Acabamento das alianças: como escolher o tipo ideal para vocês

Acabamento das alianças: como escolher o tipo ideal para vocês

Alianças polidas, foscas, jateadas… Você sabia que existe uma grande variedade de tipos de acabamento de alianças

Além do modelo das alianças, da cor do ouro e da quantidade de pedras, a escolha do acabamento também é uma característica que pode ser alterada pelos noivos! E acredite cada tipo de acabamento cria um efeito completamente diferente na joia!

Se você tem alguma dúvida sobre qual acabamento escolher, continue lendo! Vamos te mostrar em fotos o efeito de cada tipo de acabamento de aliança e as vantagens de cada um!

Acabamento das alianças: os 4 tipos mais comuns

Os quatro tipos mais comuns de acabamentos são: polido, fosco, diamantado e jateado. A seguir, vamos explicar cada um deles! 

Vale mencionar que além desses, existem ainda diversos outros tipos! No entanto, o acabamento polido é o campeão disparado! Aproximadamente 90% das nossas joias são feitas nesse acabamento! Entenda porquê.

1. Alianças com acabamento Polido

Alianças Polidas: as mais escolhidas por nossos clientes

O acabamento polido é, sem dúvidas, o mais procurado na hora da escolha das aliançasanéis de noivado!

Alianças polidas possuem um efeito espelhado e brilhante lindo. Identificar esse tipo de modelo é muito fácil, pois ele possui uma superfície refletora, como em nosso modelo de 
alianças São Cristóvão.


Vantagens de optar pelo acabamento Polido:

Ao contrário do que muita gente pensa, o ouro é um metal macio e, por isso, risca com facilidade. Por isso, é completamente normal que surjam micro riscos na superfície da sua aliança.

Uma grande vantagem do acabamento polido é que esses riscos não ficam tão evidentes. Com o uso, o brilho vai ficando reduzido, sim, porém de uma maneira mais uniforme. 

 A boa notícia é que um simples polimento deixa sua joia novinha em folha. 

Além disso, em joias com acabamento polido, você também pode usar uma flanela mágica em casa! Esse tipo de flanela possui químicos que ajudam a lustrar a peça, devolvendo parte do brilho da joia!

2. Alianças com acabamento Fosco

Alianças Foscas: perfeitas para quem gosta de joias mais discretas

Conhecido também como escovado, o acabamento fosco é o segundo acabamento mais procurado e é ideal para quem não gosta de brilho. 

Trata-se de um acabamento suave ao toque, opaco, como nos nossos modelos abaixo. Note na foto abaixo o contraste entre a parte externa fosca e o interior da joia (que é sempre polido). 

Para a sua fabricação é utilizado uma escova própria ou uma lixa fina que cria um leve escovado na joia. Esse efeito além de deixar a joia mais discreta, também a deixa mais moderna.

Uma desvantagem do acabamento fosco, quando comparado ao polido, é que esse efeito se desgasta mais rapidamente

Com o uso normal da joia, é comum que esse efeito fosco comece a sair. Você vai notar que o local de maior desgaste é justamente a parte inferior do aro. Exatamente o local que tem maior contato com os objetos que pegamos, maçanetas, etc. 

Algumas pessoas tem até mesmo o hábito de batucar essa parte inferior da aliança em mesas, paredes e outros objetos, contribuindo para que o acabamento se desgaste com maior facilidade nesse local. 

O bacana desse acabamento é que, por ser bastante superficial, ele pode ser facilmente alterado. Por isso, se você não quiser mais utilizar o acabamento fosco, é possível alterá-lo para o polido ou para outros tipos de acabamento. 

tipos de acabamento aliança
Alianças Suíça Ouro Rosé
tipos de acabamento aliança
Aliança Trieto Plus Personalizada

Outra opção também é mesclar na mesma joia os dois tipos de acabamento mais procurados: o fosco e o polido.

Na foto acima: Aliança Suíça em ouro Rosé no acabamento polido e fosco.

Na outra imagem: Alianças Trieto Plus Personalizada. A unidade feminina em ouro amarelo e branco, sendo a parte branca fosca e a parte amarela polida a pedido da noiva. E a unidade masculina toda em ouro amarelo polida.

O bacana de ter uma joia feita exclusivamente para você é justamente essa possibilidade de personalização. Na Reisman, todas as nossas joais são confeccionadas sob encomenda, especialmente para cada casal, o que nos permite deixar a joia exatamente como vocês imaginaram!

3. Alianças com Acabamento Diamantado

O acabamento diamantado tem uma textura mais áspera e espessa, sendo um acabamento delicado e com um alto brilho. Pode ser combinado também com o acabamento polido, assim como o nosso modelo de alianças Paixão.

A textura da joia fica similar a micro grãos de areia, com pequenos pontinhos de brilho! É perfeito para quem procura um modelo super diferenciado. 

A vantagem desse acabamento é sua resistência. Por ser um acabamento mais profundo, ele se desgasta menos.

No entanto, isso também pode ser uma desvantagem: alterar esse tipo de acabamento é bastante difícil. Como essa textura é mais profunda e áspera, a joia sofreria um enorme desgaste para que o acabamento fosse modificado. 

Para deixar a joia polida, por exemplo, toda superfície áspera teria que ser retirada para que a joia voltasse a ter aquele aspecto espelhado.

4. Alianças com Acabamento Jateado

O jateado é um acabamento moderno e bem suave ao toque, costumamos dizer que ele cria um efeito acetinado. 

Ele pode ser combinado ao acabamento polido, como no nosso modelo de alianças Moscou, deixando as joias ainda mais sofisticadas. Note na imagem abaixo o contraste entre as bordas polidas e a parte central externa jateada. 

Assim como o acabamento fosco, o jateado é um tipo de acabamento bastante superficial. Logo, facilmente alterável para outros tipos de acabamento.

No entanto, por ser bastante superficial, seu desgaste também é maior, deixando mais evidente riscos e arranhões. Leve isso em consideração ao fazer sua escolha 🙂

Quais os cuidados que devo ter com minha aliança?

Conforme mencionado anteriormente, o ouro é um metal macio, portanto, é inevitável que os riscos apareçam. Mesmo pessoas muito cuidadosas vão perceber esses pequenos riscos normais decorrentes do uso normal. 

Lembre-se que as alianças são joias utilizadas diariamente em nossas mãos, por isso, são peças que sofrem maior desgaste quando comparadas a brincos, colares, pingentes. 

Nossa dica é que você, sempre que possível, retire sua joia ao realizar atividades de muito atrito ou impacto. Elas podem causar riscos profundos em sua joia!

Não recomendamos, por exemplo, praticar atividades físicas como musculação ou Crossfit utilizando sua aliança. 

Aconselhamos também que você evite o contato com produtos químicos, pois alguns desses elementos podem reagir com o ouro 18k, comprometendo a coloração, o brilho e, em casos extremos, até mesmo a estrutura da joia.

E para aliança com diamantes os cuidados devem ser redobrados! Os diamantes são extremamente duráveis, porém não indestrutíveis. Quedas e golpes podem quebrar as garras que seguram o diamante e podem também lascar ou até mesmo quebrar a pedra.

Confira aqui 7 situações em que você deve considerar tirar seu anel de noivado ou aliança! 

Aliança em ouro amarelo

E se a sua aliança já não tem o mesmo brilho de antigamente, fique tranquilo(a), isso pode ser um sinal de que ela está apenas suja! Para saber como limpar sua joia em casa, com 5 passos super simples, clique aqui.

Qual o melhor tipo de acabamento para as alianças?

Na hora de escolher qual o acabamento ideal, você deve levar em conta o seu gosto e estilo. O acabamento da aliança é um detalhe muito pessoal e importante 😀.

Leve em conta também a questão da durabilidade do acabamento! Se você não quer se preocupar com a manutenção, nós sem dúvidas recomendamos que opte pelas clássicas alianças polidas! 

Se você prefere um acabamento mais sofisticado e exclusivo, que tal mesclar mais de um tipo de acabamento? Dependendo do modelo da aliança, é possível fazer uma combinação. Clique nas imagens para saber mais sobre os modelos.

Acabamento polido e fosco
aliança taubaté diamantado e polido
Acabamento polido e diamantado

É possível alterar o acabamento da aliança?

Como mencionamos acima, os acabamentos polido, fosco e jateado, são mais fáceis de serem alterados.

Veja abaixo o mesmo modelo em diferentes tipos de acabamento:

Alianças polidas
Alianças Alphaville Polidas
acabamentos aliança
Aliança Alphaville Fosca

Porém no caso de acabamentos mais profundos, como é o caso do diamantado, não é recomendada a alteração.

Fazendo uma analogia bem simples, imagine uma parede com textura. Agora, imagine que você quer retirar toda textura e deixar a superfície completamente lisa. Você com certeza, precisará lixar bastante para retirar toda textura, certo?

O mesmo ocorre com uma aliança com acabamento profundo. Será necessário um grande desgaste para alterar seu acabamento, acarretando em grande perda de ouro.

De quanto em quanto tempo preciso refazer o acabamento?

polimento alianças

Não há regra quanto a isso!

A única coisa que você deve ter em mente é que todo novo acabamento gera um desgaste em sua joia. Falando de uma maneira bem simplificada, seria como retirar uma fina camada velha para deixá-la sem riscos. Lembra do exemplo da parede?

Por isso, o ideal é que esse procedimento não seja feito em excesso. O acabamento deve ser renovado somente em datas especiais como noivado, casamento e de anos em anos.

Se você gosta das suas joias brilhantes, recomendamos que opte pelo modelo Polido e utilize uma flanela mágica para lustrar a joia de vez em quando. Esse procedimento tem um desgaste mínimo e devolve parcialmente o brilho da sua aliança.

Ainda na dúvida sobre qual acabamento de aliança escolher?

Na dúvida, recorre ao clássico.

O acabamento polido é o mais escolhido entre nossos clientes. Temos certeza que vocês irão amar! E quem sabe vocês não trocam futuramente, né?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.