Tendências de casamento em 2022: tudo que vai estar em alta este ano!

Tendências de casamento em 2022: tudo que vai estar em alta este ano!

Depois de muitos planos e eventos adiados, 2022 chegou prometendo ser o ano dos casamentos

E, para que os casais pudessem finalmente dizer o tão sonhado “sim” no altar, novas tendências e formatos de casamento emergiram nesses últimos anos pós-pandemia. 

Confira abaixo as principais tendências de casamento em 2022 e descubra o que vai estar em alta esse ano!

Tendência de Casamento 2022: lista de convidados reduzida

A pandemia trouxe consigo muitas mudanças e uma delas foi a necessidade do distanciamento social.

Para se adaptar a essa nova realidade, as cerimônias e festas de casamento, quando não canceladas, passaram a ter um número menor de pessoas presentes.

Com isso, os casais ficaram ainda mais seletivos ao fazer a lista de convidados do casamento e priorizaram familiares e amigos que realmente fazem parte da vida e do cotidiano do casal.

Saiba qual a importância da confirmação de presença no casamento!

casamentos com lista de convidados reduzida
Pinterest

Tendência de Casamento: Cerimônias mais intimistas

Com uma lista de convidados reduzida, a tendência para esse ano são cerimônias mais intimistas, como o Mini Wedding, Micro Wedding e o Elopement Wedding.

Mini e Micro Wedding

Realizados em espaços mais aconchegantes, o mini e o micro wedding permitem uma interação e proximidade bem maior entre os noivos e convidados durante a festa de casamento.

A diferença principal entre esses dois formatos de casamento, fica por conta da quantidade de convidados presentes.

Isto é, o mini wedding conta com a presença de até 100 convidados. Enquanto que no micro wedding a lista de convidados é ainda menor, de 10 a 40 pessoas. Essa lista costuma contar apenas com familiares e amigos mais próximos do casal.

Elopement Wedding

O elopement wedding é uma cerimônia ainda mais intimista, contando apenas com a presença dos noivos e do celebrante. E se torna perfeito para casais que sonham em oficializar a união durante uma viagem a dois.

Confira 25 fotos que irão te inspirar a fazer um Elopement Wedding!

cerimônias intimistas
Pinterest
tendência de cerimônias para 2022
Pinterest

Casamentos no jardim

Nos últimos dois anos, as celebrações ao ar livre ganharam ainda mais espaço. Afinal, devido a pandemia, houve a necessidade de se realizar cerimônias em lugares mais abertos e arejados.

Além de uma cerimônia na praia ou no campo, um casamento no jardim vem se tornando uma tendência de casamento cada vez mais forte. 

Por se tratar de um ambiente reservado, super romântico e acolhedor, um jardim se torna o local perfeito para compor o cenário intimista do Micro Wedding.

Inclusive, ao invés de alugar um espaço, os noivos podem realizar o seu enlace matrimonial no jardim da própria residência de familiares ou amigos, fazendo um lindo casamento em casa.

micro wedding no jardim
Pinterest
casamento intimista no jardim
Pinterest

Casamentos durante a semana

Desde o início da pandemia, muitos noivos não tiveram outra opção a não ser adiar o seu casamento. E com tantas cerimônias adiadas e tantas outras sendo planejadas, reservar uma data se tornou um desafio para os casais.

Tradicionalmente, o sábado sempre foi um dia clássico para celebrar um casamento. Porém as vagas e fornecedores disponíveis para essa data tem se tornado cada vez mais escassos.

E para lidar com essa nova realidade, o casamento durante a semana passou a ser uma opção bem atrativa e até mais econômica. 

Isso porque, a disponibilidade de fornecedores para uma cerimônia durante a semana são maiores e, consequentemente, os noivos passam a ter um elevado poder de negociação, conquistando bons descontos e vantagens.

cerimônias de casamento durante a semana
Clientes Reisman: Léo e Anna

Bolos de casamento: decoração com flores e efeito drip cake!

Ao contrários dos bolos minimalistas, uma das tendências de casamento para esse ano de 2022 serão os bolos maximalistas. Com uma decoração repleta de cores e flores naturais, esse tipo de bolo será presença garantida em muitas festas de casamento.
 
Além disso, o Drip Cake também está de volta, trazendo muita elegância e uma pegada criativa e moderna ao bolo de casamento
 
Para quem não sabe o Drip Cake é um efeito que causa a ilusão da cobertura estar derretendo pelas laterais do bolo.
bolo decorado com flores
Pinterest
tendência de bolo drip cake
Pinterest

Cardápio: porções individuais

Com o propósito de garantir que os protocolos de higiene e prevenção sejam mantidos, os buffets de casamento passaram a adotar as porções individuais como uma excelente alternativa.

Além de muito sabor, as porções individuais servidas aos convidados costumam ser preparadas com muita delicadeza e sofisticação.  

Foto: @camadegato
prato elaborado para casamento colonial
Foto: @camadegato

Eco Wedding: uma tendência que chegou para ficar!

O Eco Wedding ou Casamento Sustentável é uma tendência que vem crescendo bastante nos últimos anos. E tem como princípio os 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Com o compromisso de cuidar da natureza, esse tipo de cerimônia visa reduzir os desperdícios e impactos ao meio ambiente.

E são muitas as alternativas que você poderá incorporar no planejamento de sua cerimônia sustentável, tais como: cardápio orgânico e saudável, economia na iluminação, fornecedores locais, convite sustentável.

Inclusive, o casal Sasha Meneghel e João Figueiredo optou justamente por uma cerimônia mais sustentável

O casamento intimista no jardim da casa de Xuxa Meneghel, em Angra dos Reis (RJ), foi realizado em maio de 2021 e contou com um buffet todo vegano. Além disso, a noiva escolheu um convite de casamento sustentável, reaproveitável e vegano.

casamento de Sasha Meneghel
Pinterest
convite de casamento sustentável
Pinterest

Decoração de casamento: cores vibrantes

Cores alegres e vibrantes, aliado a elementos e texturas que remetem a natureza permanecem em alta nas decorações de casamento. E essa tendência é perfeita tanto para casamentos ao ar livre, quanto realizados em espaços fechados.

casamento decorado com cores vibrantes
Pinterest
cores vibrantes para casamento 2022
Pinterest

Regency Blue: inspiração Bridgerton

A série de grande sucesso Bridgerton tem influenciado e muito na decor do casamento.

O estilo Regency que mescla detalhes vintage, influência inglesa, romantismo e elementos da realeza, se tornou o queridinho de muitas noivas. Aliás, o Regency Blue, um tom de azul característico dessa época, promete estar presente em muitos detalhes do casamento.

Além do mais, a paleta de cor azul é perfeita para casamentos intimistas e ao ar livre.

tendência Regency Blue
Pinterest
casamento inspiração Bridgerton
Pinterest

Cor do ano 2022: Very Peri

Para lidar com um cenário totalmente novo na qual passamos a viver em virtude da pandemia, a Pantone desenvolveu a cor Very Peri. E como símbolo desse processo de transformação, essa nova cor tem uma atitude alegre e incentiva a criatividade e a inovação.

A cor possui uma mescla de azul, vermelho e violeta. E certamente marcará presença em muitas decorações e já é considerada uma tendência de casamento para 2022.

cor do ano de 2022
Pinterest
decoração de casamento very peri
Pinterest

Alianças de casamento: tendências 2022

aliança de casamento em ouro amarelo continua super clássica e, é claro, nunca sai de moda!

Porém, todo ano surgem algumas tendências mais procuradas e para esse ano de 2022, não poderia ser diferente. Certo?

A tendência da vez são as alianças com larguras reduzidas: de finas (com 2mm) à intermediárias (com 5mm). Além disso, a procura por modelos que tragam um conforto maior vem crescendo expressivamente.

Não por acaso, as alianças anatômicas tem se tornado as queridinhas de muitos casais.

Por que as alianças em ouro amarelo são as mais usadas?
O que é uma aliança anatômica? Vale a pena?

alianças de casamento 2022
Par de alianças Marseille - Reisman

Look da noiva: tendências 2022

Vestido de noiva com mangas bufantes

A manga bufante voltou à moda com tudo! E, é claro, que não poderia ficar de fora do bridal look. Independente do modelo, as mangas bufantes proporcionam modernidade ao visual e garante um toque super romântico ao vestido de noiva.

vestido de noiva com manga bufante
Pinterest
tendência de vestido de noiva
Pinterest

Vestido de noiva com corset

Uma tendência de casamento que está voltando com força total e promete ganhar o coração de muitas noivas é o vestido de noiva com corset.

Além de modelar a silhueta, o corset adiciona ao vestido um toque sexy e super moderno. Sem contar que ele combina perfeitamente com bordados e saias volumosas.

tendência vestido de noiva com corset
Pinterest
corset para vestido de noiva
Pinterest

Convites Virtuais

Outra tendência de casamento super em alta para os próximos anos são os convites virtuais! Muitos casais tem optado por mandar os convites por e-mail e whatsapp, além de terem um site personalizado com todos os detalhes a respeito do casamento.

Algumas empresas especializadas criam artes listas e até mesmo vídeos que tem tudo a ver com a identidade visual do casamento. 

Além da economia (afinal, vocês não irão arcar com os custos de impressão), os convites virtuais também são ótimos pela agilidade de entrega e a possibilidade de, caso necessário, alterar as informações. 

Foto: Just360

Por último...

Vale ressaltar que tendência alguma é obrigada a ser seguida, ok? Lembre-se que elas existem como uma forma de inspiração.

Não se prenda demais nem as tradições nem a modismos na hora de planejar o seu grande dia!

Independente de estar na moda ou não, planeje o casamento conforme o seu gosto e personalidade. Não se esqueça que esse será o dia mais importante de suas vidas e, como tal, merece ser vivido da forma que vocês dois sempre sonharam.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.