Confirmação de presença no casamento: 10 coisas que todo convidado precisa saber

Confirmação de presença no casamento: 10 coisas que todo convidado precisa saber

Quando você recebe um convite de casamento, já deve ter reparado nos seguintes dizeres: “por gentileza, confirme sua presença“. Certo?

Porém, você sabia que em média apenas 30% dos brasileiros tem o costume de responder a essa confirmação?

Isso acontece porque a maioria dos convidados não faz ideia da importância e das consequências de se confirmar (ou não) a presença em um casamento.

E é justamente isso que vamos explicar a seguir. Confira!

1. Confirmação de presença em um casamento: qual a importância?

Falando de uma maneira bem clara e objetiva, a confirmação de presença ou ausência do convidado impacta diretamente nos custos e no planejamento de todo o casamento.

Ou seja, para que a cerimônia e a festa sejam perfeitas, é fundamental que os noivos saibam previamente o número de convidados que receberão em seu enlace matrimonial.

A lista de confirmados do casamento vai impactar em itens como: quantidade de comida, bebida, assentos disponíveis, mesas, número de garçons e em diversos outros detalhes!

2. O que significa RSVP no convite?

A sigla RSVP é a abreviação da expressão em francês “Répondez S’il Vous Plaît”, que traduzida para o português significa “Responda, por favor”.

Essa abreviação é utilizada para solicitar que o convidado confirme sua presença (ou ausência) na cerimônia de casamento. Além disso, costuma ser seguida de um e-mail, telefone ou site para que seja feita a confirmação.

O RSVP pode vir impresso (com letras menores) no final do próprio convite de casamento, ou então vir em um cartãozinho anexado ao convite.

Contudo, há muitos noivos que preferem optar pelo RSVP online, por ser uma forma bem mais rápida e fácil. Inclusive, existem muitos Apps e sites de casamento que contam com essa ferramenta de forma gratuita.

significado de RSVP no convite de casamento
Pinterest

3. Por que os noivos pedem a confirmação de presença?

Como explicado anteriormente, a confirmação de presença é solicitada para garantir que a festa de casamento seja um sucesso com a quantidade de mesas, cadeiras, comidas, bebidas, lembrancinhas e garçons suficientes para atender à todos.

E isso, como vamos explicar melhor a diante, impacta diretamente nos custos da festa de casamento.

confirmação de presença no casamento
Pinterest

4. O que acontece se o convidado confirma a presença e não comparece?

Quando os noivos fecham o contrato com o buffet (e demais serviços), eles pagam pela presença de cada convidado confirmado.

Sendo assim, quando o convidado confirma a presença e não aparece no casamento, esse valor pago não é devolvido. Afinal, o buffet e o bar estavam preparados para receber aquele convidado. 

Em outras palavras, quando um convidado confirma a presença e não comparece, ele literalmente faz os noivos jogarem dinheiro fora. Chato, né?

Portanto só confirme a presença se realmente for comparecer. E caso tenha confirmado e por algum motivo não possa mais ir, deixe os noivos cientes de sua ausência o quanto antes. Assim eles poderão convidar outra pessoa querida. 

importância do RSVP no casamento
Clientes Reisman: Marcela Taís e Samuel

5. O que acontece quando o convidado vai ao casamento sem confirmar a presença?

Você sabia que os noivos tem que pagar MAIS CARO por cada convidado que comparece sem confirmar? E que alguns buffets chegam a cobrar o dobro do valor por convidado não confirmado? 

Isso acontece pois o buffet e o bar não estavam preparados para servir aquele(s) convidado(s). Ou seja, eles terão que se “desdobrar” para servir à todos, com a mesma quantidade de comida e bebida prevista para um número menor de convidados.

Inclusive, existem casamentos que chegam a ter 30% de convidados que aparecem sem confirmar a presença. Acredita?! 

Nesses casos o impacto causado na festa é tão grande, que pode até faltar bebidas, comidas, garçons…

E o resultado disso tudo? Custo extra para os noivos, baixa qualidade dos serviços prestados e insatisfação de todos.

Dica: se você não sabe se vai poder comparecer, pergunte aos noivos qual a data limite para confirmar a presença.

convidados confirmados em casamento
Clientes Reisman: Nayrlon e Luísa

Muitos noivos acabam convidando algumas pessoas apenas “por educação”. E alguns convidados se sentem obrigados a pelo menos comparecer também “por educação”.

Mas lembre-se que não há problema algum em recusar o convite! Caso você não esteja à vontade, é muito mais educado recusar um convite do que comparecer a uma festa por obrigação.  

Aqui no Brasil alguns convidados tem também o costume de dar a famosa “passadinha” na festa. Isto é: eles comparecem por mera formalidade, só pra “não ficar chato”.  Alguns nem mesmo vão a cerimônia. Não seja um desses convidados. Só compareça a um casamento em que você realmente faça questão de celebrar a união daquele casal. 

E claro, não esqueça de responder a confirmação de presença com antecedência, ok?

Se o convite está destinado apenas a você, não leve um convidado.

Porém se você começou a namorar após o convite, pergunte aos noivos se poderá levar um acompanhante. Se a resposta for sim, não esqueça de confirmar a presença dele(a) também.

Mas, claro, tenha bom senso: considere a sua intimidade com os noivos e também a seriedade do seu novo relacionamento. Nada de levar o paquera pra um casamento, ok?

Por outro lado, caso o convite seja destinado a mais pessoas de sua família e uma delas não possa comparecer ao casamento, jamais convide outra pessoa para ocupar essa “vaga disponível”. Convite de casamento não é um ingresso de show que você passa a diante. 

Lembre-se: convidado NÃO convida!

pode levar acompanhante no casamento?
Pinterest

8. Qual a data limite para responder o RSVP?

Em sua maioria, a data limite para confirmar a presença varia de 30 a 20 dias antes da cerimônia do casamento.

Essa data costuma estar escrita no próprio RSVP. Mas caso não conste, pergunte aos noivos qual a data definida por eles.

Mas embora exista esse prazo, o ideal é que a confirmação seja realizada o quanto antes, ok? 

Se você até 20 dias antes do casamento ainda não conseguiu se organizar para ir, nossa recomendação é que você não vá ao casamento. 

É bastante desagradável receber confirmações de presença de última hora. Inclusive, a maioria dos buffets não aceitará a inclusão de convidados extras a essa altura. Ou seja, será como ir sem confirmar presença. Chato, né?

9. Como confirmar a presença?

Os noivos podem solicitar a confirmação de duas formas: ativa e passiva.

No RSVP ativo, uma pessoa (ou assessoria especializada) fica responsável por entrar em contato com cada convidado, confirmando a presença ou ausência.

Já no RSVP passivo é o próprio convidado que deverá entrar em contato com os noivos. Nesse caso, constará no convite um e-mail, telefone ou site do casamento, para que a confirmação seja feita.

No Brasil, infelizmente como muitos convidados esquecem de responder, o RSVP passivo costuma ser o menos efetivo e não recomendado. 

por que confirmar a presença no casamento?
Pinterest

10. RSVP negativo: como recusar um convite de casamento?

Primeiramente, é fundamental que você comunique os noivos sobre a sua ausência o mais breve possível. Seja gentil e sincero!

A forma mais educada para confirmar que NÃO comparecerá ao casamento é enviar uma carta (ou cartão) de próprio punho aos noivos. Dessa forma você demonstra respeito e consideração pelo casal.

No cartão agradeça aos noivos pelo convite, explique cordialmente o motivo de sua ausência e deseje sinceros votos de felicidade. E se assim desejar, envie também um presente de casamento!

Por último...

Agora que você já sabe de toda a importância de confirmar presença em um casamento, tenha mais empatia com os noivos nessa hora. Eles estão se esforçando e investindo para organizar uma festa dos sonhos. 

Vale ressaltar também que os noivos devem falar mais abertamente a respeito disso com seus amigos! A verdade é que muitos convidados não confirmam presença por pura desinformação. Afinal, a maioria das pessoas nunca organizou um casamento e não sabe desses custos e implicações! 

Seja um convidado gente boa, agora que você já sabe, nunca esqueça de confirmar sua presença ou ausência. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.