Como falar sobre casamento com o namorado?

Como falar sobre casamento com o namorado?

Você sabia que a maioria dos casais que estão noivos ou que já se casaram, costumavam conversar sobre casamento bem antes do pedido oficial acontecer? Isso mesmo, ao longo do namoro, é comum que esse tema comece a surgir naturalmente. 

No entanto, para algumas pessoas, o assunto “casamento” pode ser um pouco difícil de ser abordado! Sobretudo nas primeiras conversas! 

Afinal, como contar para o seu namorado que você quer ficar noiva? como conversar com ele sobre casamento?

E para te ajudar a conversar com o namorado sobre casamento, veja a seguir como abordar esse assunto de forma que ambos se sintam confortáveis:

É com ele que você deseja se casar?

A resposta para essa pergunta você precisa encontrar dentro de si mesma. Pressão de parentes, amigos próximos ou até mesmo de seu parceiro não deve ser o motivo para você decidir se casar.

Pergunte a si mesma: Está é a pessoa com quem eu quero passar o resto da minha vida? Eu quero me casar pelos motivos certos? Se não há dúvidas de que você deseja se casar com seu parceiro porque o ama verdadeiramente, então vá em frente para conversar com ele sobre noivado e casamento.

Por outro lado, caso tenha dúvidas quanto ao futuro de seu relacionamento, procure conversar com algum profissional ou então alguém que te ofereça conselhos sólidos sobre isso.

o que conversar com o namorado sobre noivado?
Pinterest

Aborde o assunto de forma leve

A forma como você inicia a conversa faz toda a diferença! Por isso, é importante abordar o assunto de forma leve e tranquila.

Algo como “estive pensando em passar o resto da minha vida com você” pode ser uma boa maneira de começar a conversa. Por outro lado, se vocês possuem um relacionamento mais descontraído, você pode iniciar a conversa de forma mais bem humorada.

conversar sobre noivado com o namorado
Pinterest

Expresse seus sentimentos com amor

Quando chegar o momento de conversar com seu namorado sobre o seu desejo de passar o resto da vida ao lado dele, é essencial que essa conversa seja tranquila e amorosa.

Evite confrontos desnecessários. Não recorra a ultimatos, ameaças ou qualquer forma prejudicial de comunicação. Lembre-se que esse tipo de abordagem não é saudável em nenhum relacionamento. 

Expresse seus sentimentos com amor! Seja verdadeira e sincera ao falar sobre casamento com seu namorado e esteja disposta a ouvir o que ele tem a dizer.

conversar sobre casamento com parceiro
Pinterest

Não assuma que ele quer se casar

Caso existam razões para que seu parceiro tenha dúvidas quanto ao casamento, como uma experiência passada de divórcio ou traumas relacionados a separações na infância, é muito importante que você saiba ouvi-lo. 

Durante o diálogo, demonstre o seu desejo de amá-lo e apoiá-lo ao longo de suas vidas. Abra espaço para que ele exponha o que ele sente em relação a ideia de um futuro casamento. É importante que ele tenha liberdade para se expressar e que seja sincero com você, pois isso vai ajudá-los a alinhar as expectativas de um possível futuro a dois.

Quanto mais cedo ficar claro o desejo mútuo de se casar, mais fácil será tratar sobre esse assunto ao longo do relacionamento. 

maneiras para conversar com o namorado sobre ficar noiva
Pinterest

Estabeleçam um cronograma para o casamento

Após chegarem a um consenso sobre o desejo de dar esse importante passo no relacionamento, é fundamental que vocês estabeleçam juntos um cronograma aproximado para o noivado e o casamento.

Além disso, existe algo que vocês almejam realizar antes do noivado ou casamento, como: comprar uma casa? Concluir a faculdade? Fazer uma viagem especial? Sejam sinceros um com o outro em relação a seus sonhos e desejos para o futuro. 

Lembre-se que não é porque você sonha em se casar antes de determinada idade que você deve pressionar o seu parceiro. Demonstrar atenção aos desejos e necessidades do outro é uma prática importante para a construção de um casamento sólido

Vale mencionar que uma preocupação entre os casais é também o futuro planejamento familiar e a idade do casal. Levem isso em conta ao pensar no cronograma de casamento ideal pra vocês.

como dizer ao namorado que quer casar?
Pinterest

Evite tocar no assunto constantemente

Depois de conversarem sobre o desejo de se casarem e a data aproximada para a cerimônia de casamento acontecer, é hora de dar tempo e espaço ao seu parceiro. Evite tocar no assunto constantemente e, principalmente, evite cobranças.

Entre a conversa sobre casamento e o pedido em si, seu parceiro precisará de tempo para organizar com carinho todos os detalhes da surpresa, tais como: encomendar o anel de noivado, escolher o cenário para o pedido, contratar um fotógrafo especializado em pedidos de casamento… Enfim, permita que seu amado tenha tempo para planejar o sonhado pedido de casamento.

abordando o assunto de casamento com o parceiro
Pinterest

"Ele diz que quer casar... mas nunca é a hora certa"

Pode ser que ele esteja realmente com a razão ou… pode ser que ele não esteja tão empenhado assim nesse plano.

Antes de mais nada, é importante saber que o “momento perfeito para casar” não existe. É claro que é necessário que o casal tenha independência financeira e maturidade para essa decisão, mas acredite, a vida não estará 100% resolvida para que vocês possam dar o próximo passo.

Por isso  conversar com seu namorado (a) sobre casamento é tão importante: são nessas conversas que vocês alinham as ações necessárias e conseguem definir a hora mais apropriada, lembrando novamente que a “hora certa pra casar” não costuma existir. 

"Meu namorado me enrola para casar..."

Se ele fala que quer se casar, mas não toma nenhuma atitude concreta depois de anos de namoro, pode ser que você esteja sendo enrolada(o) sim. E isso é mais comum do que imaginamos!

Somente vocês, como casal, podem julgar qual o nível de comprometimento e empenho de ambos para concretizar a decisão de se casar.

Por isso, falar sobre casamento, ao longo de um namoro é essencial, isso te ajuda a entender se vocês dois estão caminhando na mesma direção para um relacionamento a longo prazo!

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.