Quais são os 4Cs do Diamante? O guia completo

Quais são os 4Cs do Diamante? O guia completo

Os 4Cs do Diamante são critérios globalmente conhecidos que nos permitem fazer uma avaliação da qualidade do diamante

Cada C representa uma característica distinta da pedra (color, clarity, cut e carat), como veremos em detalhes a seguir.

E é com base na classificação dos 4C’s que conseguimos avaliar o valor de mercado de um diamante. 

O que são os 4C's do Diamante?

Os 4C’s do Diamante são um sistema criado pelo GIA (Instituto Gemológico da América) para classificar a qualidade do diamante, segundo quatro características: Carat (quilate), Color (cor), Clarity (pureza) e Cut (corte). 

Criado em 1940, esse sistema se tornou uma referência mundial. E, ainda hoje, laboratórios gemológicos ao redor do mundo utilizam os 4C’s para avaliar a pedra e emitir o certificado do diamante.

Saiba o que é um certificado de diamante!

os 4C's do diamante método GIA
4C's da Qualidade do Diamante

Quais são os 4c's do diamante?

Os 4C’s do Diamante são Carat (quilate/peso); Color (cor); Clarity (pureza/claridade); Cut (corte/lapidação).

quais são os 4C's do diamante?

A seguir vamos explicar detalhadamente sobre cada uma dessas quatro características que determinam o valor do diamante. Confira!

O que é quilate do diamante?

O quilate (em inglês, carat) é uma medida de peso utilizada para diamantes e outras gemas preciosas. Ele é representado internacionalmente pela sigla “ct” (abreviação de carat). 

O peso do diamante é uma das características que mais influenciam em seu valor. Ao compararmos dois diamantes com qualidades semelhantes de cor, pureza e corte, o diamante de maior peso terá o valor mais elevado.

Cada quilate é igual a 0.2 gramas e equivale a 100 pontos. Aliás, o termo “pontos” é bastante utilizado nas joalherias para descrever o peso do diamante de suas joias.

Entenda o que são pontos do diamante!

o que é quilate do diamante?

Embora o quilate do diamante possa nos dar uma noção de seu tamanho, isso não significa que o tamanho do diamante aumentará na mesma proporção de seu peso, ok? 

Na imagem abaixo é possível notar que o diamante de 1.00ct tem o dobro do peso do diamante de 0.50ct. Porém, ao compararmos o diâmetro interno das pedras, é possível perceber que o diamante de 1 quilate é somente cerca de 30% maior. Deu pra entender?

comparativo tamanho e peso do diamante

Vale ressaltar que o tamanho dos diamantes na lapidação brilhante (redonda) possui uma tabela de proporção para comparar o tamanho com o peso. Porém, ela é utilizada somente para referência, podendo sofrer leves variações.

O que é cor do diamante? 

A cor (em inglês, color) corresponde a tonalidade natural dos diamantes incolores. Segundo a escala GIA a cor do diamante pode variar de D (incolor) a Z (amarelo claro). 

Portanto, quanto menos cor a gema apresentar, mais valiosa e rara ela será.

o que é cor do diamante?

Para classificar a cor do diamante de acordo com essa escala, são utilizados durante a análise laboratorial “diamantes mestres” que servem como parâmetro. Ao posicionar a pedra em análise ao lado dos diamantes mestres, os especialistas conseguem determinar a sua cor entre D a Z.

O que é pureza do diamante? 

A pureza (em inglês, clarity) se refere a ausência ou presença de qualquer inclusão natural encontrada dentro do diamante.

Para que o diamante possa ser classificado, ele é avaliado sob uma ampliação de 10x. Assim, os especialistas conseguem visualizar qualquer inclusão interna que – possivelmente – não seria vista a olho nu.

E o grau de pureza do diamante avaliado é determinado pelas inclusões presentes nele. Podendo ser classificado de FL a I3 , conforme a tabela abaixo:

o que é pureza do diamante?

- O que são inclusões do diamante?

As inclusões do diamante são impurezas comumente presentes no interior da pedra. Elas podem ser fissuras, partículas de minerais ou outros elementos que constituem a própria estrutura da pedra.

Por essa razão, diamantes puros são extremamente raros de se encontrar na natureza, tornado-os valiosíssimos.

Por outro lado, diamantes com muitas inclusões visíveis a olho nu são considerados imperfeitos e desvalorizados pela alta joalheria. Isso porque, as inclusões impedem a entrada e o retorno da luz na pedra, afetando diretamente em seu brilho, resultando em um diamante opaco e sem beleza.

O que é corte do diamante? 

O corte (em inglês, cut) está relacionado à qualidade da lapidação do diamante. E é determinado pela proporção, simetria e polimento de suas facetas. 

Ou seja, quanto mais perfeito for o corte, mais luz a pedra refletirá. Resultando em um diamante com brilho intenso e, é claro, de valor mais elevado.

Aliás, a lapidação do diamante é a característica que mais determina a sua beleza. Além de ser também a única característica dos 4C’s que é diretamente relacionada ao trabalho humano.

- Tipos de corte do diamante 

Os cortes do diamante são divididos em três:

Ideal: esse tipo de corte possui proporções ideais. Ou seja, grande parte da luz que entra no diamante é refletida pela parte superior, através da coroa, produzindo um brilho intenso.

Profundo: quando o corte é profundo, a luz acaba saindo pelas laterais da pedra, fazendo com que o diamante perca um pouco de seu brilho. 

Raso: quando o corte é raso, a grande parte da luz que entra na pedra sai pela parte inferior do diamante, fazendo com que o diamante aparente ser mais escuro.

E segundo a escala GIA, o corte do diamante pode ser classificado de Lapidação Excelente a Lapidação Fraca.

o que é corte do diamante?

Quanto vale um diamante?

Essa é uma pergunta bastante ampla. Estamos falando de que diamante? Com quais características? De qual tamanho? Comercializado por qual joalheria? Em que país?

O valor de um diamante é definido por uma série de fatores, a qualidade da pedra é um deles!

Levando em conta apenas sua classificação (com base no Sistema 4Cs), quanto melhor a qualidade da pedra, maior será seu valor.

E, para compararmos qualidades de diamantes, precisamos igualar 3 dos 4Cs e usar o último C como fator de desempate. Por exemplo:

– Considerando um diamante com mesma Cor, Pureza e Lapidação, quanto maior seu peso, maior será o seu valor. Ou seja, seu peso foi usado como fator de desempate! 

– Considerando um diamante com mesma Cor, Lapidação e Peso, quanto melhor sua pureza, maior será o seu valor. 

E assim por diante! É como se cada C representasse uma “nota” da pedra. Quanto maiores forem as “notas” de cada C, mais rara será aquela pedra e, por isso, maior será o seu valor!

Como vimos anteriormente, o valor de um diamante é determinado pela classificação dos seus 4C’s. Por essa razão, é possível encontrarmos no mercado diamantes de diversos valores, inclusive com preços super elevados.

Como escolher um diamante de boa qualidade?

Simples: procure por pedras que equilibrem boas características dos 4Cs. Isto é, você não precisa da melhor nota de classificação para adquirir uma boa pedra e com um valor acessível!

Para encontrar diamantes de boa qualidade, com um bom custo benefício, procure por pedras quase incolores (G, H, I, J) e com inclusões muito pequenas/pequenas (VS-SI). 

Essas características acima não vão comprometer a beleza da pedra e vão te oferecer um preço justo. Nós da Reisman pensamos justamente nesse equilíbrio entre beleza e preço na hora de selecionar nossos diamantes. 

Caso você esteja a procura de um anel de noivado com um diamante de boa qualidade, conte conosco!

Visite o nosso site e conheça a nossa coleção completa de anéis de noivado com diamantes!

E caso tenha dúvidas quanto a escolha do anel de noivado perfeito, fale conosco através de nosso Chat! Será um prazer te ajudar nesse momento tão especial. ❤️

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.