Ao longo da história, a lapidação tem sido essencial na transformação de pedras brutas em verdadeiras obras de arte. E esse trabalho meticuloso não apenas revela a beleza oculta e brilho das gemas preciosas, mas também as tornam perfeitas para a confecção de joias, como alianças e anéis de noivado.
Para maximizar a beleza de cada pedra preciosa, existem diferentes formatos e tipos de lapidação. No entanto, a que mais se destaca é a lapidação brilhante, considerada uma das mais desejadas e valorizadas na alta joalheria.
Sendo assim, para conhecer esse fascinante universo da lapidação, te convidamos a continuar a leitura! A seguir, você vai aprender um pouco sobre o processo de lapidação e sua importância, além de descobrir porque a lapidação brilhante é a mais valorizada.
O que é lapidação?
Lapidação é o processo de transformação de uma pedra bruta em uma pedra preciosa que será utilizada, por exemplo, na fabricação de joias em ouro 18k.
Ou seja, a lapidação envolve o processo de cortar, facetar e polir uma pedra bruta encontrada na natureza a fim de realçar sua beleza natural, revelando suas cores, brilho e características únicas.
Como é o processo de lapidação de uma pedra?
O processo de lapidação de uma pedra preciosa se dá por meio de técnicas e equipamentos específicos. E esse trabalho altamente preciso e que exige máximo cuidado e atenção ao longo de sua execução, é realizado por um lapidário.
Em síntese, quando uma pedra bruta é extraída da natureza ela geralmente possui uma forma irregular, além de ser áspera e com uma superfície opaca. Sendo assim, essa pedra bruta será cortada pelo lapidário até que ela atinja o formato desejado por ele. A partir daí, o profissional realizará cuidadosamente o processo preciso e planejado do corte das facetas da pedra, seguido do processo de polimento das facetas.
Ou seja, através da lapidação, a pedra preciosa será esculpida pelo lapidário em diferentes formatos e facetas, a fim de revelar sua real beleza, brilho, pureza e cor.
Obs.: as facetas são superfícies planas e polidas no exterior da pedra.
Qual é a importância da lapidação?
A lapidação é essencial para realçar a beleza natural das pedras preciosas. Afinal, é através desse trabalho minucioso e preciso que a luz consegue penetrar na pedra de maneira a intensificar seu brilho, realçando sua cor e características únicas.
Além disso, uma pedra preciosa bem lapidada tende a ter um valor exponencialmente maior do que uma pedra bruta ou mal lapidada, tornando-a mais desejável no mercado.
Quais são os tipos de lapidação?
A lapidação pode variar de acordo com o tipo de pedra e o formato desejado, podendo incluir cortes tradicionais como: lapidação brilhante (redonda), princess (quadrada), baguete (retangular), oval e entre outros. Ou cortes mais criativos e personalizados, como a lapidação coração.
O que é lapidação brilhante?
A lapidação brilhante, também conhecida como lapidação Amsterdã, é uma das mais clássicas e desejadas.
Muito utilizada na alta joalheria, a lapidação Amsterdã é especialmente comum em diamantes. No entanto, ela pode ser também aplicada a outras gemas preciosas, como: esmeraldas, rubis e safiras.
Com um formato redondo, esse tipo de lapidação possui mais de 56 facetas com ângulos cuidadosamente calculados e posicionados para maximizar a reflexão da luz dentro da pedra, potencializando o seu brilho (especialmente o diamante).
Ou seja, ao atingir a gema lapidada, a luz penetra nas facetas, reflete diversas vezes dentro da pedra e retorna como uma explosão de brilho e cores. Inclusive, esse tipo de lapidação é ideal para pedras transparentes e com boa clareza, garantindo que a luz seja refletida sem obstáculos.
Aliás, um diamante brilhante é lapidado de acordo com proporções específicas para otimizar seu brilho. Isso inclui a altura e o diâmetro da pedra e o ângulo das facetas.
Por que a lapidação brilhante é a mais valorizada?
A lapidação brilhante é amplamente valorizada por ser considerada um padrão de excelência na indústria de joias, devido a técnica usada de múltiplas facetas e proporções ideais que cria um jogo de luz deslumbrante e um brilho excepcional, resultando na confecção de joias mais belas e valiosas.
E por se tratar de um tipo de lapidação tão clássico, desejado e valorizado, a Reisman possui a maioria de suas joias confeccionadas com diamantes naturais na lapidação brilhante, clique aqui e conheça a nossa coleção!