Qual a diferença entre o Diamante e a Zircônia?
O que é Diamante?

Qual a diferença entre o Diamante e a Zircônia?

Você está a procura de um par de alianças ou de um anel de noivado e não sabe muito bem se deve optar por um diamante ou por uma zircônia na hora de escolher a pedra da joia? Fique tranquilo, isso é muito mais comum do que você imagina!!!

Muita gente ainda tem dúvidas a respeito da diferença entre a zircônia e o diamante, por isso, vamos esclarecer de vez essa questão! Vem com a gente:

O que é zircônia?

zircônia é uma gema produzida em laboratório, ou seja, é uma pedra sintética. É, sem dúvidas, a imitação mais popular de um diamante.

Zircônias tem um brilho bastante elevado e tem o valor muito abaixo dos valores de diamantes! Por isso, são uma boa opção pra quem não está podendo gastar muito no momento!

Justamente por serem produzidas em laboratório, as zircônias tem um padrão muito parecido, são quase sempre idênticas!

O que é diamante?

O diamante é uma gema natural. A única interferência do homem se dá em seu processo de lapidação, que  — grosso modo — seria o “corte” ou “formato” da pedra. Ou seja, a pedra não sofre interferências em sua estrutura cristalina ou em seus componentes naturais! Ela é encontrada e extraída da natureza e lapidada em um formato que valorize suas características naturais.

Os responsáveis pela lapidação estudam a melhor forma de aproveitar a pedra na hora de lapidá-la. Uma boa lapidação obedece regras de proporção corretas e, por isso, tem maior reflexão da luz, o que confere maior brilho à pedra!

Por serem naturais, os diamantes tem pequenas inclusões, que provam, inclusive, a veracidade da gema preciosa. Quanto menos inclusões, maior será o valor do diamante! Um diamante sem nenhuma inclusão é algo raríssimo de se encontrar e, por isso, algo muito caro!!! As inclusões fazem parte da “impressão digital da pedra”.

Também devido ao fato de serem naturais, os diamantes podem apresentar alguns traços de cor! Existem raros diamantes amarelos e rosas, por exemplo!

anel de noivado gran amore mio
Anel de Noivado Gran Amore Mio diamante central de 40pts

E agora? Diamante ou Zircônia, por qual optar?

Se o orçamento está bastante apertado, opte pela Zircônia!

Se o orçamento não está tão apertando assim, opte SEMPRE pelo Diamante!

Vamos explicar melhor…

- O custo benefício do diamante é sempre maior

Apesar do valor mais elevado do Diamante, é importante que você leve em conta o seu custo benefício: o diamante é a pedra de maior dureza encontrada na natureza e justamente por isso, diamantes são pedras muito duráveis!

Devido a essa alta resistência contra riscos, a pedra não fica opaca com o passar do tempo. Seu brilho mantém-se inalterado! Por isso, como a idéia é que a joia dure muitos e muitos anos, o diamante é a opção mais vantajosa! Cuidando bem, uma joia com diamantes pode se tornar uma peça de família por muitas gerações!

(IMPORTANTE: quando se trata de gemas, a dureza não tem a ver com a resistência a choques. Entenda-se aqui “dureza” como a dificuldade em riscar a pedra).

- E a zircônia? O que acontece com ela ao passar do tempo?

Por não ter a resistência do diamante, como passar do tempo e com o uso, a zircônia vai sendo levemente riscada.

Esse acúmulo de pequenos riscos é completamente normal e decorre justamente do contato da joia com superfícies, maçanetas e outros objetos do nosso cotidiano… Os riscos, com o passar do tempo, vão fazendo com que a pedra fique cada vez menos brilhante. Por isso, a joia com o passar do tempo, não vai apresentar mais aquele brilho todo de quando foi adquirida! Entende?

Por isso, se você puder optar pelo diamante, essa sem dúvida é a opção mais vantajosa pois o brilho da gema permanece inalterado! 

- Diamantes são únicos!

Justamente por serem produzidos pela natureza, diamantes são pedras únicas! Cada gema apresenta suas próprias características e isso que a torna tão especial, sobretudo quando cravada em uma joia!

Joias são presentes muito especiais, que só damos a pessoas muito importantes em nossas vidas, certo? Por isso, quando optamos por uma joia com diamantes, esta fica ainda mais especial! Torna-se ÚNICA!

Viu só que legal? Na dúvida opte pelo Diamante!

Mas, caso não seja possível optar por um diamante agora, na hora de adquirir a joia, verifique se existe a possibilidade futura de trocar as zircônias por diamantes. Assim quem sabe vocês podem fazer um upgrade na joia colocando diamantes! Bacana, né?

anel de noivado em ouro 18k e diamantes
Anel de Noivado My Dream - Reisman

Este post tem 8 comentários

  1. Jo

    Matéria muito boa! o diamante é uma pedra realmente incrível porém muito caro… já a zircônia esta dentro do meu orçamento rsrs e também possui qualidade e muito brilho é claro.

  2. Valéria Nunes

    Tenho um anel solitário de ouro com uma pequeno brilhante, mas essa pedra tem uma manchinha preta no meio dela, será uma pedra falsa? Visto que eu já coloquei esse anel no penhor da caixa por duas vezes.

  3. LILIAN LEMOS

    Excelente explicação sobre a diferença entre as pedras. Muito mais excelente foi a resposta a Valéria Nunes. Percebe-se o cuidado não somente na venda do produto, mas também com o cuidado com potenciais clientes da empresa.

    1. Reisman Alianças

      Obrigada por seu comentário Lilian 🙂

  4. LUCIA MARIA

    Meu pai, Libanês nato, mas viveu no Brasil dos 27 aos 82 anos, quando faleceu.
    Ele emigrou para o Brasil, e aqui
    viveu todo o resto da vida. Chegou nas lavras diamantina, cidade de Andaraí e, sem nenhuma formação na matéria, se dedicou ás pedras preciosas. Diamante e o carbonado, está utilizada como perfuração nos minérios.
    Verdadeira vocação!
    Montou uma empresa de lapidação.
    Aqui fica minha homenagem à inteligência e brilho justamente vindo dos diamantes.

  5. Angélica Rodrigues

    Diamante não tem igual e a joia deve ser para durar! Não gosto de zircônias pelo fato de não ter a maravilha da natureza!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.