Madrinhas de casamento: todas devem usar o mesmo vestido, na mesma cor?

Madrinhas de casamento: todas devem usar o mesmo vestido, na mesma cor?

Na hora de organizar o casamento, é bem comum surgirem as seguintes dúvidas entre as noivas: “devo definir a cor dos vestidos das minhas madrinhas? todas devem usar o mesmo modelo?”

No Brasil, o mais comum era que as madrinhas tivessem livre escolha sobre a cor e o modelo do vestido. Obviamente, a noiva apenas passava alguns direcionamentos como o comprimento do vestido e, em alguns casos, algumas cores que deveriam ser evitadas.

Acontece que, de fato, as vezes a clássica fotografia dos noivos com os padrinhos e madrinhas acabava não ficando tão harmoniosa: algumas madrinhas iam com vestidos de cores bem quentes, outras com tons frios e outras ainda com tons pastéis.

Há quem não se incomode com essa variedade de cores no altar e, realmente, não há nada de errado nisso! Existem casamentos mais despojados que combinam com vestidos mais coloridos, como os casamentos na praia, por exemplo. Por isso, se você é daquelas noivas que não vê problema em um altar mais colorido, deixe suas madrinhas a vontade para escolherem a cor do vestido (mas vale dar aquela direcionada que falamos acima, ok? Como você tem intimidade com suas madrinhas, pode falar o que não gostaria que elas usassem…)

No entanto, é verdade que a opção por uma mesma cor no vestido das madrinhas deixa o altar mais harmonioso! Justamente por isso, a tendência de escolher a cor dos vestidos das madrinhas acabou pegando e tem se tornado cada vez mais comum aqui no Brasil.

Essa tradição já é muito conhecida em alguns países, sobretudo nos Estados Unidos. Lá, é comum que as noivas escolham até o mesmo modelo para ser usado por todas.  Confira abaixo:

madrinhas

madrinhas2 madrinhas3

Uma das dificuldades de escolher o mesmo modelo de vestido para todas as madrinhas é encontrar um modelo de vestido que se adeque ao corpo de todas. Com certeza você tem amigas que não se sentem muito confortáveis usando vestidos tomara que caia, ou com vestidos que não cubram os braços, por exemplo, não é? Leve isso em consideração na hora de decidir se todos os modelos serão ou não iguais!

Além disso, uma outra dificuldade é que provavelmente você irá ter que mandar fazer todos os vestidos num mesmo ateliê, para que fiquem iguais e com o mesmo tecido e isso pode acabar sendo um custo a mais que talvez poderia ser evitado.

Lembrando que… Se você quiser seguir a tradição americana e for optar por modelos específicos e com tecidos de tons iguais para todas as madrinhas, é elegante que você arque com os custos de confecção ou aluguel de todos os vestidos. É considerado um pouco indelicado pedir para que suas convidadas comprem ou aluguem um vestido que não escolheram e que pode estar fora do orçamento delas.

Em alguns casos, a noiva escolhe 3 modelos diferentes mais bem harmoniosos entre si e pedem que as madrinhas escolham entre eles. Veja a foto abaixo:

madrinhas4

Algumas noivas optam por escolher um tom específico e pedem para que as madrinhas comprem ou aluguem os vestidos nesse tom. A tarefa acaba sendo um pouco difícil e na prática, o altar fica com vestidos tom sobre tom. O que também fica bastante harmonioso (como na opção abaixo).

Para facilitar um pouco a vida das madrinhas, a opção mais viável e é bem mais fácil de colocar em prática é definir uma cor e deixar que as convidadas escolham o tom e o modelo que desejarem. Assim suas convidadas ficam com mais liberdade e mais opções de escolha na hora de procurar vestidos de madrinha que se encaixem no orçamento delas.

Foi exatamente isso que fez a empresária e blogueira Raquel Mattar em seu casamento. Veja a imagem abaixo:

madrinhas5

Raquel escolheu a cor rosa e suas convidadas tiveram a liberdade de optar por diferentes tons e modelos. Fica bem harmonioso o efeito também, né?

Por último, dando ainda mais liberdade as madrinhas, você pode definir o estilo das cores: tons pastéis, tons quentes, etc. Veja abaixo:

madrinhas6

A noiva Mica Rocha pediu para que suas madrinhas escolhessem vestidos de tons pastéis. Nós amamos o efeito!

Qualquer que seja a sua opção para os vestidos das madrinhas, quanto mais restritas forem as exigências do tipo de vestido (tom e modelo), com mais antecedência as madrinhas devem ser avisadas, ok?

Este post tem 2 comentários

  1. Ana

    Me chamo Ana e vou me casar em Dezembro, e estou tendo muitos problemas com a escolha dos vestidos para as madrinhas, pois, minhas madrinhas são bem ousadas e pouco gordinhas, querem ir de vestido muito decotado, aberto até o umbigo ou costas de fora. já esquentei demais a cabeça não quero que elas fiquem insatisfeitas com o modelo que eu quero. O que devo fazer? o ton quero azul turquesa com flores ou detalhes marsala ficaria bom na decoração? o vestido será azul turquesa

    1. Olá Ana,
      Aqui na Reisman nossa equipe de atendimento sempre relembra as noivas que, acima de tudo, o objetivo do casamento é um só: celebrar o amor e união dos noivos.
      Por isso, o mais importante é que você fique feliz e satisfeita, claro que é importante você pensar nas madrinhas, mas acima de tudo você é quem deve estar feliz.

      Agora uma verdade: se a madrinha não ficar contente com a sua escolha, ela simplesmente não merece ser a sua madrinha!
      O vestido é uma escolha da noiva, assim como você deve escolher uma decoração que te agrade, os vestidos das madrinhas também entram na sua decisão e preferenia.

      Desejamos um ótimo casamento para você!

      Precisando, confira nossas lindas alianças e anéis de casamento em: http://www.reisman.com.br

      Com carinho,
      Equipe Reisman.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.