Descubra como saber a medida do anel

Descubra como saber a medida do anel

Você decidiu fazer o pedido de casamento e agora está em busca da joia perfeita para surpreender seu grande amor. Mas além de decidir sobre o modelo ideal do anel de noivado ou das alianças, é fundamental saber a medida do dedo da sua namorada(o)!

Afinal, saber a medida do anel ou da aliança é fundamental para evitar problemas como desconforto e perda da joia.

E para te ajudar, compartilhamos abaixo algumas maneiras fáceis e simples para você descobrir como medir o tamanho do anel ou aliança. Confira!

Medindo um anel ou aliança!

Existem diversas maneiras de saber o tamanho do seu dedo, porém é importante se atentar a precisão de cada método, ok?

Saiba que existem tanto métodos precisos quanto métodos menos precisos para descobrir sua medida. Abaixo iremos explicar sobre cada um deles, confira!

Como saber a medida do meu dedo

Métodos precisos para obter a numeração da aliança

1. Aneleira: Método Preciso

O método mais fácil e mais confiável de descobrir a medida do seu dedo é com o auxílio de uma aneleiraEsse objeto, encontrado em qualquer joalheria, possui aros de diversos tamanhos.

Como saber sua medida

Experimente uma medida acima e uma abaixo daquela que você elegeu como ideal e faça sua escolha: o anel deve entrar e sair do dedo com um pouco de resistência (na junta) e ficar confortável quando posicionado certinho em seu dedo. Uma dica é sempre segurar o peso da aneleira e ver se o aro ficou confortável.

Um grande erro é escolher um aro da aneleira que entre e saia com muita facilidade, sem apresentar nenhuma resistência. Isso significa que a joia está larga e é provável que ela escape do seu dedo. 

É importante que você saiba que não existe uma medida exata. A medida dos nossos dedos pode variar em questão de horas: em dias muito quentes, nossas mãos tendem a inchar e em dias frios, nossos dedos ficam mais finos. Então é completamente normal sentir sua aliança mais justa em uns dias e mais soltinha em outros, ok?

Como descobrir a medida do seu dedo

Mas e se for surpresa?

A única desvantagem da aneleira é que ela deixa bem óbvio que o pedido está a caminho. Afinal, seu amor terá que ir pessoalmente experimentar os aros. Por isso, se você planeja um pedido de casamento surpresa, existem alguns outros métodos que podem te ajudar e nós iremos explicá-los mais adiante.

Se não houver nenhuma surpresa e o casal estiver ciente da compra das alianças, sem dúvidas, nossa recomendação é que ambos tirem a medida em uma aneleira. Esse é o método mais confiável! Em uma rápida visita a um shopping você consegue descobrir sua numeração e evita erros! 

2. Bastão medidor: Método Preciso

Outro método para saber sua medida é pegar um anel que você já utiliza e descobrir a numeração com um bastão medidor (ou cone de anel), também encontrado em qualquer joalheria. Assim você descobre a medida do seu anel de modo super simples e prático! 

Essa é a maneira mais utilizada por pessoas que querem fazer uma surpresa. Normalmente elas pegam um anel da namorada escondido (ou com auxílio de uma amiga ou familiar) e levam em uma joalheria para medir! 

Mas atenção: nossos dedos possuem tamanhos diferentes! Então é importante que você leve até a joalheria para medir um anel que ela utilize no dedo anelar, ok?!

Como descobrir sua medida do dedo
Como descobrir a medida do dedo

Métodos menos precisos para obter a numeração da aliança

Existem também métodos caseiros para saber a medida de sua aliança. Porém eles podem ser pouco precisos.

As medidas de um aro para outro podem variar em diferenças menores que um milímetro, o que torna os métodos caseiros menos confiáveis e propensos a gerar grandes discrepâncias nas medidas.

Se você optar por utilizar esses métodos, é importante ter cuidado e ser detalhista para obter resultados precisos.

1. Régua: Método menos preciso

como saber sua medida do anel ou aliança

O Método da Régua consiste basicamente em medir o diâmetro interno do anel com uma régua. Após isso, basta localizar na tabela qual medida mais se aproxima do resultado obtido!

Alguns pontos importantes:

– É importante que você meça exatamente o centro do anel;
– Prefira medir anéis mais finos e simples;
– A espessura da joia não deve ser considerada, você deve medir somente o diâmetro INTERNO da joia;
– Na dúvida entre dois tamanhos, opte pelo menor, no caso de anéis de noivado! 

Lembre-se de que, por ser um método pouco preciso, ainda há possibilidade de erro. Tente realizar o procedimento com o máximo de cuidado possível, ok?

Como saber sua medida

Uma vantagem desse método é que ele garante a discrição da sua surpresa! Por isso, mesmo sendo menos preciso, é recomendado para aqueles que estão em busca de um anel de noivado e desejam manter segredo da namorada!

Ele pode ser utilizado também na compra de joias que não são usadas em apenas um dedo específico, como aparadores. Esse é o método mais utilizado por pessoas que estão comprando um anel para uso pessoal. Mas atenção: no caso de aparadores com a volta completa de diamante, o mais recomendável é optar por um dos métodos precisos, ok?

2. Marque seu dedo: Método menos preciso

Como descobrir a medida da sua namorada

Pegue o anel que você deseja medir e experimente-o em você. Marque com uma caneta onde o anel travou em seu dedo. Claro, faça isso sem ela ver, ok?!

Depois, com o auxílio de uma aneleira você encontra o aro que mais se aproxima em relação a medida feita! Simples né?

Embora seja considerado um método menos preciso, se você seguir corretamente, as chances de obter a medida correta são altas. Portanto, é uma boa opção para quem está planejando um pedido de surpresa!

3. Barbante: Método menos preciso

Como descobrir o tamanho do seu dedo

Esse é considerado um dos métodos mais populares, porém menos preciso, para tirar a medida da aliança.

Portanto, se você está adquirindo um par de alianças ou anel de noivado, nós recomendamos fortemente que você não utilize esse método! Normalmente ele é utilizado por quem adquire bijuterias ou joias que podem ser usadas em diversos dedos diferentes!

O Método do Barbante é aparentemente simples: enrolar um fio ao redor do dedo e depois medir a extensão dele. Ou seja, obter a circunferência do seu dedo. 

Parece bem fácil né? No entanto, lembra que falamos acima que as nossas medidas variam de uma para outra em números menores que milímetros?

Isso significa que se você apertar demais o barbante, irá obter uma medida menor que a real. O oposto também é válido: se a linha não ficar bem rente ao dedo, a medida ficará larga! 

Outra parte difícil desse procedimento é medir o tamanho da linha depois de tirá-la do dedo. Como a régua apenas mostra diferenças em mílimetros, acaba sendo uma questão de interpretação bem difícil a de descobrir sua medida do seu dedo em casa.

Como descobrir a medida do dedo da minha namorada?

Como mencionamos acima, os mais indicados no caso de um pedido surpresa são os métodos do Bastão MedidorRégua e o de Marcar o Dedo.

Mesmo que os dois últimos métodos sejam considerados pouco precisos, se você for cuidadoso e detalhista, há uma chance razoável de acertar a medida ou, pelo menos, chegar próximo a ela! Para aumentar suas chances de sucesso, você também pode combinar mais de um método!

Outra dica bacana para quem deseja fazer uma surpresa e não tem certeza quanto a medida é optar por um anel de noivado ao fazer o pedido. Além de ter um significado todo especial, esse tipo de joia costuma ter um aro inferior mais fino e liso, o que facilita bastante o ajuste do anel!

Além desses métodos, temos também algumas dicas que podem te ajudar:

1. Ache uma aliada

É comum que algumas amigas falem sobre isso e experimentem anéis umas das outras. Mas atenção, ela deve ser de muita confiança e disfarçar bem, ok?

2. Pergunte para ela

Sim, pode parecer uma dica péssima, mas alguns namorados são ótimos em disfarçar. Mas cuidado, a história e a situação precisam ser bem convincentes para que ela não desconfie de nada!

3. Dê um "chute" consciente

Em último caso, se você não conseguir aplicar o método do Bastão, da Régua e de Marcar o dedo, você pode dar um “chute” consciente:

O tamanho dos nossos dedos, normalmente, está associado a nossa estrutura corporal e ao peso.

Abaixo, fizemos uma tabela para te ajudar a estimar a medida dela, caso você não tenha outra forma de consegui-la.

Usar a tabela abaixo é fácil, você só precisa saber o peso aproximado da sua namorada. 

Exemplo: Supondo que ela pese 57kg, localize o quadrante de peso entre 50kg-60kg. Nele, você verá que a provável medida do dedo anelar dela estará entre as numerações 12 e 16 . O aro 14 é a medida média do dedo anelar das mulheres que se encontram nesse faixa de peso.

É claro que a tabela abaixo é só uma estimativa da média das numerações do dedo anelar quando comparadas ao biotipo da mulher. Portanto, ela serve apenas como um guia de orientação! Sempre existem exceções!

como descobrir a sua numeração de anel

Reisman Alianças e Joias

Reisman Alianças e Joias é uma das principais fábricas do Brasil. Fundada em 1967, conta com mais de 100 mil clientes atendidos. Em 2008, suas operações focaram-se no ecommerce, atendendo todo o território nacional com preços de fábrica.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.