O pedido de casamento foi realizado com o anel de noivado dos seus sonhos, e agora é chegado o momento de planejar a cerimônia. E entre tantos preparativos a serem decididos, um dos principais é a escolha do par de alianças perfeito.
Então é nessa hora em que surge a dúvida: como combinar o anel de noivado com a aliança de casamento?
E foi pensando nisso que separamos abaixo algumas dicas de como combinar essas joias tão importantes, que juntas simbolizarão o seu amor e união.
Anel de noivado e Aliança: qual a diferença?
Primeiramente é necessário entender que o anel de noivado e a aliança de casamento são joias diferentes e que marcam momentos distintos.
Isso porque o anel de noivado tradicionalmente representa o momento do Pedido de Casamento. É uma joia que costuma ter uma ou mais pedras maiores, sendo utilizado apenas pela mulher.
Saiba quais são os tipos de anel de noivado e quais os modelos mais desejados.
As alianças, por sua vez, marcam o início da vida de casados e são utilizadas pelo casal. Geralmente são joias que combinam entre si, podendo ser idênticas ou com pequenas variações na unidade feminina.
Vale ressaltar que, no Brasi,l é bem comum que o pedido de casamento seja feito com um par de alianças, ao invés do anel de noivado. Nesse caso as alianças são utilizadas na mão direita, e após a cerimônia passam para a mão esquerda.
Por que combinar o anel de noivado com a aliança?
O motivo mais simples pra isso é: fica lindo e extremamente elegante combinar sua aliança com o anel de noivado! Apesar de serem joias com estilos diferentes, elas parecem ter sido feitas uma para outra!
Caso você já seja casada, as duas joias são utilizadas juntas no dedo anelar da mão esquerda.
Caso você esteja noiva, você pode utiliza-las juntas no dedo anelar da mão direita.
Dessa forma, é importante que ambas fiquem harmoniosas e confortáveis, até porque elas serão usadas quase que diariamente durante muitos e muitos anos!
É preciso combinar a cor do ouro do anel com o da aliança?
Essa é, com certeza, uma das dúvidas mais frequentes na hora de escolher o par de alianças perfeito para o seu anel de noivado!
E já te adiantando a resposta: não, você não precisa combinar a cor do ouro dessas joias. Sinta-se completamente à vontade para fazer a combinação de tons que mais te agrada!
Aqui no Brasil, o mais comum é que o anel de noivado e a aliança sejam de ouro amarelo. Essa é a opção mais escolhida entre nossos clientes!
Por outro lado, no exterior, é muito comum que o anel de noivado a as alianças tenham tons de ouro diferentes! Essa combinação foge do tradicional e fica super moderna, com um contraste lindo entre as joias.
Não por acaso, você já deve até ter visto por aí inúmeras fotos gringas com o anel de noivado em ouro branco combinado com uma aliança de casamento em ouro amarelo!
Importante ressaltar que as combinações não precisam ficar restritas a ouro amarelo e branco! É possível, em alguns casos, optar também pelo ouro rosé. Já imaginou ter um par de alianças em ouro rosé 18k?
Dúvidas sobre o que é ouro 18k? Clique aqui e saiba mais.
Confira abaixo algumas combinações do anel solitário em ouro branco e a aliança em ouro rosé.
O anel precisa "encaixar" perfeitamente na aliança?
Já adiantando a resposta: não! Não é necessário que o anel e a aliança encaixem perfeitamente!
Caso você não tenha entendido muito bem do que estamos falando, segue abaixo um exemplo da combinação entre o anel de noivado Amore Mio e a aliança Forever.
Note que as duas joias se encostam perfeitamente, sem que sobre espaço algum entre elas. Nesse caso, dizemos que os modelos possuem um encaixe perfeito!
Mas, como mencionado anteriormente, esse não é um requisito obrigatório ao eleger sua combinação dos sonhos! Muito pelo contrário. Veja abaixo alguns modelos de anéis de noivado que não tem esse encaixe “perfeito” com a aliança.
Algumas das combinações de anel e aliança mais famosas do mundo são as joias utilizadas pelas mulheres da realeza britânica! Notem como as joias não se encostam completamente!
E isso é super normal, pois são vários fatores que influenciam nesse encaixe, tais como: o design do aro do anel de noivado, e o formato e tamanho da pedra central.
Lembrando que quanto maior a estrutura da base, maior será a distância entre o anel de noivado e a aliança de casamento. Assim como nos exemplos abaixo
O mesmo acontece, como por exemplo, no caso de nossos modelos o anel de noivado Lady e o anel de noivado Bora Bora, que devido ao seu design, não se encaixam perfeitamente na aliança.
Um outro exemplo também é o nosso Anel de Noivado Belle, que devido ao formato de seu aro inspirado na rosa do filme a Bela e a Fera, não possui o encaixe “perfeito” com a aliança.
Posso combinar o anel com uma aliança com pedras?
Há quem pense que devido o anel ter pedras, a única combinação possível seria com uma aliança de casamento básica e sem detalhes, porém isso não é verdade!
Existem uma infinidade de modelos de aliança de casamento com detalhes, inclusive com pedras, que combinam e se encaixam perfeitamente com o anel de noivado.
Sinta-se livre para escolher o modelo de aliança que mais combine com o seu anel e com o seu gosto e estilo, é claro 😉.
Existe uma ordem correta de usar as joias?
Outra dúvida muito comum é em relação a ordem das joias. Afinal muitas noivas ficam na dúvida se deve ser usado o anel primeiro seguido da aliança, ou vice e versa.
Mas acredite se quiser: não existe uma ordem correta. Elas podem ser usadas de ambas as formas, o que importa é que fiquem confortáveis no dedo ao serem utilizadas juntas.
Em muitas culturas, a aliança é colocada primeiro e em seguida o anel de noivado, pois dessa forma acreditam-se que a aliança fica mais próxima ao coração. A realeza britânica, por exemplo, utiliza suas joias nessa ordem.
Em contrapartida, há quem prefira usar primeiro o anel e depois a aliança, isso porque simbolicamente existe a ideia de que o noivado representa uma promessa, e a aliança concretiza essa promessa, ou seja, primeiro vem o anel de noivado e em seguida a aliança. No Brasil é comum as joias serem utilizadas nessa ordem.
Independente da forma que escolher usar as joias, tradicionalmente ambas são utilizadas no dedo anelar da mão esquerda, pois historicamente acreditava-se que era somente nesse dedo que ficava a vena amores (a veia do amor).
Mas lembre-se sempre, utilize as joias da maneira que mais fizer sentido para você. Há, por exemplo, quem opte por usar as joias separadas: o anel no dedo anelar da mão direita e a aliança de casamento no dedo anelar da mão esquerda.
Anel de noivado Solitário combinado com a aliança
O anel de noivado de estilo solitário é aquele que possui uma pedra central em total destaque, podendo ter o aro com ou sem pedras.
O solitário, é sem dúvidas uma das joias mais clássicas e versáteis. Sendo assim, as combinações de Solitários e Alianças, em geral, ficam super harmônicas.
Anel de noivado Halo Ring combinado com a aliança
Já o estilo Halo Ring é um tipo consagrado de anel de noivado, no qual uma pedra maior é rodeada por pedras menores causando o efeito visual de um pedra única.
Esse tipo de anel combina com uma infinidade de modelos de alianças, tanto com ou sem pedras.
Afinal, qual o modelo de aliança escolher?
A nossa dica é que você escolha uma aliança que seja a sua cara, que combine com o seu gosto e estilo!
E lembre-se de que independente de qual seja o modelo de aliança de casamento que escolher, o que realmente importa é que as joias fiquem harmoniosas juntas, além é claro de confortáveis em sua mão.
E para te inspirar, confira abaixo algumas fotos de nossos Clientes Reisman combinando o anel de noivado com a aliança:
Pingback: Anel de Noivado Verona: uma joia pensada em todos os detalhes
Pingback: Pedido de casamento em viagem: surpresa no mar de Alagoas