13 erros para não cometer no planejamento do casamento

13 erros para não cometer no planejamento do casamento

Vestido de noiva, alianças, buffet, fotógrafos, DJ, local da cerimônia… Enfim, um casamento envolve muito planejamento e organização.

E com tantos detalhes para serem decididos, alguns erros e imprevistos podem acontecer caso os noivos não tiverem um bom planejamento. 

E para te ajudar na preparação desse grande dia, destacamos abaixo alguns principais erros para você não cometer no planejamento do seu casamento! Confira!

Erro 1: Esquecer de organizar a documentação

Para ter um casamento formalizado, é necessário que o casal apresente os documentos no cartório para a abertura do processo de matrimônio. E essa documentação também se faz necessária para dar entrada na marcação da data do casamento religioso com ou sem efeito civil.   

Sendo assim, ao iniciar o planejamento do casamento, confira se os documentos de vocês estão atualizados. Caso contrário, providenciem a regulamentação deles o quanto antes!

noivos com a documentação do casamento
Pinterest
noiva assinando a documentação do casamento
Pinterest

Erro 2: Não iniciar o planejamento pela lista de convidados

Imagine contratar um salão de festas e um buffet para 100 pessoas e descobrir que sua lista de convidados tem no mínimo 180 pessoas! Ou então, contratar o espaço e o buffet para 200 pessoas e você ter somente 100 convidados na lista. Sem dúvidas, será um problema enorme, certo?

Por essa razão, o primeiro passo para começar a organizar o casamento é fazer a lista de convidados. Afinal, será a partir dela que todos os detalhes do casamento serão decididos, tais como: locação do espaço para a cerimônia e festa de casamento, contratação do buffet, encomenda das lembrancinhas e do convite do casamento, entre tantos outros detalhes essenciais.

Confirmação de presença no casamento: 10 coisas que todo convidado precisa saber!

lista de convidados para casamento
Pinterest
quais erros não cometer no planejamento do casamento?
Pinterest

Erro 3: Não definir um orçamento para o casamento!

Todo casamento envolve muitas despesas, seja ele um mini wedding ou um casamento para muitos convidados. Por essa razão, é importante que o casal defina juntos um orçamento para o casamento.

Conversem abertamente sobre o quanto vocês podem investir e não deixem de pesquisar fornecedores e valores. Assim, será possível estabelecerem juntos alguns limites e concessões.

E para facilitar na organização e controle dos gastos, monte uma planilha detalhada contendo todos os detalhes, itens e serviços a serem contratados.

não esqueça de definir um orçamento para o casamento
Pinterest
defina um orçamento para o casamento
Pinterest

Erro 4: Não contratar profissionais especializados 

Imagina receber as fotos de seu casamento e as imagens serem de péssima qualidade! Sem dúvidas, será uma enorme decepção!

Por isso, contratar uma boa assessoria, serviços de excelência e profissionais especializados, é essencial para garantir que o seu casamento saia exatamente como vocês sonharam!

Planeje tudo com calma e antecedência. Pesquise valores e fornecedores. E busque profissionais capacitados e com boas referências. 

decoração para festa de casamento ao ar livre
Pinterest
banda para festa de casamento
Pinterest

Erro 5: Querer economizar em tudo! 

A tendência do DIY (faça você mesmo) pode ser uma boa alternativa para casais que desejam economizar em alguns elementos da decor do casamento, por exemplo. Porém, nem tudo precisa ou deve ser feito por vocês, ok?

Querer economizar demais em tudo pode ser um grande risco. Até porque, muitas vezes o barato sai caro!

tendência DIY para casamento
Pinterest
altar para casamento decorado com arco de flores
Pinterest

Erro 6: Não cumprir o cronograma 

Para não se esquecer de nenhum detalhe, seguir o cronograma é essencial para a organização da cerimônia e festa de casamento. Afinal, cada detalhe e fornecedor exige um tempo certo para ser decidido.

Por exemplo, fechar o contrato de locação do espaço para a festa do casamento deve ser feito com bastante antecedência. Enquanto que o cardápio do buffet já pode ser fechado nos meses mais próximos do casamento.

Além disso, ter um cronograma definido ajuda o casal a controlar melhor seu orçamento, permitindo que tudo possa ser pago de forma mais equilibrada durante todo o período da organização do casamento.

cronograma do casamento
Pinterest
cumpra o cronograma do casamento
Pinterest

Erro 7: Deixar muitos detalhes para a última hora!

Antecedência é a palavra-chave para o planejamento do seu casamento! Lembre-se que cada fornecedor tem um prazo para a fabricação e entrega de seus serviços. Por isso, organize-se e não deixe nenhum detalhe para a última hora!

Quanto mais cedo você contratar seus fornecedores, melhor será! Além de evitar erros e garantir que tudo fique pronto a tempo, você também garante maior poder de negociação, podendo conseguir descontos ou prazos maiores para pagamento.

E assim como as lembrancinhas, convites e outros detalhes, as alianças de casamento também possuem um prazo para serem confeccionadas e enviadas para seu CEP. Portanto, não deixe para a última hora a escolha do símbolo de seu amor e união. 

Realize a encomenda das joias com calma e antecedência. A recomendação é que a compra seja feita com pelo menos 2 meses de antecedência da data do casamento.

Nossa dica de ouro é: não deixe a compra das alianças pra última hora. Esse é um item que pode, sem problemas, ser encomendado antes! O mês que antecede o casamento é o mais corrido de todos! Por isso, dar um check nas alianças o quanto antes já é uma preocupação a menos!

alianças + anel de noivado
Clientes Reisman: Rami e Débora

Precisa de ajuda para escolher o par de alianças perfeito? Fale conosco!
Nossa equipe está pronta para te auxiliar nessa escolha tão importante. ❤️

Erro 8: Exagerar na decoração do casamento!

Buscar referências e inspirações para a decoração do casamento é essencial. No entanto, é preciso ter cuidado para não misturar muitas tendências e exagerar na decoração do ambiente!

Além disso, tenha cuidado também com a quantidade e tamanho dos elementos decorativos. Por exemplo, decorar as mesas com muitos enfeites ou vasos grandes e volumosos podem atrapalhar os convidados ao se servirem e a interagirem entre si.

decoração para mesa do bolo de casamento
Pinterest
decoração para cerimônia de casamento
Pinterest

Erro 9: Esquecer de pesquisar as flores da estação

As flores são fundamentais na decoração do casamento e também no buquê de noiva. Certo? 

No entanto, há espécies que florescem o ano todo, são mais baratas e não exigem tantos cuidados. Por outro lado, há flores que exigem muitos cuidados, não se adaptam a qualquer temperatura, são difíceis de serem encontradas e possuem valores bem elevados.  

Por essa razão, é importante entender quais são as flores e plantas mais adequadas para o seu grande dia!

Pesquise em sites especializados e conte também com a ajuda de um profissional da área. Dessa forma, será muito mais fácil encontrar as melhores opções de flores que se encaixem em seu orçamento e estilo de casamento

flores para buquê da noiva
Pinterest
flores para decoração de casamento
Pinterest

Erro 10: Não ter um plano B

Chuva, ventos fortes, calor extremo, queda de energia e muitos outros imprevistos infelizmente podem acontecer no dia do casamento. Por isso, é importante estar preparado e ter sempre um plano B.

Por exemplo, no caso de uma leve chuva durante um casamento ao ar livre, uma solução é alugar guarda-chuvas para todos os convidados. Já no caso de altas temperaturas e um sol muito forte, uma solução seria instalar uma tenda no local da cerimônia

planejamento do casamento
Pinterest
erros para não cometer no planejamento do casamento
Pinterest

Erro 11: Deixar o noivo de fora

É fundamental que o seu parceiro esteja envolvido também em todo o planejamento do casamento. Afinal, o casamento é de vocês dois!

Dividir as responsabilidades, sonhos e desejos não evita apenas problemas e conflitos, mas também fortalece a conexão entre o casal e torna o casamento um reflexo genuíno da personalidade e dos sonhos de cada um.

Lembre-se: tentar planejar o casamento sozinha pode afetar diretamente a saúde emocional e física da noiva, resultando em estresse excessivo e exaustão.

não deixe o noivo de fora do planejamento do casamento
Pinterest
envolva o noivo no planejamento do casamento
Pinterest

Erro 12: Não reservar um tempo para planejar as fotos

A entrada dos noivos, a troca das alianças, o beijo no altar e a primeira dança do casal são apenas alguns dos momentos que merecem ser registrados pelas lentes do fotógrafo. 

E para não deixar nenhum momento marcante passar em branco, é essencial que vocês reservem um tempo para buscar inspirações de fotos para casamento. Feito isso, compartilhe com o fotógrafo suas ideias e referências.

Planejar e definir com antecedência as fotografias que você e seu amor desejam, permite que vocês tenham um álbum de casamento repleto de registros lindos e emocionantes.

Veja 19 fotos que não podem faltar em seu casamento! 

momento da saída dos noivos da cerimônia
Pinterest
erros para não cometer durante a preparação do casamento
Pinterest

Por último e não menos importante...

Erro 13: Deixar de aproveitar o momento

Não se preocupe e não perca tempo com coisas pequenas e desnecessárias. Ao invés disso, aprecie cada detalhe e viva intensamente cada minuto desse grande dia.

Esse será um dos dias mais especiais e memoráveis de suas vidas, portanto, aproveite ao máximo o seu casamento!

noivos dançando no casamento
Pinterest
tipos de erros para não cometer durante a preparação do casamento
Pinterest

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.