O que é ouro 18k e porque ele é o melhor ouro para sua aliança?

O que é ouro 18k e porque ele é o melhor ouro para sua aliança?

Por quê usamos o ouro 18k?

Se você está a procura de uma um par de alianças, sem dúvidas já ouviu o termo ouro 18k ou ouro 750. É normal que algumas dúvidas surjam a respeito do assunto e hoje você vai esclarecer absolutamente tudo que você precisa saber sobre o ouro e entender qual o melhor ouro para vocês!

Antes de mais nada, é necessário entender que o ouro 24k (ou ouro puro) é um metal extremamente maleável, isto é: ele entorta com facilidade. Se você, por acaso, tivesse uma aliança em ouro puro ela amassaria com um simples aperto de mão. Dá pra acreditar?

Para conferir mais resistência às joias, é necessário acrescentar outros metais ao ouro puro e a essa mistura damos o nome de liga metálica. Na alta joalheria, a liga 18k é a mais utilizada e recomendada na confecção de joias como alianças e anéis de noivado.  

O que é quilate (k)?

O quilate (representado pela letra K) é um indicador de pureza do ouro. 

Por convenção, o quilate é dividido em 24 partes. Isso significa que uma joia em ouro 24k possui 24 partes de ouro, ou seja, é composta por 100% de ouro. 

Já o ouro 18k, possui 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais. Ou seja, sua pureza é de 75%. E foi dessa porcentagem que surgiu o costume de chamá-lo de ouro 750.

Obs: os quilates de pedra são representados pela unidade “ct.” e indicam o peso de gemas preciosas. Apesar do termo ser o mesmo, são unidades de medida diferentes. 

Clique aqui para entender melhor o que são os quilates (ct.) de pedras!

O que é ouro 18k?

O ouro 18k é uma liga metálica, composta por 75% de ouro puro + 25% de outros metais (como por exemplo: cobre, prata, paládio, etc.).

Esses 25% de outros metais são adicionados para garantir mais resistência à joia, visto que o ouro puro é um metal extremamente maleável.

Além de garantir maior resistência à joia, são justamente esses 25% de outros metais que determinam também qual será a coloração do ouro: amarelo, branco ou rosé.

o que é ouro 18k

Diferença entre o ouro 18k, 14k e 10k:
teor de pureza

Como explicamos acima, o quilate (K) irá indicar o grau de pureza da liga. Por isso, a principal diferença entre o ouro 18k, 14k e 10k consiste no teor de ouro utilizado em cada liga metálica. Continue lendo para entender melhor. 

Composição do Ouro 18k:

Como já citado anteriormente, quando falamos de ouro 18k estamos nos referindo a um ouro com teor de 75% de pureza, ou seja, composto por 75% de ouro puro + 25% de outras ligas metálicas. 

É o tipo de ouro mais usado na confecção de joias e bem popular no Brasil e em outros países.

anel de noivado e aliança
Clientes Reisman: Anel Amore Mio e Aliança Suíça (ambos em ouro 18k)

Composição do Ouro 14k:

O ouro 14k é muito comum nos Estados Unidos. Ele é uma liga metálica na qual são combinados 58,3% de ouro puro + 41,7% de outros metais. 

Se trata de um ouro com um teor menor de pureza, tendo um custo reduzido também, quando comparado ao ouro 18k. 

Composição do Ouro 10k:

Já o ouro 10k tem um teor de pureza ainda mais baixo, sendo composto por apenas 41,7% de ouro puro + 58,3% de outros metais.

Por conter uma baixa quantidade de ouro em sua composição, o seu custo é bem menor quando comparado ao ouro 14k ou 18k. 

É importante destacar que, no Brasil, qualquer joia com teor abaixo de 14k não é considerada uma peça em ouro.

O que é ouro 18k 750

Qual o melhor ouro?

O ouro 18k é, sem dúvidas, a liga metálica mais utilizada na alta joalheria.  Isso porque seu alto grau de pureza garante uma série de vantagens. Veja abaixo:

Vantagens do ouro 18k: coloração da joia

Quando pensamos em ouro, nos vem a mente uma cor amarela, uma tonalidade vibrante, certo? Pois bem, esse tipo de coloração somente o ouro 18k (750) possui, devido ao seu alto teor de ouro puro.

O ouro 14k ou 10k, por exemplo, por conterem baixo teor de ouro puro, possuem uma coloração mais clara e menos vibrante.

composição de joias Reisman em ouro e diamantes
Alianças Amorino / Alianças Lyon / Anel de noivado Marry Me 20pts

Vantagens do Ouro 750 ou 18k: menos risco de alergias

Joias em ouro 750, devido ao seu alto teor de pureza, causam menos riscos de alergias quando comparadas a joias em ouro 14k ou 10k.

Isso acontece pois essa liga metálica contém em sua composição uma quantidade bem pequena (apenas 25%) de outros metais (paládio, cobre, prata, etc.), fazendo com que o risco de você desenvolver alguma irritação ou alergia a esses tipos de metais seja menor.

Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.

anel de ouro 18k e diamantes
Anéis Maldivas em ouro 18k e diamantes

Vantagens do ouro 750 (18k): maior pureza e durabilidade

A liga 18k tem em sua composição um teor de ouro puro bem maior que o ouro 14k ou 10k. Ou seja, joias em ouro 750 (ou 18k) são bem mais valiosas, além de terem grande durabilidade. 

O ouro, é um metal extremamente resistente à oxidação. Portanto, quanto maior a porcentagem de ouro puro utilizado na liga, maior será sua durabilidade e conservação!

Por quê optar por uma aliança em ouro 750 (18k)?

Ao escolher o par de alianças que simbolizará a sua união e amor, você busca por uma joia que seja confortável e duradoura, não é verdade?! Afinal, alianças são joias utilizadas todos os dias por muitos e muitos anos!

Por isso, é certo dizer que a compra de um anel de noivado ou aliança é uma compra de longo prazo. Isto é, você deve levar em conta quantos anos pretende ter e usar aquela joia.

E se você é como nós, que defende casamentos pra vida toda, uma joia em ouro 750 (18k) é a opção certa para vocês!

Alianças em ouro 18k duram a vida toda e além! E não é a toa que nós da Reisman utilizamos justamente esse tipo de ouro para confeccionar nossas joias. Afinal, desejamos aos nossos clientes uniões tão duradouras quanto nossas alianças! 

alianças em ouro 18k
Clientes Reisman: Alianças Alphaville em ouro amarelo 18k

Este post tem 19 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.