O que é Certificado de diamante? Tudo o que você precisa saber

O que é Certificado de diamante? Tudo o que você precisa saber

Se você está procurando por um anel de noivado com diamantes, é provável que tenha ouvido falar de certificado de diamante. Certo?

Mas, você sabe o que é um certificado de diamante? Ou, o que são diamantes certificados?

A seguir vamos esclarecer as dúvidas mais comuns sobre certificados de diamante no Brasil, incluindo o que é o certificado GIA. Assim ficará mais fácil saber se um anel de noivado com diamante certificado é ou não o ideal pra você!

O que é um certificado de diamante?

O certificado de diamante é um documento emitido por um Laboratório Gemológico, no qual são detalhadas todas as especificações do seu diamante. Tais características são conhecidas como os 4’Cs do diamante: Color (cor), Clarity (pureza), Cut (lapidação) e Carat (peso em quilates).

Atualmente, o certificado GIA é o mais respeitado do mundo!

relatório de diamante certificado GIA
Fonte: GIA

Portanto, um diamante certificado é uma pedra que possui um laudo gemológico, feito a partir de uma minuciosa análise dos 4Cs. 

Como conseguir um certificado de diamante?

Para obter um certificado de diamante é necessário encaminhar a pedra para um laboratório gemológico. A partir daí, o diamante passará por uma análise criteriosa e, após a conclusão da classificação do diamante, será emitido um laudo detalhado da gema.

Contudo, é importante destacar que não são todos os tamanhos de diamantes que podem ser certificados. Geralmente, os laboratórios costumam exigir uma pontuação mínima de pedra para realizar o processo de certificação do diamante.

Aliás, dentre todos os laboratórios de gemas aptos para fazer essa certificação, o GIA (Instituto Gemológico da América) é considerado um dos mais importantes do mundo. Por essa razão, o certificado de diamante GIA é o mais respeitado e valorizado pela alta joalheria.

diamante com certificado GIA
Diamante certificado pelo GIA | Reisman

Onde conseguir um certificado de diamante no Brasil?

Aqui no Brasil existem laboratórios de gemas que emitem um Documento de Classificação do Diamante, como o IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos).

Localizado em São Paulo capital, o IBGM possui o mais bem equipado laboratório gemológico do Brasil para identificação e classificação de gemas. E seus documentos são reconhecidos internacionalmente.

Entretanto, além do IBGM e outros laboratórios brasileiros, existem também gemólogos que são peritos avaliador. Ou seja, esses profissionais são aptos também para avaliar a pedra e emitir um documento atestando a autenticidade do diamante e sua classificação.

Entretanto, ainda assim, o laudo GIA continua sendo o mais procurado e renomado.

certificado de diamante no Brasil
Diamante com certificado | Reisman

O que é o instituto GIA?

O GIA (Gemological Institute of America ou Instituto Gemológico da América) é uma organização independente e sem fins lucrativos, dedicada à pesquisas e estudos de gemas.

Fundado em 1931 nos Estados Unidos por Robert M. Shipley, o GIA é líder mundial em pesquisa gemológica. Seu laboratório é reconhecido mundialmente por sua rigidez e excelência no processo de análise de gemas.

Além de sua sede localizada em Carlsbad, na Califórnia, o instituto também conta com diversos campus, centros de pesquisas e laboratórios instalados em vários países.

Por ser um dos mais renomados e importantes laboratórios gemológicos do mundo, o GIA é a maior autoridade em diamantes, pedras coloridas e pérolas.

Além disso, o GIA é o responsável pela criação do Diamond 4Cs (em português, 4C’s do Diamante). Esse método desenvolvido em 1940 para avaliar a qualidade do diamante, se tornou uma referência mundial. E, até hoje, laboratórios ao redor do mundo utilizam o método dos 4C’s para uma avaliação completa dos diamantes.

Na imagem abaixo, explicamos brevemente cada uma dessas 4 características do diamante:

4cs do diamante

O que é um certificado GIA?

O certificado do GIA é um relatório detalhado da pedra, emitido pelo próprio GIA após um processo de análise laboratorial minucioso e imparcial.

E essa análise é realizada segundo um sistema de avaliação da qualidade do diamante – os 4C’s – desenvolvido pelo próprio instituto.

Certificado de diamante GIA | Reisman

- Certificado GIA: informações no relatório

O certificado GIA é bastante detalhado. Nele você encontrará um número de identificação – chamado de número de relatório GIA -, a data em que a certificação foi realizada e, é claro, uma análise completa do diamante, que inclui:

– o formato e corte/lapidação do diamante
– as medidas em milímetros do diamante
– o peso em quilate do diamante
– a cor do diamante dentro da escala GIA
– o grau de pureza do diamante
– o grau de polimento da lapidação do diamante
– a proporção do corte do diamante
– a fluorescência do diamante

certificado GIA diamante
Fonte: GIA

- Certificado GIA: inscrição a laser no diamante

Todo certificado emitido pelo GIA possui uma sequência numérica única, chamada de GIA Report Number (Número de Relatório GIA). E esse mesmo número presente no certificado, é também inscrito a laser no cinturão do diamante (conforme imagem a seguir).

Essa inscrição feita a laser na pedra é um recurso seguro de identificação, na qual vincula o diamante ao seu certificado. Ou seja, é uma forma de garantir a autenticidade da certificação da gema.

inscrição a laser no diamante GIA
Fonte: GIA

- Certificado de diamante GIA: relatório digital

Além do certificado físico (ou seja, em papel timbrado com o selo de autenticidade GIA e o QR Code), é possível também obter esse mesmo documento de forma digital.

Isto é, você poderá consultar de forma rápida e prática se as informações presentes em seu certificado físico são autênticas e estão em conformidade com as contidas no banco de dados do GIA.

E para consultar esse certificado digital do diamante, basta acessar o Report Check e inserir o número de relatório GIA no campo solicitado.

Aliás, para contribuir com a sustentabilidade ambiental, o GIA declarou recentemente que a partir de 2025 seus certificados serão emitidos somente de forma digital. Com essa atitude sustentável, eles estimam reduzir anualmente o consumo de toneladas de papel e plástico.

relatório digital GIA
Fonte: GIA

Diamantes certificados são mais caros?

Sim. Diamantes certificados terão um valor mais elevado quando comparados a diamantes não certificados.

Isso porque toda essa análise laboratorial minuciosa gera custos e demanda tempo. Por isso, um diamante certificado — isto é, com laudo gemológico — será mais caro.

Por que comprar um anel com diamante certificado GIA?

A compra de um anel de noivado com diamante exige muito cuidado e atenção! Além do custo da joia, existe também um valor emocional muito maior. Por isso, é natural que você busque se sentir seguro ao encomendar o anel para o seu pedido de casamento.

Sendo assim, ao escolher um anel de diamante com certificado GIA você estará realizando uma compra com maior segurança e mais tranquilidade por 3 motivos:

1.laudo gemológico emitido pelo GIA garante que a pedra central presente em sua joia passou por uma análise rigorosa e se trata de um diamante verdadeiro.

2. Através do certificado GIA, você saberá todas as características exatas do diamante que você está adquirindo.

3. O seu anel de noivado se torna mais valorizado com um diamante certificado pelo GIA.

Ah, e além de todas essas vantagens, lembre-se que é possível também confirmar a autenticidade do certificado através do App ou site GIA. 😉 

certified diamond ring
Anel Marry Me com diamante certificado GIA | Reisman
por que comprar um anel com diamante GIA?
Anéis com diamante certificado GIA | Reisman

Onde comprar diamantes certificados?

Nós da Reisman trabalhamos também com anéis de noivado com diamantes certificados.

Caso você esteja em busca da joia perfeita para eternizar o seu noivado, te convidamos a conhecer a nossa coleção de anéis de noivado com diamante certificado!

Clique aqui e confira a nossa coleção! ❤️

E caso tenha dúvidas quanto a escolha do anel de noivado, saiba que nossa Equipe Reisman está pronta para te auxiliar nesse momento tão especial! Fale conosco pelo Chat! 😉

Este post tem 3 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.