Se você está procurando por um anel de noivado com diamantes, é provável que tenha ouvido falar de certificado de diamante. Certo?
Mas, você sabe o que é um certificado de diamante? Ou, o que são diamantes certificados?
A seguir vamos esclarecer as dúvidas mais comuns sobre certificados de diamante no Brasil, incluindo o que é o certificado GIA. Assim ficará mais fácil saber se um anel de noivado com diamante certificado é ou não o ideal pra você!
O que é um certificado de diamante?
O certificado de diamante é um documento emitido por um Laboratório Gemológico, no qual são detalhadas todas as especificações do seu diamante. Tais características são conhecidas como os 4’Cs do diamante: Color (cor), Clarity (pureza), Cut (lapidação) e Carat (peso em quilates).
Atualmente, o certificado GIA é o mais respeitado do mundo!

Portanto, um diamante certificado é uma pedra que possui um laudo gemológico, feito a partir de uma minuciosa análise dos 4Cs.
Como conseguir um certificado de diamante?
Para obter um certificado de diamante é necessário encaminhar a pedra para um laboratório gemológico. A partir daí, o diamante passará por uma análise criteriosa e, após a conclusão da classificação do diamante, será emitido um laudo detalhado da gema.
Contudo, é importante destacar que não são todos os tamanhos de diamantes que podem ser certificados. Geralmente, os laboratórios costumam exigir uma pontuação mínima de pedra para realizar o processo de certificação do diamante.
Aliás, dentre todos os laboratórios de gemas aptos para fazer essa certificação, o GIA (Instituto Gemológico da América) é considerado um dos mais importantes do mundo. Por essa razão, o certificado de diamante GIA é o mais respeitado e valorizado pela alta joalheria.

Onde conseguir um certificado de diamante no Brasil?
Aqui no Brasil existem laboratórios de gemas que emitem um Documento de Classificação do Diamante, como o IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos).
Localizado em São Paulo capital, o IBGM possui o mais bem equipado laboratório gemológico do Brasil para identificação e classificação de gemas. E seus documentos são reconhecidos internacionalmente.
Entretanto, além do IBGM e outros laboratórios brasileiros, existem também gemólogos que são peritos avaliador. Ou seja, esses profissionais são aptos também para avaliar a pedra e emitir um documento atestando a autenticidade do diamante e sua classificação.
Entretanto, ainda assim, o laudo GIA continua sendo o mais procurado e renomado.

O que é o instituto GIA?
O GIA (Gemological Institute of America ou Instituto Gemológico da América) é uma organização independente e sem fins lucrativos, dedicada à pesquisas e estudos de gemas.
Fundado em 1931 nos Estados Unidos por Robert M. Shipley, o GIA é líder mundial em pesquisa gemológica. Seu laboratório é reconhecido mundialmente por sua rigidez e excelência no processo de análise de gemas.
Além de sua sede localizada em Carlsbad, na Califórnia, o instituto também conta com diversos campus, centros de pesquisas e laboratórios instalados em vários países.
Por ser um dos mais renomados e importantes laboratórios gemológicos do mundo, o GIA é a maior autoridade em diamantes, pedras coloridas e pérolas.
Além disso, o GIA é o responsável pela criação do Diamond 4Cs (em português, 4C’s do Diamante). Esse método desenvolvido em 1940 para avaliar a qualidade do diamante, se tornou uma referência mundial. E, até hoje, laboratórios ao redor do mundo utilizam o método dos 4C’s para uma avaliação completa dos diamantes.
Na imagem abaixo, explicamos brevemente cada uma dessas 4 características do diamante:

O que é um certificado GIA?
O certificado do GIA é um relatório detalhado da pedra, emitido pelo próprio GIA após um processo de análise laboratorial minucioso e imparcial.
E essa análise é realizada segundo um sistema de avaliação da qualidade do diamante – os 4C’s – desenvolvido pelo próprio instituto.

- Certificado GIA: informações no relatório
O certificado GIA é bastante detalhado. Nele você encontrará um número de identificação – chamado de número de relatório GIA -, a data em que a certificação foi realizada e, é claro, uma análise completa do diamante, que inclui:
– o formato e corte/lapidação do diamante
– as medidas em milímetros do diamante
– o peso em quilate do diamante
– a cor do diamante dentro da escala GIA
– o grau de pureza do diamante
– o grau de polimento da lapidação do diamante
– a proporção do corte do diamante
– a fluorescência do diamante

- Certificado GIA: inscrição a laser no diamante
Todo certificado emitido pelo GIA possui uma sequência numérica única, chamada de GIA Report Number (Número de Relatório GIA). E esse mesmo número presente no certificado, é também inscrito a laser no cinturão do diamante (conforme imagem a seguir).
Essa inscrição feita a laser na pedra é um recurso seguro de identificação, na qual vincula o diamante ao seu certificado. Ou seja, é uma forma de garantir a autenticidade da certificação da gema.

- Certificado de diamante GIA: relatório digital
Além do certificado físico (ou seja, em papel timbrado com o selo de autenticidade GIA e o QR Code), é possível também obter esse mesmo documento de forma digital.
Isto é, você poderá consultar de forma rápida e prática se as informações presentes em seu certificado físico são autênticas e estão em conformidade com as contidas no banco de dados do GIA.
E para consultar esse certificado digital do diamante, basta acessar o Report Check e inserir o número de relatório GIA no campo solicitado.
Aliás, para contribuir com a sustentabilidade ambiental, o GIA declarou recentemente que a partir de 2025 seus certificados serão emitidos somente de forma digital. Com essa atitude sustentável, eles estimam reduzir anualmente o consumo de toneladas de papel e plástico.

Diamantes certificados são mais caros?
Sim. Diamantes certificados terão um valor mais elevado quando comparados a diamantes não certificados.
Isso porque toda essa análise laboratorial minuciosa gera custos e demanda tempo. Por isso, um diamante certificado — isto é, com laudo gemológico — será mais caro.
Por que comprar um anel com diamante certificado GIA?
A compra de um anel de noivado com diamante exige muito cuidado e atenção! Além do custo da joia, existe também um valor emocional muito maior. Por isso, é natural que você busque se sentir seguro ao encomendar o anel para o seu pedido de casamento.
Sendo assim, ao escolher um anel de diamante com certificado GIA você estará realizando uma compra com maior segurança e mais tranquilidade por 3 motivos:
1. O laudo gemológico emitido pelo GIA garante que a pedra central presente em sua joia passou por uma análise rigorosa e se trata de um diamante verdadeiro.
2. Através do certificado GIA, você saberá todas as características exatas do diamante que você está adquirindo.
3. O seu anel de noivado se torna mais valorizado com um diamante certificado pelo GIA.
Ah, e além de todas essas vantagens, lembre-se que é possível também confirmar a autenticidade do certificado através do App ou site GIA.
Onde comprar diamantes certificados?
Nós da Reisman trabalhamos também com anéis de noivado com diamantes certificados.
Caso você esteja em busca da joia perfeita para eternizar o seu noivado, te convidamos a conhecer a nossa coleção de anéis de noivado com diamante certificado!
E caso tenha dúvidas quanto a escolha do anel de noivado, saiba que nossa Equipe Reisman está pronta para te auxiliar nesse momento tão especial! Fale conosco pelo Chat!
Pingback: Quais são os 4Cs do Diamante? Tudo que você precisa saber • Reisman Blog
Pingback: Como ler um certificado GIA de Diamante passo a passo
Pingback: Quanto devo investir em um anel de noivado? • Reisman Blog