Por que usamos alianças de casamento?

Por que usamos alianças de casamento?

Trocar alianças no altar é uma tradição antiga que todos nós conhecemos certo? Mas de onde veio esse costume? Por que usamos alianças de casamento? O que as alianças significam?

Continue lendo para esclarecer essas e outras dúvidas a respeito das alianças de casamento!

Qual o significado das alianças?

A palavra aliança deriva do latim “alligare”, que significa “compor” ou “ligar-se a”. Em outras palavras, significa fazer um acordo, pacto ou união com algo ou alguém.

Sendo assim, as alianças de casamento significam o comprometimento, fidelidade, união e amor entre duas pessoas. E como símbolo do casamento, as alianças são trocadas no altar pelos noivos, representando um compromisso sólido. 

E por possuírem um formato circular – sem começo e sem fim -, as joias simbolizam também a eternidade, demonstrando que a união matrimonial entre o casal será para a vida toda.

alianças de casamento Reisman
Alianças de casamento Marseille | Reisman

Como surgiram as alianças de casamento?

Segundo muitos registros, acredita-se que as alianças de casamento surgiram no Egito Antigo, há mais de 4800 anos.

Feitas de tramas de couro ou raízes entrelaçadas em forma circular, os anéis eram usados pelos egípcios para simbolizar a união e vida eterna entre duas pessoas. Para eles o círculo era um símbolo muito poderoso, já o vazio no centro da aliança representava um portal para o desconhecido. 

E com o passar do tempo, outras civilizações – como gregos e romanos – passaram a adotar também o costume de usar as alianças como símbolo do casamento.

músicas para entrada das alianças
Alianças de casamento Suíça sem pedras | Reisman

Na Grécia, por exemplo, a uso das alianças de casamento foi introduzido por Alexandre, o Grande. E eram feitas de ferro imantado, simbolizando que os corações dos noivos se manteriam eternamente conectados. 

Já os romanos, de acordo com relatos, adotaram a tradição das alianças ao conquistarem a Grécia. E com a conversão ao cristianismo romano, o uso da joia se tornou obrigatório para todos os que se casavam.

Por que usamos alianças de casamento em ouro?

Na antiguidade, as alianças eram fabricadas com diversos tipos de materiais e metais, tais como: couro, madeira, cobre, ferro e, é claro, ouro.

No entanto, por volta de 800 a.c., os romanos perceberam que as alianças de ouro permaneciam inalteradas com o passar do tempo. Ou seja, ao contrário das joias feitas com outros metais, as alianças de casamento confeccionadas em ouro não enferrujavam, mesmo em contato com o suor e a água.

Sendo assim, por se tratar de uma joia usada por muitos e muitos anos, as alianças passaram a ser tradicionalmente fabricadas em OURO: um metal belo, nobre, durável e valioso. É por esse motivo que as alianças em ouro são as mais usadas entre os casais

Entenda porque o ouro 18k é o melhor para sua aliança!

surgimento das alianças de casamento
Alianças de casamento Irlanda em ouro branco 18k | Reisman

Por que a aliança de casamento é usada no dedo anelar?

É difícil encontrar dados históricos precisos de como esse costume surgiu. Mas existem uma série de lendas e mitos que difundiram o costume de se utilizar as alianças no dedo anelar da mão esquerda. 

Por que usamos alianças no quarto dedo: Vena Amoris

Conta-se que nessa época, os egípcios acreditavam que no anelar esquerdo existia uma veia que era ligada diretamente ao coração, a chamada vena amoris (em português, veia do amor). Portanto, ao ser colocada a joia nesse dedo, o casal se ligava um ao outro de forma eterna e sagrada.

E, assim como os egípcios, outras civilizações também acreditavam nessa teoria, incluindo os romanos e os gregos.

recém-casados com alianças
Alianças de casamento Chuí | Reisman

 Por que usamos alianças no quarto dedo: A lenda Chinesa

Já segundo uma lenda chinesa, cada dedo representa um membro da família:

– os polegares representam seus pais;
– os indicadores, seus irmãos;
– os dedos médios, você mesmo;
– os anelares, seu cônjuge; 
– os mindinhos, seus filhos.

Conforme essa lenda, um simples teste com as mãos nos mostra porque os dedos anelares representam nosso cônjuge. Faça o teste abaixo:

Por que usamos alianças no anelar: o teste da lenda Chinesa

por que a aliança é usada no dedo anelar?
Fonte: Pinterest

Una suas mãos conforme a imagem acima, dobrando apenas os dedos médios. Ao fazer isso, veremos que:

Os polegares podem ser separados facilmente, indicando que seus pais não viverão ao seu lado pelo resto da vida.

Os indicadores também podem ser separados com facilidade, indicando que seus irmãos vão se separar de você para construírem suas próprias famílias.

E assim também acontece com os dedos mindinhos, você conseguirá separá-los, indicando que seus filhos irão crescer e seguir seus próprios caminhos.

Porém, ao tentar separar os dedos anelares você notará que não conseguirá. Eles não podem ser separados, indicando que seu cônjuge viverá ao seu lado por toda a vida. Ou seja, a união entre você e seu marido (ou esposa) é inquebrável.

Alianças são usadas sempre na mão esquerda?

Na grande maioria das culturas, as alianças de casamento são usadas no anelar da mão esquerda. No entanto, existem algumas culturas que utilizam a joia na mão direita. 

No Brasil e nos Estados Unidos, por exemplo, as alianças de casamento são usadas na mão esquerda

Já em outros países, como Alemanha e Polônia, as alianças são usadas no anelar da mão direita.

Mas independente da mão escolhida, o fato é que o costume de usar a aliança no dedo anelar se mantém até hoje!

Por que usamos aliança?

Além de todos os significados que explicamos, utilizar uma aliança mostra aos demais que você está comprometido.

Isto é, a aliança de casamento significa que você está indisponível para outros relacionamentos amorosos e, por isso, é um símbolo do compromisso se manter fiel entre um casal. 

Sendo um país majoritariamente cristão, é importante destacar que o uso da aliança também está relacionado ao simbolismo do Cristianismo: Após os votos do casamento e a troca das alianças, os noivos se tornam perante a Igreja (e perante Deus) um só. E para representar a união eterna entre o casal, as alianças devem ser usadas por eles pelo resto de suas vidas.  

As alianças de casamento hoje em dia!

As alianças mais usadas costumam ser modelos tradicionais arredondados, normalmente com 2mm a 4mm de largura. No entanto, hoje em dia existem inúmeros modelos de alianças para quem procura um par diferenciado ou até mesmo exclusivo!

par de alianças com 2mm de largura
Alianças de casamento Finas Clássicas | Reisman

Confeccionadas tradicionalmente em ouro AMARELO 18k, as alianças podem possuir diferentes larguras e apresentar um aro liso ou então com detalhes (chanfros, frisos, trançados e diamantes). E claro, todos esses detalhes irão afetar o valor final da joia, ok?

 

Alianças de casamento Reisman

Por que as alianças em ouro amarelo 18k são as mais desejadas pelos casais?

Precisa de ajudar para escolherem as alianças perfeitas? Clique aqui!
Nossa Equipe Reisman está à disposição para te auxiliar nesse momento especial, fale conosco pelo chat 🙂

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.