Fiquei noiva! Primeiros passos para organizar seu casamento!

Fiquei noiva! Primeiros passos para organizar seu casamento!

O pedido de casamento aconteceu e o sonhado “sim” foi dito por você. Parabéns, vocês estão noivos e agora vai começar uma das fases mais empolgantes e memoráveis de suas vidas: o planejamento do seu casamento.

Mas, é claro, ser noiva e preparar um casamento não é tarefa fácil. E em meio ao universo do casamento, é super normal surgirem dúvidas. Afinal, quais são os primeiros passos para planejar o casamento? Por onde devo começar?

E se você se tornou noiva e, assim como muitas noivinhas, está em dúvida de como iniciar os preparativos do seu grande dia, não se preocupe! Essa matéria foi feita para você!

Abaixo elaboramos um guia contendo os primeiros passos e também algumas recomendações importantes, que certamente te ajudarão a planejar e organizar o seu sonhado casamento.

Confira!

Compartilhe a novidade!

Antes de começar a planejar qualquer detalhe de seu casamento, a primeira decisão a ser tomada é anunciar o seu noivado!

Afinal, estamos falando de um momento tão especial e importante que, sem dúvidas, merece ser compartilhado com todas as pessoas queridas de sua vida.

Mas embora a forma de anunciar o noivado seja pessoal e depende da personalidade do casal, a nossa dica é que você compartilhe a notícia primeiro com as pessoas mais próximas: pais, irmãos, avós, amigos íntimos.

Após anunciar a novidade para seus familiares e amigos mais próximos, não deixe de publicar o noivado em suas redes sociais. Compartilhe fotos e vídeos de seu pedido de casamento e, é claro, não deixe de publicar fotos de seu anel de noivado ou aliança.

Para te inspirar, confira lindas fotos de como anunciar o noivado!

pedido de casamento encantador em campo de lavandas
Clientes Reisman: Amanda e Leandro

Defina o estilo do casamento!

Agora que o anuncio do noivado já foi feito, você e seu noivo estão prontos para iniciar o planejamento do casamento. E o primeiro passo será decidir o estilo do casamento.

Como será o seu casamento? Será um casamento ao ar livre ou em ambiente fechado? Acontecerá de dia, tarde ou noite? Será uma cerimônia tradicional ou moderna? O casamento contará com muitos ou poucos convidados? 

Saber qual será o estilo do casamento é fundamental para que os próximos passos sejam dados. Por isso, é importante que você e seu noivo definam juntos qual é o estilo que combina com vocês dois.

estilo de casamento
Clientes Reisman: Letícia e Hudson

Defina o orçamento do casamento!

Ainda que para muitos casais não seja fácil conversar sobre finanças, acredite, esse será um assunto determinante para que vocês possam organizar o casamento

Portanto, estabeleçam juntos qual será o orçamento do casamento! Quanto vocês pretendem investir? Vocês receberão ajuda financeira de algum familiar? Caso sim, qual será essa quantia? 

Contabilizem todos os seus gastos, a quantia que já economizaram e o quanto pretendem economizar. Ter a real noção de qual será o seu budget, fará absolutamente toda a diferença!

Dica: comece a pesquisar com antecedência os orçamentos dos itens mais caros e indispensáveis (espaço para o casamento, buffet, decoração…), assim além de se familiarizar com os valores, vocês terão mais poder de negociação.

casamento inspirador no campo
Editorial FarmHouse

Faça a primeira lista de convidados!

Primeira lista de convidados? Sim, a primeira! Afinal, você modificará essa lista por muitas e muitas vezes e isso é super normal, ok?  

Junto com seu noivo faça uma lista de convidados, incluindo todas as pessoas que vocês desejam convidar. E a partir disso, revise quantas vezes for necessário.

Essa primeira lista ajudará vocês a terem uma ideia aproximada da quantidade de convidados que receberão em sua cerimônia e festa de casamento. Isso será essencial para decidir diversos detalhes do casamento.

Vale lembrar que a lista costuma ser uma tarefa difícil. Então, tenha sempre em mente: é impossível agradar a todos. Não perca a tranquilidade por isso e convide somente as pessoas que vocês fazem questão que estejam com vocês nesse momento. 

Saiba a importância do RSVP no convite de casamento!

convidados confirmados em casamento
Clientes Reisman: Luísa e Nayrlon

Escolha o local e a data do casamento

Vocês já definiram o estilo do casamento, o orçamento disponível e a quantidade aproximada de convidados que receberão. Certo? 

Bom, agora chegou o momento de escolherem o local e a data do grande dia! 

Primeiro escolha o mês, mas deixe em aberto o dia. Isso facilitará e muito na hora de encontrar disponibilidade no local desejado por vocês dois, principalmente se a cerimônia e a festa forem realizados em locais diferentes.

E caso optem por uma cerimônia de casamento ao ar livre, é importante ter ciência de que vocês estarão sujeitos a um tempo instável no dia. Portanto, evite casar nos meses mais chuvosos e tenha sempre um plano B, ok? 

definindo o local do casamento
Clientes Reisman: Carol e Caju

Elabore um checklist!

Fazer um checklist contendo todos os itens necessários para o seu casamento, é fundamental para que esse grande dia seja perfeito!

Com esse checklist você organizará melhor todas as etapas do planejamento, controlará tudo o que já foi contratado e tudo o que ainda precisa ser fechado, além de te ajudar a não esquecer de nenhum detalhe.

checklist para casamento
Clientes Reisman: Luana e Thiago

Solicite orçamentos!

Agora que vocês já definiram muitos detalhes importantes, está na hora de começar a solicitação dos orçamentos. Essa etapa deve ser feita com muita paciência e antecedência, ok?

O ideal é que você tenha pelo menos três orçamentos diferentes de cada serviço, dessa forma você e seu noivo poderão avaliar e comparar quais os serviços e fornecedores oferecem o melhor custo-benefício.

Evite contratar todos os fornecedores de uma só vez ou então bem próximo ao casamento. Além de ser super estressante, ainda pode acontecer dos fornecedores não terem mais disponibilidade ou até mesmo cobrar um valor maior devido ao curto prazo que terão para se prepararem até o casamento.

Dica: busque indicações de amigas e outras noivas. Participe de feiras e eventos voltados para casamentos. Além de conhecerem diversos fornecedores, vocês ficarão por dentro de todas as novas tendências.

por onde começar o planejamento do casamento?
Clientes Reisman: Anna e Léo

Recomendações importantes:

- Comece o planejamento com antecedência

O recomendado é que esses primeiros passos listados acima comecem a ser realizados em torno de 18 meses antes da data do casamento (mas, é claro, que cada casal poderá ajustar esse prazo de acordo com a sua realidade, ok?).

Lembre-se que iniciar os preparativos com antecedência é super importante! Além de terem tempo para se organizarem melhor, vocês encontrarão mais opções de fornecedores e serviços disponíveis.

- Tenha referências e inspirações!

Instagram, Pinterest, blogs e sites de casamento estão repletos de tendências, referências e dicas. Aproveite todo esse conteúdo disponibilizado e busque inspirações para o seu casamento.

Mas é importante que você não se perca em meio a tantas referências, ok? Misturar diferentes tendências, nem sempre dará certo. Portanto, escolha as que realmente combine com o gosto e estilo de vocês dois.

Inclusive, essa busca por inspirações precisa ser divida também com o seu noivo, ouça a opinião dele! Afinal, o casamento é de vocês dois!

tendências de casamento
Clientes Reisman: Marina e Eduardo
referências para casamento
Clientes Reisman: Gislaine e Carlos

- Contrate um serviço de assessoria!

Caso seja possível e esteja dentro de seu orçamento, não hesite em contratar uma assessoria de casamento!

Um assessor de casamento te dará todo o suporte durante o planejamento de todos os detalhes do casamento, atuando desde o início dos preparativos até a realização do grande dia.

Além de cuidar de toda a parte burocrática e “estressante” dos preparativos, esse profissional tranquiliza e ajuda os noivos a realizarem os seus sonhos dentro de suas possibilidades.

Inclusive, o assessor costuma contar com muitos contatos e parcerias, garantindo que os noivos contratem fornecedores com o melhor custo-benefício.

- Tenha tempo para o seu relacionamento!

Por último, mas não menos importante, tenha tempo para o seu relacionamento e para as pessoas queridas em sua vida.

Muitas noivas ficam tão engajadas nos preparativos do casamento que se esquecem de todo o resto em suas vidas.

Lembre-se que além de ser noiva, você também é filha, amiga, profissional… Portanto, tenha tempo para namorar, para curtir a família e amigos, para cuidar da sua carreira profissional e cuidar de você.

Não viva apenas em função dos preparativos de seu casamento. Não seja uma noiva 24 horas por dia!

primeiros passos para organizar o casamento
Clientes Reisman: Joice e Leo

Este post tem um comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.