Qual a diferença entre um anel de noivado e uma aliança?

Qual a diferença entre um anel de noivado e uma aliança?

Quando falamos em ANEL DE NOIVADO e em ALIANÇA, é comum que haja certa confusão entre essas joias. Afinal, muitas pessoas – sobretudo os homens – acreditam que o anel e a aliança são a mesma coisa. Porém, não são!

Confira abaixo quais são as diferenças entre um anel de noivado e uma aliança e o significado de cada uma dessas joias na vida de um casal.

O anel de noivado e a aliança são a mesma coisa?

Embora as duas joias sejam símbolo do amor e do compromisso entre um casal, o anel de noivado e a aliança NÃO são a mesma coisa.

Basicamente, o anel de noivado representa o pedido de casamento e o começo do noivado. Já as alianças representam o matrimônio e o começo da vida como casados:

qual a diferença entre aliança e anel de noivado

E além de representarem momentos distintos vividos pelo casal, o anel de noivado e a aliança são joias diferentes, que possuem designs distintos.

qual a diferença entre anel de noivado e aliança?

Qual a diferença entre o anel de noivado e a aliança?

Anel de Noivado: símbolo do pedido!

O anel de noivado é a joia que representa o Pedido de Casamento. Ele marca o fim do namoro e o início do noivado entre o casal. Ele simboliza a decisão de viver uma vida a dois e é a lembrança diária do sonhado “sim”!

diferença entre pedido e noivado
Clientes Reisman Thammy e Rodrigo

Conheça a história do anel de noivado!

Tradicionalmente utilizado somente pela mulher, o anel de noivado costuma ser confeccionado em ouro 18k e diamantes.

E embora o anel com diamante seja a opção mais clássica que existe, ele não é a única! É possível optar por um anel de noivado com pedra colorida, assim como o icônico anel com safira azul e diamantes da Princesa Diana (usado atualmente pela Kate Middleton, Princesa de Gales).

O anel de noivado pode ser usado no anelar esquerdo (mais comum em diversos países, como utilizado por Kate e Diana) ou no anelar direito (bastante comum aqui no Brasil).

anel de noivado de família

No geral, o anel de noivado apresenta um design mais delicado!

A joia costuma ter uma pedra central em destaque que, normalmente, é sustentada por uma torre com garras projetadas para fora do aro. E o seu aro pode ser liso ou adornado com detalhes e pedras, como o nosso Solitário My Dream (foto abaixo):

anel de noivado em ouro 18k e diamantes
Anel de Noivado My Dream

E além do Solitário – um dos estilos mais clássicos e consagrados pela alta joalheria -, o estilo Halo Ring e o Três Pedras são também super populares e desejados pelas futuras noivas.

Conheça todos os detalhes de cada estilo!

tipos de anel de noivado

- Alianças: símbolo do casamento!

As alianças tradicionalmente representam o Casamento. Elas marcam o início da vida como casados. E são as joias trocadas no altar, simbolizando a fidelidade, união e amor entre eles.

casamento com alianças Chuí
Clientes Reisman Andrielli e Velber - Par de alianças Chuí

Geralmente confeccionadas em ouro amarelo 18k, as alianças são utilizadas pelo casal. O par de alianças de casamento pode ser confeccionado com diversas larguras e apresentar um aro liso ou com detalhes (frisos, trançados, chanfros e diamantes).

Além disso, as duas unidades podem ser iguais ou então – dependendo do modelo – a aliança feminina pode apresentar algum diferencial, como o nosso par de alianças Itália (foto abaixo). Note que a unidade feminina possui diamantes cravados no próprio aro:

par de alianças em ouro 18k e diamantes
Par de Alianças Itália com 5mm de largura

Por que as pessoas confundem o anel de noivado com a aliança?

Isso acontece pois aqui no Brasil é bastante comum o costume de fazer o pedido de casamento já com as alianças

alianças para pedido de casamento
Clientes Reisman Gabi e Rodrigo - Pedido com Aliança Itália

Quando o pedido é feito com um par de alianças, elas serão chamadas de ALIANÇAS DE NOIVADO. E serão utilizadas pelo casal, na mão direita, durante todo noivado. 

Após o casamento, as alianças (que podem ou não ser as mesmas)* serão usadas na mão esquerda pelo casal. Apesar de ser a mesma joia, agora elas serão chamadas de ALIANÇAS DE CASAMENTO.

*: em muitos casos, os noivos decidem trocar as alianças usadas durante o noivado por um novo par de alianças para o casamento, fazendo um Upgrade no modelo.

Foi exatamente por esse costume brasileiro de utilizar alianças de noivado que surgiu a confusão entre a aliança e o anel de noivado. Na prática, eles podem ter a mesma função, mas como te explicamos acima, visualmente são joias bem diferentes! 

Anel de noivado ou aliança: qual joia escolher para o pedido?

Não existe uma regra quanto a escolha da joia para o pedido! Você pode fazer o pedido tanto com uma aliança de noivado quanto com um anel.

O anel de noivado não é obrigatório. O pedido pode ser feito sem ele. Contudo, ele é um daqueles pequenos detalhes que faz toda diferença, sabe? E o amor, bem, o amor é cheio desses detalhes. 

É justamente por não ser obrigatório que o anel se torna tão especial: você compra com a intenção de deixá-la sem palavras. E, pela nossa experiência, a grande maioria das mulheres ama ser surpreendida com um anel.

Está na dúvida de qual anel de noivado escolher para sua namorada? Clique aqui!

como planejar o pedido de casamento surpresa?
Clientes Reisman Dalliane e Luiz

Qual a joia usada pelo homem durante o noivado?

Quando o pedido é feito com um anel de noivado, o mais tradicional é que somente a mulher use uma joia.

Mas, hoje em dia, é bem comum que muitos noivos decidam também usar uma joia para simbolizar essa nova fase em suas vidas. Nesse caso, a joia utilizada por eles é a ALIANÇA DE NOIVADO, que será usada na mão direita durante o noivado.

pedido intimista com anel de noivado Reisman
Clientes Reisman Kim e Helder - Aliança Chuí e Anel Amore Mio

Existe anel de noivado masculino?

O comum é que o homem utilize uma ALIANÇA de noivado. Lembra que já te explicamos a diferença do visual entre o anel e a aliança, né?

No entanto, algumas joalherias tentaram desenvolver uma versão masculina do anel de noivado. Isto é: uma joia com uma pedra maior em destaque, porém bem mais robusta.

A verdade é que essa novidade não fez a cabeça dos homens. Dificilmente você verá por aí algum deles com anéis de noivado masculinos!

Essa joia continua sendo, tradicionalmente, uma peça utilizada somente por mulheres.

Durante o NOIVADO em qual mão deve ser usado o anel e a aliança?

Tradicionalmente, o anel de noivado é utilizado no dedo anelar da mão esquerda

Mas caso o pedido de casamento tenha sido feito com uma aliança, a joia deverá ser usada no dedo anelar da mão direita durante o noivado. E após o casamento, passada para a mão esquerda.

Contudo, aqui no Brasil, criou-se o costume de usar o anel de noivado na mão direita (como a aliança de noivado). Portanto, podemos dizer que não existe uma regra quanto ao uso do anel. Não existe certo ou errado!

Sinta-se livre para seguir o costume que mais fizer sentido para você! E, é claro, use o anel de noivado na mão em que se sentir mais confortável! 

noivo segurando a mão da noiva
Clientes Reisman Júlia e Rodrigo - Anel Amore Mio

Após o CASAMENTO em qual mão deve ser usado o anel e a aliança?

Após a cerimônia de casamento, a aliança sempre será usada no dedo anelar da mão esquerda.

Já o anel de noivado poderá ser usado de duas formas: 

1 – Anel de noivado junto da aliança de casamento: esse é o costume mais comum e ambas as joias são usadas juntas no dedo anelar da mão esquerda.

2- Anel de noivado separado da aliança de casamento: caso sinta-se mais confortável, as joias poderão ser usadas separadamente, o anel na mão direita e a aliança na esquerda.

Dúvidas em como combinar seu anel com a aliança?

combinando o anel de noivado com a aliança de casamento
Clientes Reisman Débora e Rami - Alianças Delicate e Anel My Dream

Este post tem um comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.