A pergunta pode parecer óbvia para alguns, mas acredite, muita gente ainda confunde o anel de noivado com a aliança! Se você se encontra entre esses últimos, nos vamos te ajudar:
O anel de noivado
O anel de noivado é a joia que tradicionalmente representa o Pedido de Casamento. O costume de presentear a futura noiva com um anel é uma tradição muito antiga: o primeiro registro histórico de um anel de noivado ocorreu em 1477, quando o arquiduque austríaco Maximiliano presenteou a Duquesa de Borgonha com a joia ao pedi-la em casamento.
O anel de noivado mais clássico é o modelo conhecido como Solitário, feito em ouro branco e com apenas um diamante, como o nosso modelo Santorini abaixo! Tradicionalmente, apenas a mulher utilizava o anel durante o noivado.
As alianças
Hoje em dia, são cada vez mais comuns modelos de alianças diferenciadas e até mesmo personalizadas: alianças com ou sem diamantes, alianças largas ou finas, alianças em ouro amarelo, rose ou branco, alianças com gravação externa, entre vários outras opções de modelo!!!
Acontece que, no Brasil, ficou muito comum o costume de pedir em casamento já com as alianças. Quando o casal faz essa opção, as alianças de noivado são utilizadas na mão direita e, após a cerimônia, passam para a mão esquerda. Ou ainda, os noivos muitas vezes trocam o par de alianças antigo (usado durante todo noivado) por um par de alianças totalmente novo, fazendo sempre um Upgrade no modelo 😉
Justamente pelo costume de se utilizar alianças de noivado, muita gente faz confusão com o anel de noivado! Mas deu pra entender por que eles não são a mesma coisa? Além de as joias serem diferentes, elas também representam momentos distintos:
Anel de noivado: Simboliza o pedido de casamento e início do noivado
Alianças: Simbolizam o início da vida como casados!
Mas e agora? Devo comprar um anel de noivado ou as alianças?
Essa é uma questão muito pessoal. Comprar as alianças e utiliza-las já durante o noivado é uma ótima opção para quem não está podendo gastar muito no momento.
No entanto, se vocês puderem investir um pouco mais, a compra do anel de noivado é uma ótima escolha! Primeiro, por que ela com certeza vai amar. Segundo, por que é importante levar em conta o custo benefício do anel.
Quando bem cuidados, anéis de noivado podem virar joias de família e durar muitas gerações. Por isso, sempre sugerimos que você divida o valor do anel pela quantidade de dias que ele será usado! Perceba que vale super a pena, né? Afinal, o que hoje em dia que dura por anos sem ficar velho?
Além da durabilidade, eles tem um encanto todo especial: são as joias que representam o momento do sim! A escolha de seus materiais – ouro e diamantes – não é a toa: o ouro representa algo precioso, já o diamante é uma pedra rara e durável. E é justamente assim que consideramos o amor: algo precioso, raro e duradouro ❤️.
Pingback: Por que comprar um anel de noivado antes da aliança? | Blog Reisman - Tudo sobre Noivado, Casamento e Alianças!
Pingback: 6 dicas antes de fazer o Pedido de Casamento | Blog Reisman - Tudo sobre Noivado, Casamento e Alianças!
Pingback: A história do anel de noivado | Blog Reisman - Tudo sobre Noivado, Casamento e Alianças!
Pingback: Em que dedo usar o anel de noivado e a aliança? | Blog Reisman - Tudo sobre Noivado, Casamento e Alianças!
Pingback: O casamento de Marina Ruy Barbosa e Xandinho Negrão - Blog Reisman Alianças