Comprar um anel de noivado pode ser uma tarefa difícil para quem não está muito acostumado com joias. É normal que você tenha dúvidas a respeito de como escolher um diamante de boa qualidade, certo?
Por esse motivo, alguns clientes preferem comprar um anel com diamante certificado GIA. Isto é, são joias que acompanham um laudo gemológico que descreve todas as características da pedra que você está adquirindo.
Se você está a procura de um anel de noivado com certificado GIA, é importante saber como ler esse documento e é isso que vamos te explicar abaixo.
Como ler o certificado GIA?
O certificado GIA de diamante é um documento bastante detalhado emitido pelo renomado Gemological Institute of America após a realização de uma análise laboratorial minuciosa e imparcial da pedra.
Nesse documento constam todas as características do diamante, sendo as mais relevantes delas conhecidas como os 4Cs do Diamante.
E para te ajudar a ler e entender o certificado GIA, pontuamos abaixo o significado de cada uma das 20 informações presentes no documento.
GIA Diamond Dossier
São informações objetivas que ajudam na identificação do diamante, conforme detalharemos nos itens abaixo.
1. Data
Corresponde a data em que o diamante foi examinado pelo GIA.
2. GIA Report Number (Número de Relatório GIA)
O Número de Relatório GIA é uma sequência numérica única. Ou seja, cada certificado de diamante emitido pelo laboratório GIA possui um número específico.
Para sua segurança, esse mesmo número é inscrito também a laser no cinturão do diamante analisado. Dessa maneira, é possível garantir que o certificado corresponde exatamente aquela pedra, evitando erros.
Vale mencionar que essa gravação é microscópica e que, por isso, só pode ser vista com auxílio de uma potente lente de aumento. Confira uma foto abaixo:
Aliás, através do número de relatório é possível também consultar e ler o certificado digital do diamante GIA. Basta acessar o site (clique aqui) ou App do GIA e inserir no campo determinado essa sequência numérica.
É justamente esse rigoroso controle de identificação que torna o certificado GIA um dos mais confiáveis do mundo.
3. Shape and Cutting Style (formato e lapidação)
Essas informações se referem ao formato e a lapidação do diamante examinado.
O formato se refere a forma geométrica do diamante, podendo ser: redondo, oval, coração, entre outros.
Já a lapidação é a proporção da quantidade das facetas do diamante. Um exemplo é a lapidação Brilhante Amsterdã, composta por aproximadamente 57 facetas em formato de losango ou triângulo.
4. Measurements (medidas)
As medidas correspondem as dimensões em milímetros do diamante. E elas são lidas da seguinte forma: comprimento x largura x profundidade.
Grading Results (Resultado da Classificação): os 4Cs
Os itens de 5 a 8 são o que conhecemos como os 4 Cs (Carat, Color, Clarity e Cut).
Essas são as características mais relevantes para se observar em um certificado e estão diretamente associadas a fatores de qualidade da pedra, avaliados pelos peritos do GIA.
5. Carat Weight (peso em quilates)
Corresponde ao peso em quilate do diamante avaliado. Aliás, o quilate é representado internacionalmente pela sigla “ct” (abreviação da palavra Carat).
6. Color Grade (Classificação de Cor)
A escala de cor corresponde a tonalidade natural dos diamantes incolores. De acordo com a escala GIA, a classificação de cor do diamante analisado pode variar de D a Z, conforme tabela a seguir:
7. Clarity Grade (Classificação de Pureza)
A escala de pureza é determinada pela ausência ou presença de qualquer inclusão encontrada no diamante examinado.
Para essa avaliação, o diamante é submetido a uma ampliação de 10x. Dessa forma, os peritos podem visualizar a presença de qualquer inclusão interna que – provavelmente – não poderia ser vista a olho nu.
E de acordo com a escala GIA, o grau de pureza do diamante pode ser classificado de FL a I3, conforme tabela abaixo:
Vale destacar que diamantes sem inclusões são extremamente raros e que isso afeta consideravelmente o valor da joia.
8. Cut Grade (Classificação de lapidação)
A escala de corte corresponde à qualidade da lapidação do diamante avaliado.
Para classificar o corte do diamante, são analisados diversos fatores, tais como: proporções, simetria e polimento. E de acordo com a escala GIA, o corte do diamante pode variar de Excelente (excellent) a Ruim (poor).
Additional Grading Information
São informações adicionais sobre aquela pedra, conforme explicado abaixo:
9. Polish
Corresponde ao grau de polimento da superfície do diamante. Podendo ser classificado de Excelente (excellent) a Ruim (poor).
10. Symmetry
Corresponde a simetria entre o corte, formato e alinhamento das facetas do diamante. Podendo ser classificada de Excelente (excellent) a Ruim (poor).
11. Fluorescense
A fluorescência corresponde a característica de intensidade da cor emitida pelo diamante ao ser exposto sob a luz ultravioleta de onda longa (chamada também de luz negra).
E a classificação de fluorescência do diamante pode variar de Nenhuma (none) a Muito Forte (very strong).
12. Clarity Characteristics
Aqui são descritas as características da pureza mais significativas presentes no diamante analisado. Ou seja, nesse campo são inseridos quais são os tipos de inclusões naturais existentes na pedra.
13. Inscriptions
As inscrições se referem a qualquer tipo de texto, logotipo, símbolo ou número de relatório GIA inscritos no cinturão do diamante avaliado.
14. Comments
Nesse campo é descrito qualquer tipo de informação adicional sobre o diamante examinado que os peritos julguem necessário incluir no certificado. Por exemplo, se for detectado que o diamante possui uma perfuração a laser, essa informação será incluída nesse campo.
15. Proportions
É uma representação gráfica que elucida as proporções do diamante analisado.
16. Gia Color Scale
A Escala de Cor GIA ilustra quais são os graus de classificação de cor do diamante.
17. Gia Clarity Scale
A Escala de Pureza GIA ilustra quais são os graus de classificação de pureza do diamante.
18. Gia Cut Scale
A Escala de Corte GIA ilustra quais são os graus de classificação de corte do diamante.
19. Recursos de Segurança
Para garantir a autenticidade do certificado GIA, existem diversos recursos de segurança inseridos no documento, tais como: micro impressões, código de barras bidimensional, marcas d’água, holograma e numeração de folhas.
20. QR Code
Ao digitalizar o código QR presente no laudo gemológico é possível consultar todas as informações do diamante no banco de dados do GIA.