de escolher o vestido ideal para a cerimônia de casamento.