Como saber a medida do Anel e Aliança

Como saber a medida do Anel e Aliança

Saber a numeração do aro de um anel ou aliança é um fator fundamental para fazer a compra da sua joia: essa medida vai garantir que o anel fique confortável, sem ficar muito folgado.

Uma numeração correta evita perdas (muito frequentes quando os anéis estão largos) e também evita desconforto (no caso de anéis com a medida pequena em relação à numeração ideal).

Como saber minha medida com Segurança?

Descobrindo a medida do dedo com uma aneleira


O método mais fácil e mais confiável de descobrir sua medida é com o auxílio de uma aneleira
Esse objeto, encontrado em qualquer joalheria, possui aros de diversos tamanhos.

Você deve experimentar os aros que mais se aproximam ao tamanho do seu dedo. A dica é sempre segurar o peso da aneleira e ver se aro ficou confortável. Experimente uma medida acima e uma abaixo daquela que você elegeu como ideal e faça sua escolha: o anel deve entrar e sair no dedo com um pouco de resistência (nas juntas) e ficar confortável quando posicionado certinho em seu dedo.

Um grande erro é escolher um aro da aneleira que entre e saia com muita facilidade, sem apresentar nenhuma resistência. Isso significa que a joia está larga e é provável que ela escape do seu dedo. 

É importante que você saiba que não existe uma medida exata. A medida dos nossos dedos pode variar em questão de horas: em dias muito quentes, nossas mãos tendem a inchar e em dias frios, nossos dedos ficam mais finos. Então é complemente normal sentir sua aliança mais justa em uns dias e mais soltinha em outros, ok?

Descobrindo a medida do anel com um bastão medidor

Outro método para saber sua medida é pegar um anel que você já utiliza e descobrir a numeração com um bastão medidor (ou cone de anel), também encontrado em qualquer joalheria.

Essa é a maneira mais utilizada por pessoas que querem fazer uma surpresa. Normalmente elas pegam um anel da namorada escondido (ou com auxílio de uma amiga ou familiar) e levam em uma joalheria para medir. 

Métodos imprecisos para obter a numeração da aliança

Existem também métodos caseiros para saber a medida de sua aliança. Porém eles são bastantes imprecisos.

As medidas de um tamanho para outro tem diferenças menores que um milímetro, por isso, métodos caseiros acabam gerando grandes diferenças de medidas.

Por exemplo, um método bastante comum é o do enrolar um barbante ao redor do dedo e depois medir a extensão do fio . Porém se você aplicar esse procedimento, que aparentemente é simples, mas apertar a linha no dedo, terá um resultado muito diferente de sua real medida.

O oposto também é válido: se a linha não ficar bem rente ao dedo, a medida também ficará larga.
Outra parte difícil do procedimento é medir o tamanho da linha depois de tira-la do dedo. Como a régua apenas mostra diferenças em mílimetros, acaba sendo uma questão de interpretação bem difícil a de descobrir sua medida em casa.

Por isso, nós preferimos não indicar métodos caseiros. As chances de erro são muito grandes e bastante comuns. Nós sempre recomendamos sempre que vocês tirem suas medidas em uma aneleira, em qualquer joalheria em sua cidade.

E se for surpresa?

É comum que a compra de um anel de noivado ou aliança seja surpresa, por isso, seguem abaixo algumas dicas de como descobrir a medida da sua namorada(o), sem que ela(e) perceba:

1. Ache uma aliada:
É comum que algumas amigas falem sobre isso e experimentem anéis umas das outras. Mas atenção, ela deve ser de muita confiança e disfarçar bem, ok?

2. Experimente um anel da sua namorada:
Se ela é uma pessoa muito detalhista, provavelmente vai notar a falta de alguma bijuteria ou joia. Por isso, uma opção é pegar um anel que ela esteja usando mesmo e ficar “brincando” com o anel. Quando ela não estiver prestando atenção, coloque o anel em seu dedo e tente marcar com uma caneta onde ele trava. Essa será a medida que você irá localizar na aneleira, em uma joalheria 🙂

3. Pergunte pra ela
Sim, pode parecer uma dica péssima, mas alguns namorados são ótimos em disfarçar. Mas cuidado, a história e a situação precisam ser bem convincentes para que ela não desconfie de nada.

4. Dê um “chute” consciente
O tamanho dos nossos dedos, normalmente, está associado a nossa estrutura corporal e ao peso.

Abaixo, fizemos uma tabela para te ajudar a estimar a medida dela, caso você não tenha outra forma de consegui-la.

Usar a tabela abaixo é fácil, você só precisa saber o peso aproximado da sua namorada. 

Exemplo: Supondo que ela pese 55kg, localize o quadrante de peso entre 50kg-60kg. Nele, você verá que a provável medida do dedo anelar dela estará entre as numerações 12 e 16 . O aro14 é a medida média do dedo anelar das mulheres que se encontram nesse faixa de peso.

É claro que a tabela abaixo é só uma estimativa da média das numerações do dedo anelar quando comparadas ao biotipo da mulher. Portanto, ela serve apenas como um guia de orientação! Sempre existem exceções, ok

Reisman Alianças e Joias

Reisman Alianças e Joias é uma das principais fábricas do Brasil. Fundada em 1967, conta com mais de 100 mil clientes atendidos. Em 2008, suas operações focaram-se no ecommerce, atendendo todo o território nacional com preços de fábrica.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu