O uso do álcool gel pode danificar suas alianças e anéis?

O uso do álcool gel pode danificar suas alianças e anéis?

A pandemia que vivemos atualmente trouxe grandes mudanças em nossas vidas, transformando nossos hábitos diários inclusive. Muitas medidas de proteção contra o Covid-19 foram adotadas, tais como o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização correta e frequente das mãos. 

Diante desse novo cenário, um aliado importante para a nossa proteção, foi o álcool gel. Porém o seu uso frequente, despertou uma dúvida entre muitos: o uso diário do álcool gel pode prejudicar de alguma forma as alianças e anéis?

Sendo assim, afim de esclarecer essa dúvida, confira a matéria a seguir:

O álcool gel danifica alianças e anéis em ouro 18k?

De acordo com especialistas, o álcool gel não danifica de forma alguma as joias feitas em ouro 18k, inclusive as joias com diamantes.

O que pode acontecer, é que com o passar do tempo e o uso frequente do álcool gel, haja um acúmulo maior de sujeira em sua aliança ou anel de noivado. Entretanto, com uma simples limpeza esses resíduos são extraídos. Vamos te ensinar como limpar sua joia em casa a seguir!

É importante salientar, que o uso de cremes, loções, entre outros produtos, também podem causar esse acúmulo de sujeira em suas joias, ok? Portanto, o ideal é que sempre que possível, você retire as suas joias ao utilizar esses produtos.

Mulher retirando anel de noivado

O álcool gel danifica a camada de ródio da joia?

Não, o uso frequente do álcool gel não desgasta a camada de ródio. Segundo o químico Francisco Laterza, álcool e ródio, quando em contato, não reagem. 

Para quem não sabe o que é banho de ródio, o ouro branco 18k como costumamos ver, com aquele tom prateado, na verdade não existe. O ouro branco em sua tonalidade natural é levemente amarelado. Dessa forma, para que a joia ganhe a coloração prateada é necessário o banho de ródio.

Com o uso normal da joia, esse banho vai se desgastando e a joia vai ficando levemente amarelada. 

Para saber mais sobre o Ouro Branco e Banho de Ródio clique aqui.

banho de ródio reisman

Como limpar sua aliança (ou anel de noivado) em casa:

Abaixo, listamos 5 dicas super fáceis e práticas de como você mesmo poderá fazer a limpeza de suas joias.

Mas atenção: a limpeza abaixo é recomendada somente para joias em ouro 18k e diamantes. Não é aconselhada para nenhuma semi-joia envolvendo outros metais, como a prata e outros.

E se a sua joia em ouro 18k tiver outras pedras preciosas ou zircônia, ao invés de diamantes, substitua a água quente por uma água morna. E não se esqueça de utilizar a escova de modo ainda mais gentil, ok?

limpeza de sua aliança e anel de noivado

O uso de álcool gel e alianças: alergias

Apesar de não danificar as joias em ouro 18k e diamantes, o álcool gel pode gerar alergia em algumas pessoas.

Explico melhor: ao utilizar o álcool junto com suas joias um pouco de umidade pode acumular embaixo da sua aliança. Por isso, algumas pessoas com peles mais sensíveis podem sentir algum desconforto.

Em caso de alergia, recomendamos suspender o uso das joias e consultar um dermatologista. 

Sabemos que seria inviável retirar e colocar as joias todas as vezes que formos higienizar as mãos com álcool em estabelecimentos públicos, certo? Nesse caso, nossa dica para evitar alergias, é que você mantenha as mão bem secas ao utilizar sua aliança! Ou seja, após o uso do álcool, seque bem os dedos, inclusive embaixo da joia. 

Caso você esteja em casa, recomendamos que você retire as suas joias ao utilizar álcool gel (sempre guardando-as no mesmo lugar, ok?). Dessa forma, você também conserva a limpeza da sua peça por mais tempo. 😉 .

E se você tem dúvidas de quais situações se deve retirar o seu anel de noivado, clique aqui.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.