Casamento na praia, no campo, na fazenda, no jardim, na floresta… Independente do ambiente escolhido, as cerimônias ao ar livre tem se tornado uma forte tendência. Afinal, ambientes naturais formam um cenário perfeito para a troca das alianças.
Entretanto, planejar um casamento ao ar livre exige alguns cuidados especiais. E para te ajudar na preparação do seu grande dia, elencamos abaixo 11 erros para você não cometer em sua cerimônia ao ar livre. Confira!
Erro 1: Escolher o local errado para o casamento
Além das belezas naturais que o espaço oferece, há muitos outros fatores que devem ser considerados ao escolher o local para o seu casamento e festa ao ar livre.
O local oferece boa estrutura? É um lugar de fácil acesso? O espaço acomoda todos os convidados? Essas são algumas questões que precisam ser respondidas e avaliadas antes do contrato ser fechado.
Inclusive, dependendo do local escolhido, a falta de vaga no estacionamento pode se tornar um grande problema! Locais abertos ao público, como praias e parques, recebem a visita de muitas pessoas e o estacionamento pode ficar lotado.
Portanto, caso esteja planejando se casar em um local como esse, uma alternativa é providenciar um ônibus (ou vans) para levar os convidados.
Erro 2: Escolher um horário ruim para realizar a cerimônia
A escolha do horário da cerimônia ao ar livre é algo que precisa ser pensado e definido com muito cuidado.
Principalmente no verão, evite horários em que o sol esteja muito forte!
Inicie o casamento pela manhã, assim a comemoração poderá ser finalizada com um delicioso brunch. Ou então inicie a cerimônia no final da tarde, dessa forma vocês poderão aproveitar o pôr do sol e curtir uma bela festa à noite.
Além disso, evite atrasos e não erre no timing do casamento! Uma cerimônia de casamento longa demais se torna cansativa. O ideal é que ela dure de 30 a 40 minutos.
Erro 3: Não ter um plano B
Lembre-se que o tempo pode mudar repentinamente! Chuva, sol intenso ou vento forte podem atrapalhar todo o planejamento de sua cerimônia ao ar livre. Portanto, esteja preparado para qualquer eventualidade que possa acontecer.
Se o casamento for realizado em um local aberto, sem qualquer tipo de cobertura, tenha sempre um plano B:
- Deixe sombrinhas e guarda-chuvas disponíveis, caso os convidados precisem. Aliás, guarda-chuvas coloridos ou transparentes resultam em fotografias incríveis.
- Deixe também uma quantia de dinheiro reservada, caso seja necessário alugar tendas, geradores de energia, etc.
Erro 4: Optar por uma decoração que não combina com o ambiente
A decoração da cerimônia ao ar livre precisa estar em harmonia com a natureza ao redor e com o estilo do casamento.
Aproveitar elementos da própria natureza para decorar o casamento, criam uma atmosfera romântica e super charmosa!
Decore o caminho até o altar com pétalas de rosas, velas ou arranjos de flores. E para o altar, um arco de madeira decorado com flores ou tecidos tornam a cerimônia ainda mais linda.
Já para decorar o espaço da festa ao ar livre, aposte em arranjos com folhagens e flores nas mesas, varais de luzes nas árvores e móveis vintage. E invista em uma paleta de cores que combine com o estilo escolhido e, é claro, com o gosto do casal.
Erro 5: Usar um vestido de noiva leve ou pesado demais
Escolher um vestido de noiva muito leve ou pesado demais te deixará super desconfortável no seu grande dia. Por essa razão, é importante escolher um modelo que esteja adequado ao local e a temperatura em que a cerimônia irá acontecer.
Se você está planejando um casamento ao ar livre no verão, escolha um vestido de noiva mais leve e com tecidos fluídos. Assim, você se sentirá mais fresca e confortável.
Por outro lado, se for uma cerimônia no inverno, dê preferência à um modelo de vestido que te mantenha mais aquecida e protegida do frio.
Além disso, tenha cuidado também com o sapato escolhido. Saltos muito finos, como o agulha, devem ser evitados dependendo do local.
Confira inspirações de vestidos de noiva com decote nas costas!
Erro 6: Não fornecer informações aos fotógrafos
Se você está planejando um casamento na praia ou no campo e sonha com algumas fotos ao pôr do sol, é importante deixar o fotógrafo ciente disso.
Converse com ele previamente sobre as fotos que deseja. Leve-o até o local escolhido para a realização da cerimônia. Observem o horário que o sol se põe e qual será o melhor ângulo para as fotografias.
Pode até parecer exagero, mas não é!
Tudo isso vai te ajudar (e muito) na hora de definir o lugar ideal para montar a cerimônia. Além de determinar também qual será o melhor horário para o início do casamento.
Erro 7: Deixar as cadeiras sem proteção
Já imaginou seus convidados chegando para a cerimônia ao ar livre e não conseguindo se sentar porque, devido ao forte calor, as cadeiras estão super quentes. Sem dúvidas, seria uma situação super indelicada, certo?
Cadeiras ou bancos, sobretudo de plásticos, se tornam bem desconfortáveis quando não possuem alguma cobertura, proteção ou estofado. Diante disso, cubra bem as cadeiras e deixe seus convidados mais confortáveis para celebrar esse dia tão especial.
Erro 8: Esquecer que existem insetos ao ar livre
Principalmente em um casamento no campo, é normal a presença de mosquitos e pernilongos. Nesse caso, para evitar os incômodos causados por esses insetos, é importante tomar algumas precauções!
Uma dica é deixar alguns frascos de repelentes disponíveis em banheiros e áreas comuns. Além disso, aposte em plantas que atuam como repelentes naturais na decoração do casamento.
Erro 9: Não oferecer bebidas refrescantes
Além de drinks alcoólicos, não se esqueça te oferecer também bebidas leves e refrescantes.
Por se tratar de um evento ao ar livre, é importante servir bebidas que mantenham todos os convidados do casamento bem hidratados. Ofereça água gelada, sucos naturais e chás gelados. E se possível sirva também frutas tropicais e fáceis de comer, como uva, kiwi, abacaxi e melancia.
Erro 10: Servir um cardápio inadequado
Sabemos que muitos alimentos podem estragar com facilidade sob o calor. Por essa razão, o cardápio para o casamento precisa ser cuidadosamente escolhido.
Leve em consideração o horário e o clima do casamento. Casamentos no verão pedem um cardápio mais leve e refrescante. Já casamentos no inverno pedem pratos mais quentes: sopas, caldos, foundues, carnes vermelhas, legumes refogados…
Além disso, é importante que o cardápio ofereça variedade. Assim, é possível agradar diversos paladares. Por isso, converse com a equipe do buffet e peça sugestões!
Erro 11: Escolher a cobertura errada para o bolo de casamento
Existem diversas maneiras de cobrir um bolo, tornando-o ainda mais belo e delicioso. Contudo, em meio a tantas opções, é preciso ter cuidado ao escolher a cobertura para o bolo de casamento, ok?
Por se tratar de uma festa ao ar livre, o bolo de casamento ficará exposto à temperatura ambiente do local. Sendo assim, é necessário que a cobertura seja resistente. Afinal, você não vai querer que a cobertura derreta e estrague toda a decoração da mesa, não é verdade?
Por isso, fuja das coberturas que necessitam ficar na geladeira. Escolha coberturas mais resistentes como a pasta americana, por exemplo. Ou então, opte por um naked cake (que não tem cobertura).
Além disso, não deixe de conversar com o seu confeiteiro. Ele certamente te ajudará a escolher a cobertura mais adequada à sua cerimônia.
Pingback: 15 tendências de casamento em 2023 • Reisman Blog