O que é anel de noivado solitário? 15 modelos para te inspirar!

O que é anel de noivado solitário? 15 modelos para te inspirar!

Dentre tantas opções de anel de noivado, o estilo mais conhecido e procurado é, sem dúvidas, o anel Solitário

Confira na matéria abaixo tudo sobre esse estilo de anel de noivado que faz tanto sucesso entre as futuras noivas!

O que é o anel de noivado estilo solitário?

O anel de noivado estilo solitário, é aquele que possui uma pedra maior em destaque. É considerado o modelo mais clássico e desejado que existe. Isso porque além de ser um anel delicado, ele é conhecido também como “o anel do amor”.

o que é anel solitário

Como surgiu o anel de noivado solitário?

O surgimento do anel de noivado nos leva até Roma Antiga. Segundo os historiadores, era comum naquela época que fossem utilizados anéis como símbolo de respeito, compromisso e união entre um casal.

Historicamente, o primeiro registro oficial do anel de noivado foi atribuído ao Arquiduque Maximiliano da Áustria, que em 1477 pediu em casamento a Condessa Maria de Borgonha, com um lindo anel de diamantes personalizado. 

A joia foi colocada no dedo anelar da mão esquerda de sua amada, pois acreditavam que era somente nesse dedo que ficava a vena amoris (a veia do amor). É por esse motivo, que ele é conhecido também como “o anel do amor”!

Dúvidas sobre como usar o anel de noivado?

Foi somente alguns séculos depois que o anel de noivado, com o design que estamos habituados a ver hoje em dia, surgiu:

Em 1866, a joalheria Tifanny & Co desenvolveu um modelo que ficou consagrado como o tradicional anel de noivado solitário: o Tifanny Setting. Um clássico solitário de 6 garras que projetava o diamante para fora do aro, permitindo maior reflexão e consequentemente, garantindo maior brilho e beleza à pedra!

O famoso Anel Solitário Tifanny é até hoje uma inspiração para os Anéis de Noivado Solitário que conhecemos atualmente. A pedra em destaque ficou conhecida com a característica mais marcante e mais apreciada desse estilo de anel. 

Vale destacar que o solitário pode ser utilizado também como anel de debutante ou anel de formatura (nesse caso, a cor da pedra central representa o curso realizado).

anel de noivado antes da aliança
Clientes Reisman: Anel de Noivado Oregon

Modelos de Anel Solitário

Há quem pense que o anel solitário se trata de uma joia que possui um aro bem simples e com apenas uma única pedra, mas isso não é bem verdade!

Nos dias de hoje, a alta joalheria conta com inúmeros modelos de anéis de noivado solitário, dos mais variados estilos e designs que proporcionam uma valorização máxima da pedra central. Existem modelos de anel minimalistas, rebuscados, clássicos, vintages, entre muitos outros!

Ele pode ter o aro liso, sendo nesse caso uma joia mais clássica, ou ter seu aro com adornos, sendo considerado um anel mais contemporâneo.

anel de noivado solitário clássico

Outra diferenciação marcante é que o aro do anel solitário pode ou não ser adornado com diamantes, conforme o modelo abaixo:

anel de noivado estilo solitário

Anel Solitário: modelos clássicos

Mesmo com uma variedade de anéis solitários, os modelos clássicos nunca perdem a sua majestade! 

O Solitário Clássico trata de um modelo de linhas simples, porém sofisticadas, tendo as garras projetadas para fora do aro, conferindo ao diamante um máximo destaque. Como os nossos modelos: Anel de Noivado Trancoso,  Anel de Noivado Bali e Anel de Noivado Oregon

anel solitário clássico
Anel de Noivado Trancoso - Reisman
anel de noivado estilo solitário clássico
Anel de Noivado Bali - Reisman
anel solitário clássico Oregon
Anel de Noivado Oregon - Reisman

Um dos queridinhos também de nossas noivas Reisman são os modelos: Anel de Noivado My Dream, Anel de Noivado Shine e Anel de Noivado Maldivas.

Nessa versão, o aro liso dá lugar a vários diamantinhos cravejados, mas é claro que sem perder o destaque para a pedra central 😉.

anel solitário com pedras laterais
Anel de Noivado My Dream - Reisman
anel solitário com diamantes nas laterais
Anel de Noivado Shine - Reisman
anel de noivado solitário com diamantes no aro
Anel de Noivado Maldivas - Reisman

A maioria dos solitários possuem uma torre com altura média. Entretanto, existem noivas que fazem questão de um destaque ainda maior ao diamante.

Além de ser uma joia imponente, o anel de noivado solitário com torre bem alta, permite justamente que a pedra central fique ainda mais evidente. O nosso Anel de Noivado Lazio é exatamente assim! 

solitário com torre bem alta
Anel de Noivado Lazio - Reisman

Anel Solitário: design moderno

Fugindo dos clássicos e tradicionais, temos também as opções de solitários com design moderno e aro minimalista, como os nossos modelos: Anel de Noivado Valentine, Anel de Noivado Rapunzel e Anel de Noivado Trento.

anel solitário Valentine moderno
Anel de Noivado Valentine - Reisman
anel de noivado com aro moderno
Anel de Noivado Rapunzel - Reisman
Anel de Noivado Trento - Reisman

Outro exemplo de aro bem moderno e delicado é o nosso Anel de Noivado Belle. Essa joia foi criada tendo como inspiração a rosa encantada do filme a Bela e a Fera. Se você olhar com atenção, encontrará uma linda flor 🌹

tipo de anel solitário com design moderno
Anel de Noivado Belle - Reisman
Há também os tipos de solitários que escondem uma lateral toda adornada com arabescos e pequenos detalhes, assim como o nosso Anel de Noivado Olimpo.
Anel solitário em ouro 18k e diamantes
Anel de Noivado Olimpo - Reisman

O Solitário é somente com diamante redondo?

Tradicionalmente o anel solitário é a joia que possui um diamante na lapidação brilhante (redondo). Porém existem modelos também com diamantes em outras lapidações.

O nosso Anel de Noivado I Do, por exemplo, tem um belo diamante na lapidação coração. Já o Anel de Noivado Beloved, conta com vários diamantes na lapidação Princess (quadrada).

anel de noivado lapidação coração
Anel de Noivado I Do - Reisman
solitário com diamantes Princess
Anel de Noivado Beloved - Reisman

É fato que o diamante é a pedra mais utilizada para simbolizar o noivado e casamento. Porém isso não significa que outras pedras não possam ser usadas no lugar do diamante.

Existe uma diversidade de solitários com esmeralda, rubi, safira e outras lindas pedras preciosas. Como é o caso inclusive dos anéis de formatura.

Veja abaixo dois de nossos lindos modelos com pedras coloridas: o Anel Trancoso Esmeralda e o Anel Belle Diamante Negro.

solitário com pedra colorida
Anel Trancoso Esmeralda - Reisman
anel de noivado com diamante negro
Anel Belle Diamante Negro - Reisman

Anel Solitário em Ouro 18k: qual cor escolher?

Em meio a tantas opções de anel de noivado, um outro fator também que gera muita dúvida é em relação a cor do ouro 18k da joia.

Não existe uma regra quanto a cor: você pode optar tanto pelo anel em ouro amarelo, quanto em ouro branco. Aqui no Brasil, os mais procurados são os em anéis de noivado em ouro amarelo. 

Nossa dica é que você escolha levando em conta o seu gosto pessoal! Ah e claro,  é importante que você leve em consideração também a questão da manutenção. Ao contrário do ouro amarelo (que não exige manutenção de cor), anéis de noivado em ouro branco exigem um acabamento que deve ser refeito periodicamente. Isso porque o ouro branco como conhecemos, com aquele aspecto prateado, só é possível devido ao Banho de Ródio 😉.

anel solitário em ouro amarelo
Anel de Noivado Shine - Reisman
anel solitário em ouro branco
Anel de Noivado Shine - Reisman

Pedidos de Casamento com Anel de Noivado Solitário

anel solitário Bali
Clientes Reisman - Anel Bali
anel solitário com diamante
Clientes Reisman - Anel Brisbane
anel de noivado solitário lapidação coração
Clientes Reisman - Anel I Do
solitário com diamantes em ouro
Clientes Reisman - Anel Shine

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.