Quando tirar seu anel de noivado: 7 situações que você deve evitar

Quando tirar seu anel de noivado: 7 situações que você deve evitar

Você desejou e esperou tanto por esse anel de noivado, que é bem provável que você nunca queira tira-lo do dedo, certo? Nós te entendemos. Mas para que ele continue lindo e dure por muitos e muitos anos, existem algumas situações em que é recomendável tirar o seu anel de noivado. Confira abaixo 7 situações que você deve evitar.

Ah, só uma pequena observação: essas dicas valem também para sua aliança, ok? Sobretudo se ela tem diamantes e, em alguns casos, também para outras joias!

Antes de tirar seu anel de noivado, saiba onde guarda-lo

Sempre que você retirar seu anel de noivado ou aliança, você deve se certificar que ele está em um local seguro. Crie o hábito de sempre guarda-lo no mesmo local. Quando em casa, coloque-o  em um porta joias ou em um pratinho. Se você estiver em outros locais, nossa sugestão é que você guarde-o dentro da sua carteira. 

Caso você não tenha como guarda-lo de modo seguro, recomendamos que você não o retire. Não recomendamos por exemplo, tirar seu anel de noivado ou aliança em lugares públicos, como banheiros. Lembre-se que as dicas aqui são para que a sua joia fique conservada por mais tempo, mas nunca corra o risco de perde-la por isso, ok? 

Foto: Pinterest

1. Você deve tirar seu anel de noivado... ao se exercitar

Antes de perder algumas calorias, nós recomendamos que você retire suas joias. O ouro é um metal macio, por isso, certas atividades podem criar riscos profundos no seu anel de noivado ou aliança. 

Joias sobrevivem ao tempo, mas não lidam bem com impactos!  Por isso, ao se exercitar com sua aliança, ainda que ela não tenha pedras, você corre o risco de amassá-la!

Além disso, no caso de joias com diamantes, como os anéis de noivado, alguns impactos podem danificar as garras que seguram a pedra, aumentando as chances de queda do diamante. Esses pequenos danos podem ir acontecendo gradativamente, sem que você perceba nenhuma diferença de imediato. Mas com o tempo e uso, sua joia pode estar sendo danificada. 

Lembre-se que essa não é uma regra, mas sim uma recomendação de bom uso e conservação. Nós queremos que ela fique segura e te acompanhe para sempre, portanto, a recomendação é ter bom senso. 

Por exemplo, corrida é uma atividade que apresenta baixo risco a joia, já  atividades como crossfit, musculação  e outras, sem dúvidas podem pouco a pouco danificar sua joia!  Ninguém melhor do que a dona da joia para decidir quais atividades podem ou não colocar seu precioso anel de noivado em risco. 


2. Você deve tirar seu anel de noivado... ao cozinhar

Cozinhar pode ser uma atividade e tanto! Por isso, recomendamos que você retire seu anel de noivado ou aliança sempre que for cozinhar. Isso evita que você bata a joia em panelas, no forno e até em louças. 

E claro, novamente aqui recorremos ao bom senso! Existem noivas bastante cuidadosas, outras  já  são conhecidas  por serem mais estabanadas  e estão constantemente  batendo as  mãos hehe.

Além disso, existe uma grande chance de que pequenos resíduos de alimentos fiquem presos na torre do seu anel, deixando-o engordurado e com brilho reduzido. Portanto, sempre que possível, retire seus anéis. E inclusive o mais higiênico a se fazer!

 

mulher tomando sol

3. Você deve retirar suas joias... ao nadar

Existe um risco muito grande de perde-las: devido a temperatura da água, nossos dedos costumam ficar “mais finos”, fazendo com que seu anel saia mais facilmente e até mesmo sem que você perceba. Acredite, não é a toa que grande maioria das pessoas que perde sua aliança ou anel de noivado perde justamente como? Nadando

Já as piscinas são tratadas com cloro, um elemento químico que pode danificar o ouro, prejudicando a estrutura das suas joias. Quanto mais prolongada e frequente a exposição, maiores as chances de dano. 

Também não aconselhamos que você as utilize em banheiras, as altas temperaturas podem comprometer seu anel de noivado e, no caso de algumas gemas (como a esmeralda), até mesmo criar pequenas fissuras na pedra.

Por esses motivos, nós SEMPRE iremos desaconselhar você a entrar na piscina ou no mar com seu anel de noivado ou aliança. Na verdade, nosso conselho é que você retire todas as suas joias para entrar no mar! 

O engraçado é que a maioria das pessoas tem o cuidado de retirar as bijuterias para entrar na água (para evitar que escureçam), mas não retiram suas joias! De fato, o ouro é um metal nobre que não vai escurecer ao entrar em contato com a água, mas lembre-se que outros riscos existem. Seu anel de noivado e sua aliança são valiosos demais para correr esse risco, não acha?

PS: Eu sei, eu sei… as vezes é irresistível fazer fotos lindas com o anel na praia, na piscina. Se essa for sua vontade, faça a foto perfeita pra postar no insta (hehehe) mas depois guarde seu anel para nadar tranquilamente, tá bem? 

Pia com joias
Foto: Pinterest

4. Retire suas joias... ao usar cremes e cosméticos

Loções e cremes são ótimos aliados da pele e o protetor solar é item indispensável para quem vai tomar sol. Mas essas substâncias não são nada legais para a beleza da sua joia. Deixe que os produtos sejam bem absorvidos pela sua pele e só depois coloque suas joias. 

Diamantes e outras pedras preciosas possuem uma propriedade interessante: eles atraem gordura e repelem água. Quando você passa um protetor solar, por exemplo, utilizando seu anel de noivado, você cria uma fina camada de gordura ao redor da sua pedra, diminuindo seu brilho e a deixando opaca. Quanto mais frequente for o uso desses produtos em contato com o anel, mais “suja” a pedra vai ficando.

Mas fique tranquila, esse acúmulo de sujeira sai com uma simples limpeza caseira e nós te ensinamos como fazer ela aqui. 

Lembra do pratinho pra deixar as joias que já mencionamos? A dica é deixar um na sua pia do banheiro também, como na foto acima!

lavando louça

5. Você deve tirar seu anel de noivado... ao fazer faxina

Além da possibilidade de bater seu anel em algumas superfícies, você também pode danifica-lo através da exposição a elementos químicos comuns em produtos de limpeza, como alvejantes, cloro, amônia, entre outros.

 

 

"Posso lavar louças com a joia?"

Poder você pode! Você é a dona da joia e pode tudo! Mas para uma melhor conservação, sempre que possível o ideal é retirar a peça. Sem perceber, você pode bater sua joia em torneiras, louças e panelas. 

Além disso, a gordura dos alimentos também deixa sua peça suja, diminuindo o brilho dos seus diamantes até que uma limpeza na joia seja feita.

Caso você  não tenha como retirá-la (por exemplo, fora de casa), tenha sempre em mente que você está  utilizando uma joia nas mão e  seja delicada 🙂

 

mulher tomando banho

6. Você deve tirar seu anel de noivado... ao tomar banho

Lembra do que nós falamos sobre o contato da água com a joia? Não, ela não vai escurecer. Mas lembre-se que existem outros perigos. 

O primeiro (e maior) risco é que o anel caia da sua mão. Como nossas mão ficam ensaboadas eles podem sair mais facilmente podendo ir diretamente para o ralo ou ainda sofrerem com o impacto de um chão duro. Lembre-se que diamantes são pedras duráveis, mas que podem quebrar e lascar (ao contrário do que muitos pensam).

O segundo risco é que você pode constantemente riscar sua joia com esponjas, esfoliantes e outros produtos para banho. Além disso, lembre-se do que já explicamos sobre cosméticos (cremes, perfumes, condicionadores, sabonetes etc.), eles criam uma camada de sujeira na sua pedra, diminuindo o brilho até que uma boa limpeza seja feita (veja como limpar sua joia em casa clicando aqui).

Criado mudo com joias
Foto: Pinterest

7. Você deve retirar suas joias... ao dormir

Existe duas razões importantes para que você retire sua joia ao dormir, seja ela um anel de noivado ou aliança: a primeira delas é que nossos dedos costumam inchar a noite, por isso, pode acontecer de o anel ficar preso no seu dedo quando você acordar. Pode parecer bobeira, mas em alguns casos o anel pode prender a circulação e precisar ser cortado, foi o que aconteceu com a apresentadora Sabrina Sato. 

Outra razão é que as garras que seguram sua pedra podem prender em fios do lençol e do cobertor. Isso pode afrouxar (ou até quebrar) as garras, aumentando a possibilidade das pedras cairem. Quanto mais exposta a pedra (como no caso de torres em anéis de noivado), maior o risco.

Também é desaconselhável dormir com correntes: elas também pode prender em tecidos e arrebentar ou até mesmo te machucar durante a noite. Os brincos, por sua vez, mesmo pequenos, acabam aumentando o furo da orelha, por isso recomendamos que eles também sejam retirados. O pratinho para as joias é sempre a melhor opção para deixar suas joias do dia-a-dia seguras e prontas para serem colocadas no dia seguinte. 

Além disso, se você é uma pessoa que tem sonhos super vívidos e intensos, talvez esse seja mais um motivo para que você retire seu anel ou aliança ao dormir:

Uma noiva americana, Jenna Evans, sonhou que estava sendo assaltada em um trem e, para evitar o suposto roubo, ela engoliu seu anel de noivado. Apesar de ter sido apenas um pesadelo, ela de fato engoliu o seu anel de noivado

 

mulher engole anel de noivado dormindo
Foto: iG

Lembre-se...

Essas são apenas recomendações para que sua joia se conserve por mais tempo e fique mais segura. Nós queremos que você a utilize por muito anos! Quem sabe ela não vira uma peça de família? Mas, para isso, é necessário que você tenha alguns cuidados.

Existem noivas que utilizam suas joias “para tudo” sem problemas e preferem dessa forma! Mas fique ciente de que você pode sim estar expondo sua joia a riscos sem perceber! Destacamos aqui o pode pois o uso diário da peça é algo bastante pessoal:

Existem noivas super cuidadosas, que mesmo com a joia sempre em mãos, tomam cuidado. Já outras, estão constantemente batendo sua peça sem perceber! Por isso, o impacto vai variar MUITO de pessoa para pessoa. Uma mesma atividade pode ser traquila para uma noiva e vigorssa para outra.  Só você pode avaliar isso!

Joias são itens muito duráveis, porém bastante delicados. Tente seguir essas recomendações sempre que possível! Ah e é mais fácil do que parece, viu? Nossa dica é que você deixe vários pratinhos pela casa (ao lado da sua cama, na pia do banheiro e outro na cozinha) e crie o hábito de sempre colocar suas joias em um mesmo lugar ao retira-las, ok? Pode parecer complicado, mas te garanto que vira uma rotina tratar suas joias com carinho. 

Vida longa aos anéis de noivado!

Reisman Alianças e Joias

Reisman Alianças e Joias é uma das principais fábricas do Brasil. Fundada em 1967, conta com mais de 100 mil clientes atendidos. Em 2008, suas operações focaram-se no ecommerce, atendendo todo o território nacional com preços de fábrica.

Este post tem 5 comentários

  1. Kelly Souza

    Super dicas! Estou com a minha aliança Jolie recém chegada e pretendo cuidar com muito carinho, pensava na verdade que quantos menos tirar do dedo era ter mais cuidado!

  2. Gabriela

    ótimas dicas eu amei, parabéns pelo post!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.