Por que os vestidos de noiva são brancos?!

Por que os vestidos de noiva são brancos?!

Muita gente não sabe, mas o vestido de noiva nem sempre foi assim como conhecemos… Até meados do século 19, o costume era que as noivas usassem seus melhores vestidos para se casar, e eles podiam ser de qualquer cor! Qualquer mesmo! A regra era que o vestido fosse o mais luxuoso possível, não importando a coloração! Por isso, usar um vestido de noiva branco era algo completamente incomum!

“Quem lançou a moda foi, na verdade, a Rainha Vitória, ao se casar inteiramente de branco com o príncipe Albert, em 1840. A partir daí, a cor branca no vestido passou a simbolizar pureza e castidade“, explica a historiadora Rosana Lobo.

Depois da Rainha Vitória ficou cada vez mais comum aderir a cor branca! E, com o passar do tempo, o vestido de noiva branco se tornou uma verdadeira tradição entre muitas e muitas noivas de todo mundo!

Na maioria das culturas ocidentais, o vestido branco se consagrou como a opção clássica das noivas! No entanto, ainda existem países em que o vestido de noiva não é necessariamente branco.

Pegando essa temática, a minisérie da Globo “Liberdade, Liberdade” mostrou uma de suas personagens “lançando tendência”, ao se casar com um vestido branco! Na época, isso era algo super inusitado! Confira abaixo o modelo escolhido pela personagem Branca, da atriz Nathalia Dill.

branca-nathalia-dill-1

E obviamente, o vestido de noiva branco foi passando por uma verdadeira evolução com o tempo! Cada década ficou marcada por alguns estilos muito característicos! Nos anos 80, os vestidos eram exagerados e com mangas bufantes, já nos anos 2000, os vestidos de noiva estilo tomara-que-caia foram super dominantes!

vestido-de-noiva

Interessante né? E pra quem ficou curioso, abaixo um vídeo da evolução do vestido de noiva desde 1915 até os dias atuais! Confira:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.