Os 4 C’s do Diamante – Como saber o Valor do Diamante

Os 4 C’s do Diamante – Como saber o Valor do Diamante

Não é todo dia que compramos um diamante, não é mesmo? E para uma boa compra, além de escolher uma joalheria de confiança, é necessário também que se tenha uma informação de qualidade.

E para te ajudar, separamos abaixo um resumo das 4 características do diamante que determinam o seu valor:

os 4 c's do diamante

1 - O que é Cor do Diamante?

Esta classe refere-se à “transparência” de um diamante, ou a sua falta de cor.

Quanto menos cor o diamante tiver, mais raro e valioso ele será. Existe uma escala de Z a D (confira foto abaixo), que classifica uma cor ruim (amarelada) ou boa (sem cor).

Se você está preocupado com cor visível do diamante, opte por diamantes entre a cor D e J.

Como são: Traços sutis de cor, normalmente visíveis apenas em comparação lado-a-lado. Adequado para ambas as configurações de ouro branco e amarelo. Ouro amarelo vai neutralizar qualquer cor visível no diamante.
classificação de cor do diamante

2 - O que é o Corte do Diamante?

A nota de corte da qualidade permite um diamante expressar o seu brilho natural e cintilação.

Corte refere-se à qualidade de proporções e simetria de um diamante. Estes ângulos permitem que o diamante capture a luz e a reflita, produzindo brilho. Se o pavilhão de um diamante é muito profundo, o centro será visivelmente mais escuro.

Se você quer um diamante verdadeiramente brilhante, considere aqueles com as notas de corte de Muito Bom ou Ideal. Os diamantes utilizados pela Reisman, em alianças, aparadores e anéis de noivado, são compostos dos top 1% dos diamantes em todo o mundo.

3 - O que é a Claridade do Diamante?

O grau de clareza é baseado em qualquer inclusão natural (pontos escuros) encontrados dentro de um diamante.

A maioria dos diamantes Reisman estão praticamente livres de inclusões visíveis a olho nu. Recomendamos estes diamantes para o melhor equilíbrio entre qualidade e preço.

Se você está à procura de um diamante que tenha uma boa aparência, o ideal é de FL até VS2.

VS1 – possui inclusões muito pequenas. O olho destreinado pode detectar algumas inclusões dentro de diamantes desta série, com zoom de 10x.  VS significa Very Small, demonstrando que as inclusões que o diamante possuem são muito pequenas, quase imperceptíveis ao olho humano sem auxílio de zoom.

4 - O que é o Carat do Diamante?

Carat (quilate/peso) é uma medida do peso de um diamante, e um reflexo do seu tamanho.

Por que Carat é um registro do peso de um diamante e não o seu tamanho? Isso acontece pois dois diamantes de tamanhos ligeiramente diferentes podem ter o mesmo peso em quilates.

O tamanho de um diamante depende de como o seu peso é distribuído. Alguns diamantes são lapidados para maximizar o peso em quilates, o que resulta em menos brilho. Portanto, é recomendável um equilíbrio de qualidade em quilates e corte.

carta dos diamantes

Reisman Alianças e Joias

Reisman Alianças e Joias é uma das principais fábricas do Brasil. Fundada em 1967, conta com mais de 100 mil clientes atendidos. Em 2008, suas operações focaram-se no ecommerce, atendendo todo o território nacional com preços de fábrica.

Este post tem 2 comentários

  1. Janderlei Navarro

    Oi boa tarde
    Eu amo diamantes e a matéria me ajudou a como saber do valor, é uma pedra fascinante e rara.
    Com certeza minha amada ganhará um em nosso aniversário.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.