Banho de ródio: O que é e como funciona

Banho de ródio: O que é e como funciona

O que é Banho de Ródio?

Banho de Ródio é um tipo de acabamento para joias. Conhecido também como Acabamento Rodinado, é uma espécie de revestimento na joia! Ou seja, cria-se uma fina camada de ródio, um metal precioso da família da platina, ao redor do objeto rodinado.

Esse tipo de acabamento é utilizado principalmente em peças de ouro branco

Para que serve o Banho de Ródio?

As joias recebem o Banho de Ródio para se tornarem mais bonitas e duráveis. O ródio cria uma camada protetora que evita riscos e manchas.  Além disso, confere um brilho intenso e um acabamento prateado.

Muita gente não sabe, mas a cor original do ouro branco é levemente amarelada! O tom prateado que vemos na joalheria só é possível devido ao banho de ródio.

Veja abaixo a cor real do ouro branco e também um comparativo entre o ouro rosé, ouro amarelo, ouro branco sem ródio e com ródio:

o que é banho de ródio
Cor real do ouro branco
comparativo cores de ouro
Comparativo cores de ouro

Como é feito o Banho de Ródio nas joias?

O Acabamento Rodinado ou Banho de Ródio é obtido por meio do processo químico conhecido como Galvanoplastia.  

A Galvanoplastia é uma técnica de eletrólise realizada em meio aquoso, na qual um metal é recoberto por outro. Esse processo fornece proteção e melhoria estética à joia.

o que é banho de ródio

O Ródio danifica as pedras?

De modo algum! Durante o procedimento, o ródio somente recobre superfícies metálicas.

O banho de ródio não causa nenhum tipo de dano às pedras e por esse motivo, não é necessário retirar as gemas ao realizar o procedimento!

Quanto tempo dura o banho de ródio ?

O banho de ródio sai com o tempo. Como todo acabamento, a durabilidade está diretamente associada a dois fatores: qualidade do banho e frequência de uso da joia.

Quanto maior o atrito com a peça rodinada , maior será o desgaste do acabamento. Por isso, é comum que o banho de ródio dure menos em anéis e mais em brincos.

O banho de ródio costuma durar de 6 a 12 meses. No caso de joias usadas esporadicamente o banho pode durar de 2 até 3 anos. Há quem acabe utilizando a joia por muito tempo sem notar ou sem se importar de que ela esteja ganhando um tom amarelado com o passar do tempo.

Por isso a duração do banho acaba sendo algo pessoal. 

Tenho que fazer o Banho de Ródio em minha Jóia de Ouro Branco?

Em algumas joalherias, como a Reisman, é possível adquirir uma joia em ouro branco optando por não fazer o banho de ródio.

Nesse caso, sua joia terá um tom levemente amarelado! Bem similar ao ouro champagne ou ouro nobre. Entre em contato conosco para mais informações

Veja abaixo um comparativo entre o ouro branco sem ródio e o ouro branco com ródio:

Ouro branco sem ródio
Ouro branco com ródio

O que fazer quando o ródio sair?

Você pode refazer o banho para devolver o aspecto prateado brilhante!

Portanto, se a sua joia estiver com o banho desgastado, entre em contato com a sua joalheria de confiança para refazer esse acabamento!

Banho de ródio: vale a pena optar pelo ouro branco?

Nós da Reisman acreditamos que sim!

Apesar de exigir um pouco mais de cuidado e manutenção, o ouro branco ainda é um verdadeiro clássico e é por esse motivo que muitas noivas não abrem mão dele!

No entanto, é importante levar isso em consideração ao decidir a cor do ouro da sua aliança ou anel de noivado

Se você não quer se preocupar com isso, recomendamos que opte pelo ouro amarelo ou ouro rosé. Esses dois tipos de metal não exigem manutenção de cor.

Este post tem 4 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.