Por que usamos (ou queremos usar, rsrs) um anel de noivado?
Fazer o pedido de casamento com um anel de noivado é um costume muito antigo, que se transformou em tradição em diversos países! Mas, afinal, onde surgiu o costume de pedir em casamento com um anel de noivado?
A tradição do anel de noivado!
A tradição do anel de noivado costuma ser atribuída, pela maioria dos historiadores, aos Egípcios. No entanto, há indícios de que a troca de anéis entre apaixonados era uma prática bastante comum também na Grécia e em Roma.
Na Grécia Antiga, além de pessoas casadas utilizarem joias como símbolo do matrimônio, também o faziam os namorados. O costume era presentear a amada com um anel de noivado como o anúncio de um futuro casamento.
No Egito (por volta de 2800 a.C), era comum que os homens utilizassem joias como símbolo de sua riqueza. Assim, quando se casavam, ao presentear a esposa com um anel, o homem anunciava que sua riqueza também passava a ser de sua amada.
Os anéis egípcios eram comumente feitos de ouro ou prata e eram utilizados por toda vida pelos noivos. Justamente por isso, equipes de escavadores, por diversas vezes, encontraram essas joias aos escavar túmulos egípcios. Os anéis costumavam ser encontrados no terceiro dedo da mão esquerda: não por acaso, ficou famosa a lenda de que os egípcios acreditavam que uma veia (veia “amoris” ou veia do amor) ligava o dedo anelar esquerdo diretamente ao coração.
Já na cultura ocidental, a Igreja Católica passou a reconhecer a importância desse símbolo apenas no século 11, mas foi somente em meados do século 16 que o anel de noivado e as alianças passaram a ser incorporadas na cerimônia do casamento.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, os anéis de noivado nem sempre foram como conhecemos hoje. Inicialmente, a maioria dos anéis de noivado não tinham pedras, eram feitos somente com metais. Posteriormente, era comum que o anel de noivado ostentasse alguma pedra preciosa. Não havia regra em relação a pedra: era utilizado safiras, esmeraldas ou rubis.
“Então como o anel de diamantes se tornou o mais famoso anel de noivado?”, leia abaixo:
Solitário: O anel de noivado de diamante
O primeiro registro de um anel de noivado com diamantes data de 1477, e é atribuído ao Arquiduque Maximiliano da Áustria, que ao pedir em casamento Maria — a Condessa de Borgonha — a presenteou com um anel de noivado de diamantes que formavam a letra “M”.
Já em 1866 a joalheria Tiffany & Co. lançou o imortal design Tiffany Setting: um modelo de anel com seis garras que levantam o diamante, conferindo maior destaque à pedra. O modelo ficou conhecido como “Solitário” e é, até hoje, um dos modelos mais procurados e repaginados em joalherias de todo mundo.
E em 1947 a famosa The Beers lançou a campanha “Diamonds are forever”, eternizando o diamante como a pedra do amor e transformando o modelo de anel com diamante num clássico dos pedidos de casamento!
Anéis de noivado com pedras coloridas
Ainda assim, muitos optavam por pedras coloridas ao invés dos diamantes. Inclusive, os anéis com pedras coloridas eram muito comuns nas famílias nobres européias do século XIX. Como essas gemas eram ainda mais raras na época, ostentar um anel de safiras azuis, por exemplo, era um verdadeiro status de nobreza.
Um exemplo de anel de noivado com pedra colorida foi o famoso anel de noivado da Princesa Diana, que fez história em 1981. A princesa escolheu um lindo anel em safira azul com diamantes, provando o encanto que um anel de noivado com gemas coloridas pode ter! O anel, inclusive, se tornou uma joia de famiília, sendo hoje em dia utilizado por Kate Middleton.
Em resumo, o anel de noivado tornou-se símbolo de compromisso e lealdade em diversas culturas e passou a representar uma promessa de casamento.
Seja qual for sua origem, a verdade é que o anel de noivado virou um verdadeiro desejo entre a maioria das mulheres! Nós simplesmente amamos essa tradição.
E caso você esteja procurando um anel de noivado para o pedido de casamento perfeito, recomendamos a leitura dos textos abaixo:
Saiba a diferença entre um anel de noivado e uma aliança!
Achei muito pouco informativo para homens, vim procurando saber sobre como era o anel que o homem usa nesse momento e o assunto foi totalmente voltado para o lado feminino .
Olá Samuel!
Nós agradecemos por seu alerta, nossa equipe preparou ascrecentou os pontos para os homens e enviou ao seu email, ok? 🙂
Linda a história do anel de noivado, eu espero que meu namorado capriche no meu! Dou várias indiretas marcando ele nos posts de vocês no insta rsrs
Pingback: 14 coisas que você PRECISA saber para comprar um Anel de Noivado
Pingback: Pedido de casamento: ela sonhava em dizer sim na Times Square, em NY
Pingback: Qual a diferença entre um anel de noivado e uma aliança?