Tudo sobre aparador de aliança: o que é e como usar essa joia?

Tudo sobre aparador de aliança: o que é e como usar essa joia?

Também conhecido como meia aliança, o Aparador de Aliança é um anel que tradicionalmente acompanha a aliança de casamento. Geralmente, ele é confeccionado em ouro 18k e pode ou não apresentar pedras em seu aro.

E para descobrir todos os encantos dessa joia, continue lendo! A seguir iremos contar para que serve um aparador de aliança e também como e quando usá-lo! Confira!

Qual a história do aparador de aliança?

Não há relatos concretos sobre como surgiu o aparador de aliança (ou meia aliança). No entanto, o que se sabe é que o uso dessa joia é um costume bem antigo, cultivado principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

Essa joia costumava ser um presente dado às esposas por seus maridos para celebrar alguma data importante, como o aniversário de casamento ou o nascimento de um filho.

Porém, com o passar dos anos, essa joia foi ganhando novos significados e conquistando cada vez mais o coração de muitas mulheres. Inclusive, hoje em dia é bem comum que algumas mulheres, mesmo sendo solteiras e sem filhos, usem um aparador como uma joia usual ou então para simbolizar uma conquista pessoal ou profissional.

qual a historia da meia aliança?
Aparador de aliança Eternity em ouro branco 18k - Reisman

Para que serve um aparador de aliança?

O aparador de aliança serve, sobretudo, para “aparar” ou “segurar” a aliança de casamento. Por essa razão, ele é usado tradicionalmente na frente da aliança.

Inclusive, caso a aliança esteja um pouco larguinha e não haja a necessidade de ajustá-la, utilizar um aparador com uma medida um pouquinho menor pode ser a solução perfeita para mantê-la segura em seu dedo.

Contudo, o aparador não tem somente essa função! Ele serve também para proteger e valorizar sua aliança de casamento. Ou seja, ao utilizar um aparador, você é capaz de renovar sua aliança em segundos, deixando-a ainda mais bonita e elegante. 

para que serve um aparador de aliança?
Mix de joias em ouro 18k e diamantes - Reisman

Quais modelos de alianças combinam com um aparador?

Podemos dizer que qualquer modelo de aliança combina com um anel aparador! Ou seja, tanto alianças clássicas e sem diamantes quanto alianças mais modernas e com muitos diamantes podem ser combinados com um lindo aparador. 

Sinta-se à vontade para combinar suas joias da forma que mais lhe agradar! No entanto, é essencial que a combinação entre ambas as joias fique harmoniosa e, é claro, confortável em seu dedo.

Por exemplo, caso sua aliança possua um design mais tradicional e sem pedras, uma dica é escolher um aparador de alianças com diamantes (como o nosso modelo Atacama). 

Por outro lado, se você já possui uma aliança com diamantes e deseja um aparador mais discreto, uma sugestão é optar por uma meia aliança sem pedras (como o nosso modelo Bolinhas).

meia aliança com diamantes
Aparador Atacama com diamantes - Reisman
aparador de aliança sem pedras
Aparador Bolinhas - Reisman

Como se usa o aparador com a aliança de casamento?

Tradicionalmente, o aparador é utilizado no mesmo dedo que a aliança de casamento. Isto é, as joias são utilizadas juntas no dedo anelar esquerdo.

Quanto a ordem das joias, você poderá colocar o aparador antes ou depois da aliança, conforme sua preferência. Porém, se a sua intenção é fazer com que o aparador “segure” sua aliança, ele deve ser colocado por último.

Já uma outra alternativa é utilizar dois aparadores. Nesse caso, quando se usam dois aparadores, a aliança é geralmente utilizada entre eles. E para garantir um visual mais harmonioso e delicado, o ideal é que a aliança possua um design mais simples e tradicional.

Além disso, é possível também usar o aparador junto da aliança e do anel de noivado! E quando se opta por utilizar essas três joias no mesmo dedo, normalmente o anel de noivado é colocado primeiro, em seguida é a aliança e por último o aparador.

como usar um aparador de aliança?
Anel Último Romance, Aliança Lyon e Aparador Moon - Reisman

Quando deve ser usado um aparador de aliança?

Ao contrário da aliança de casamento que, normalmente, é utilizada diariamente, o aparador é uma joia opcional! Isto é, ele pode ser usado apenas quando você desejar!

Se você é uma pessoa mais prática, por exemplo, uma sugestão é utilizar a meia aliança somente em ocasiões ou eventos especiais para conferir um charme especial à sua aliança. 

Portanto, fique à vontade para usar suas joias quando se sentir mais confortável e segura!

Qual cor de ouro escolher para o aparador?

Não existe uma regra quanto a escolha da cor do ouro para o aparador! Isso vai depender de seu gosto e estilo. Por isso, escolha a cor que mais lhe agrade.

Além disso, você poderá também combinar e misturar joias com diferentes cores de ouro. Por exemplo, você pode usar uma aliança de casamento em ouro amarelo e escolher um aparador em ouro branco (ou em ouro rosé) para compor o visual.

Ou ainda, você poderá usar diversos aparadores juntos e optar por modelos com diferentes cores de ouro. Sem dúvidas, ficará uma combinação moderna e super descolada.

qual cor de ouro escolher para o aparador de aliança?
Mix de joias em ouro 18k e diamantes - Reisman

Pode usar um aparador sem aliança de casamento?

Sim, é possível usar um aparador sem uma aliança de casamento! Como mencionado anteriormente, o aparador pode ser o símbolo de alguma conquista profissional ou pessoal na vida da mulher. Por essa razão, ele não precisa ser usado somente para “aparar” uma aliança.

É possível usar um aparador com um anel de noivado, com outros modelos de aparadores ou até mesmo ser usado sozinho.

Por se tratar de uma joia super versátil e usual, a meia aliança pode ser combinada com diversas joias. Sinta-se à vontade para criar combinações e usar suas joias da maneira que mais fizer sentido para você!

meia aliança com diamantes
Aparador Eternity com diamantes - Reisman

Onde comprar um aparador de aliança?

Se você está em busca de um aparador de aliança para presentear alguém muito especial ou até mesmo se presentear, saiba que a Reisman possui uma Coleção de Aparadores delicados e perfeitos para qualquer ocasião.

Além disso, nossos aparadores podem ser confeccionados tanto em ouro amarelo 18k quanto em ouro branco 18k. E dependendo do modelo, é possível optar também pela joia em ouro rosé 18k.

Conheça a nossa coleção e encontre a joia perfeita!

Dúvidas em qual modelo escolher? Fale conosco!
Nossa Equipe Reisman está pronta para te auxiliar nesse momento especial! ❤️

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.