Homem usa anel de noivado? Descubra qual a joia utilizada por eles!

Homem usa anel de noivado? Descubra qual a joia utilizada por eles!

Se você está em busca da joia ideal para fazer o pedido de casamento, certamente já se deparou com uma infinidade de modelos de anéis de noivado. Certo?

Mas afinal, se o anel de noivado é uma joia normalmente utilizada pela mulher, o que o noivo usa durante o noivado? Existe anel de noivado para homem?

Continue lendo para saber mais!

Pedido em viagem - Anel Amore Mio
Cliente Reisman: Anel de Noivado Amore Mio

A tradição do anel de noivado

Ao contrário do que muita gente pensa, fazer o pedido de casamento com um anel de noivado é uma tradição bastante antiga!

Há indícios de que o costume começou lá por volta de 2.800 A.C., com os egípcios. E há também quem diga que essa é uma tradição atribuída aos gregos e romanos.

Formalmente, entretanto, o primeiro registro oficial de um anel de noivado com diamantes foi em 1477, quando o Arquiduque Maximiliano da Áustria pediu em casamento a Condessa Maria de Borgonha.

anel de noivado Reisman

Tradicionalmente, o anel era sempre dado pelo homem à mulher, portanto, somente ela utilizava a joia!

Além de ser um belo presente para sua futura esposa, o 
anel de noivado era utilizado como símbolo do compromisso de se casar em breve. 

Ah, e vale dizer que, como uma boa e forte tradição, esse símbolo ainda se mantém firme e forte! Não por acaso, a grande maioria dos clientes Reisman faz o pedido de casamento com um anel de noivado. 

Por conta disso, existem noivos que não utilizam nenhuma joia durante o noivado. Isto é, eles fazem o pedido de casamento somente com um anel para ela.  Mas é importante ressaltar que esse não é o único costume possível, ok?  O homem pode utilizar uma joia para simbolizar o noivado: a aliança!

Continue lendo para saber mais!

O pedido de casamento com um par de alianças

Muito embora a tradição do anel de noivado seja bem antiga e amplamente adotada mundo afora, existem alguns países que não adotam esse costume, sabia?

O Brasil, por exemplo, era um deles! Por aqui, a tradição do anel de noivado era pouquíssimo conhecida. Assim como em outros países latino-americanos, o mais comum era que o pedido de casamento fosse feito com um par de aliançasIsto é, duas joias que seriam utilizadas por ambos durante o noivado. 

Acontece que, de algumas gerações para cá, o costume do anel de noivado se tornou mais conhecido e ganhou o coração das futuras noivas. 

Portanto, atualmente, o pedido pode ser feito tanto com um anel de noivado (utilizado somente por ela), quanto com um par de alianças (utilizadas pelo casal)! 

A verdade é que não existe certo ou errado, tudo vai depender do que faz mais sentido para vocês e de qual a tradição adotada.

 

Mas e aí: "homem usa anel de noivado?"

O homem usa ALIANÇA de noivado e não ANEL de noivado. 
Não entendeu direito? Vamos explicar melhor. 

Simbolicamente, o anel e a aliança representam o mesmo: que o casal assumiu o compromisso de se casar e que deram início ao noivado (fase que antecede o casamento).  

No entanto, visualmente, o anel de noivado e a aliança de noivado são joias bem distintas e nós vamos te mostrar em detalhes as diferenças entre o anel e a aliança de noivado.

pedido de casamento com anel e aliança
Clientes Reisman Bruno e Tatiane (Anel Amore Mio e Aliança Guarulhos)

Afinal, qual a diferença entre o anel de noivado e a aliança de noivado?

diferença entre anel de noivado e aliança

A principal diferença entre o anel e a aliança de noivado é o DESIGN DAS JOIAS. 

Note na imagem acima que as alianças de noivado e o anel de noivado são joias estruturalmente bem diferentes:

Isto é, o anel de noivado possui uma torre projetada para fora do aro, garantindo um máximo destaque a pedra central, geralmente um diamante. E seu aro pode ser liso ou adornado por delicados detalhes. 

Em contrapartida, a aliança de noivado possui um design bem diferente. Seu aro pode ser liso ou então conter detalhes – como frisos e chanfros -, além, é claro, de diamantes cravados no próprio aro.

 

Pedido de casamento romântico no quarto
Cliente Reisman: Anel de Noivado My Dream 50pts

Devido ao design bem delicado do anel de noivado, essa é uma joia que costuma ser considerada bastante feminina. 

Vale destacar, porém, que recentemente a joalheria
Tifanny & Co lançou a primeira coleção de anéis de noivado masculino.

Mas é claro que a joia ganhou uma nova roupagem: um design mais moderno e robusto, totalmente diferenciado dos tradicionais anéis de noivado. Permanecendo, porém, um belo diamante em destaque 😉. Será que os homens vão adotar essa ideia?

anel de noivado masculino
The Charles Tiffany Setting

O que o homem usa durante o noivado?

Agora que você já entendeu a diferença entre anel e aliança de noivado, podemos dizer que tradicionalmente, o ANEL de noivado é utilizado somente pela mulher. Enquanto que a ALIANÇA de noivado pode ser usada pelo homem ou por ambos. 

Ou seja, se o casal fizer questão de que ambos utilizem uma joia de noivado, nesse caso, a joia – comumente – utilizada por ele será uma ALIANÇA de noivado.

Vale destacar que muitos noivos, mesmo fazendo um pedido com anel, fazem questão de também utilizar uma aliança e nós achamos isso muito legal, diga-se de passagem!

Devo comprar um par de alianças ou um anel para o pedido?

É claro que você pode ir direto ao ponto e já comprar as alianças. 

Entretanto, antes de fazer sua escolha, é fundamental que o gosto (e o sonho) do casal seja considerado. Isso porque muitas namoradas também adorariam ter o pedido de casamento feito com um lindo anel de noivado!

pedido de casamento em Noronha
Pedido de Casamento dos Clientes Reisman: Luísa e Nayrlon

Sendo assim, você pode escolher quatro formas de fazer o pedido:

1. Pedido somente com um par de alianças
Essa sem dúvidas, é a opção mais econômica. No entanto, ela apresenta uma grande desvantagem: como o pedido costuma ser surpresa, a mulher acaba não opinando na escolha das alianças. 

2. Pedido somente com o anel de noivado
Essa é a opção mais escolhida pelos nossos clientes. Nesse caso, o anel é uma surpresa e o casal, após o pedido, escolhe junto o par de alianças que vão usar! 

3. Pedido de casamento feito com um anel de noivado para ela e uma aliança para ele
Nesse caso a noiva usa o anel de noivado (na mão esquerda ou direita), e o noivo usa a aliança de noivado na mão direita.

4. Pedido feito com um anel de noivado e um par de alianças
Nesse caso o noivo usa a aliança de noivado na mão direita, já a noiva usa tanto o anel de noivado quanto a aliança. E ela pode optar por usar ambas as joias juntas (na mão direita), ou separadas (o anel na mão esquerda e a aliança na direita).

anel de noivado e aliança
Clientes Reisman: Luísa e Nayrlon (Alianças Suíça e Anel Amore Mio)

A aliança de noivado masculina pode ter diamantes?

Assim como a aliança feminina que pode ter seu aro cravejado por diamantes, a aliança masculina também pode (e a propósito, fica linda!).

Saiba que na alta joalheria existe uma variedade de modelos de alianças de noivado que podem ser personalizadas com diamantes.

E ao invés do tradicional diamante “incolor”, os noivos costumam optar pelas alianças masculinas personalizadas com diamantes negros, conferindo a joia ainda mais exclusividade e modernidade.

aliança masculina de noivado com diamantes
Clientes Reisman: Diogo e Lívia (Par Vila Rica personalizado)

Qual a cor de ouro devo escolher para a aliança de noivado?

Se você busca por uma joia mais tradicional, as alianças em ouro amarelo 18k certamente serão a melhor escolha.

Por outro lado, caso queira fugir do tradicional, você pode optar por alianças de noivado confeccionadas em ouro rosé ou em ouro branco.

Um belo exemplo é o nosso modelo abaixo Vila Rica. Note que a aliança foi confeccionada em ouro branco 18k e personalizada com diamantes negros. E vamos concordar que a joia ficou linda, não é mesmo?! ❤️

Existe anel de noivado para homem?
Aliança Vila Rica (personalizada)
Homem usa anel de noivado?
Aliança Vila Rica (personalizada)

Lembre-se de levar em conta também a manutenção que cada cor exige. Isto porque, joias em ouro branco demandam maior manutenção devido ao Banho de Ródio.

O que é o Banho de Ródio?

As alianças de noivado são as mesmas usadas no casamento?

Depende. Podem ou não ser as mesmas e vocês vão definir isso. 

Alguns casais optam por usar as mesmas alianças (o mais comum), enquanto outros preferem trocar as alianças do noivado por um par totalmente novo, fazendo um Upgrade no modelo.

Vale destacar que durante o noivado as alianças são utilizadas no dedo anelar da mão direita e, após a cerimônia de casamento, elas são passadas para o dedo anelar da mão esquerda, ok? E é bem comum que as medidas desses dedos sejam diferentes então provavelmente as joias precisarão ser ajustadas!

em qual dedo usar o anel e a aliança?

Pedido de casamento: Noivos Reisman com alianças de noivado

Confira abaixo alguns de nossos #clientesreisman que – assim como muitos noivos – optaram por usar uma bela aliança durante o noivado:

Anel de noivado para homem
Taís e Fernando (Alianças Savassi)
pedido de casamento com aliança de noivado
Giovana e Tiago (Alianças Sergipe e Anel My Dream)
Existe anel de noivado masculino?
Priscila e Rafael (Alianças São Cristóvão)
o que o homem usa no noivado?
Helder e Kim (Aliança Chuí e Anel Amore Mio)
homem usa anel de noivado?
João Antônio e Aline (Alianças Sergipe)
casal de noivos com alianças de noivado
Camylle e Breno (Alianças Delicate e Anel Amore Mio)
Existe anel de noivado para homem?
Jan e Loren (Alianças Confort)

Este post tem 2 comentários

  1. Caio

    Muito bom o artigo que prepararam. Obrigado e parabéns!

  2. felipekennedy76@hotmail.com

    Parabéns pelas informações sobre os anéis e alianças de noivado!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.