Nas joalherias, estamos acostumados a ver o ouro branco com um aspecto prateado bem brilhante, certo?
Esse efeito é causado justamente por um acabamento chamado Banho de Ródio!
O que pouca gente sabe é que o ouro branco sem ródio tem um tom levemente amarelado e nós vamos te explicar o por quê disso!
O que é o Ouro 18k?
Antes de mais nada, é necessário entender que o ouro 18k é uma liga metálica que contém 75% de ouro puro + 25% de outros metais (cobre, prata, paládio, etc).
O quilate (simbolizado pela letra K) indica a pureza do ouro. Então, quando falamos do ouro 18k estamos nos referindo a um ouro com teor de 75% de pureza.
Esses 25% de outros metais são adicionados para garantir mais resistência à joia, uma vez que o ouro puro é um metal extremamente maleável.
Caso as joias fossem feitas apenas com ouro puro, elas amassariam facilmente! E é por este motivo que o ouro 18k é considerado a melhor liga metálica para confeccionar joias.
Dessa forma, além de garantir maior resistência à joia, os 25% de outros metais determinam qual será a coloração do ouro:
– Ouro Branco: 75% de ouro puro + outros 25% de metais mais brancos, como por exemplo, o paládio ou níquel.
– Ouro Rosé: 75% de ouro puro + outros 25% de metais mais avermelhados, como o cobre, por exemplo.
Lembre-se: independentemente da cor (seja ouro amarelo, ouro branco ou ouro rosé), a joia deverá sempre ter 75% de ouro puro para que seja 18k.
O que é o Ouro Branco 18k?
Como já explicado acima, o ouro branco é uma liga metálica que contém 75% de ouro puro + 25% de metais mais brancos.
Dessa forma, por ter justamente 75% de ouro puro (que é naturalmente amarelo), o ouro branco é, na verdade, levemente amarelado. Não entendeu muito bem? Vamos fazer uma analogia bem simples com tintas.
Misturando uma tinta amarela com um pouco de tinta branca, obtém-se um tom mais claro de amarelo, correto?
Falando de maneira bem simplificada, o mesmo acontece com a mistura dos metais: acrescentando os 25% de metais mais brancos apenas deixamos o tom de amarelo do ouro puro um pouco mais suave e discreto! Ou seja, o popularmente conhecido “ouro branco” é, na realidade, um pouco amarelado.
Voltando ao exemplo das tintas, quanto mais branco adicionarmos à cor amarela, mais claro será o tom de amarelo obtido. Você pode então estar se perguntando: “porque não adicionamos mais de 25% de metais brancos ao ouro puro para obter uma cor bem menos amarelada, quase totalmente prateada?”
A resposta é simples: a proporção de 75% de ouro puro para 25% de outros metais seria desobedecida e isso resultaria em um ouro com baixo teor de pureza (abaixo de 18k). Ficou mais claro?
Bom, mas você ainda pode ter mais uma dúvida: se o Ouro Branco é, na realidade, levemente amarelado, por que ele tem o aspecto totalmente PRATEADO nas joalherias?
E a resposta é: porque o ouro branco recebe um acabamento chamado banho de Ródio.
O que é o Banho de Ródio?
O ródio é um metal raro e precioso, assim como o ouro, a prata e platina! O banho de ródio é responsável por cobrir a cor levemente amarelada natural do ouro branco, deixando a joia com aquele tom prateado lindo que vemos nas joalherias! Por isso, toda joia de ouro branco é Rodinada em seu acabamento final.
O banho de ródio é um processo possível através da Eletrólise! Nesse procedimento, o ródio vai sendo depositado ao redor do ouro branco, formando uma fina camada. Lembra das aulas de química sobre cátodo e ânodo?
Ah e caso você esteja se perguntando, nenhum dano é causado as pedras durante esse procedimento. O ródio recobre apenas a parte metálica da joia.
O banho de ródio sai com o uso?
Por ser um acabamento, o banho de ródio vai se desgastando com o tempo e isso é completamente natural! Quanto maior o uso da joia, maior será o seu desgaste.
Brincos rodinados tem um desgaste menor, pois são utilizados por menos tempo, não costumam sofrer atritos, são constantemente retirados na hora de dormir, tomar banho, etc. Isso evita o desgaste do banho.
Já os anéis são os que mais apresentam desgaste no banho de ródio. Isso porque raramente os retiramos e, por serem utilizados nos dedos, estão constantemente em contato com outros objetos. Perceba que a parte de maior desgaste do banho acaba sendo a parte de baixo do anel, aquela que justamente fica mais em contato com aquilo que seguramos, tocamos, etc.
Como alianças são utilizadas em quase 100% das ocasiões, elas acabam sofrendo mais com o desgaste do banho de ródio. Por isso, com o passar do tempo, a joia pode começar a ficar levemente amarelada, mas fique tranquilo, um novo banho de ródio faz a joia ficar como nova!
Quanto tempo dura o banho de ródio?
Isso varia muito de pessoa pra pessoa e tem relação direta com a frequência de uso e cuidado com a joia.
Em alianças, o banho de ródio costuma durar de 6 meses há um ano. Mas há quem use por mais de 2 anos e não perceba – ou não se incomode – com o leve aspecto menos prateado da joia.
É necessário fazer a manutenção do banho de ródio sempre?
Como mencionado acima, existem pessoas que nem percebem que a joia está levemente amarelada. Já outros porém, ficam um pouco incomodados assim que percebem que a camada amarelada está começando a aparecer.
Portanto, leve em consideração seu gosto pessoal: se você gosta do aspecto totalmente prateado é bem provável que você tenha que refazer o acabamento de tempos em tempos para alcançar esse resultado.
Mas se a ideia é ter o menor trabalho possível, recomendamos que você opte pelo ouro amarelo ou pelo ouro rosé! Essas duas cores de ouro não exigem manutenção de cor.
Lembre-se que o ouro branco sem dúvidas exigirá uma manutenção maior em razão da necessidade do banho de ródio! Leve isso em consideração na hora de escolher suas alianças ou anel de noivado
É possível optar pela joia em ouro branco sem o banho de ródio?
É possível sim! Nesse caso, é o que chamamos de ouro champagne ou ouro nobre.
O ouro champagne, além de exigir uma manutenção menor – já que não terá o banho de ródio – ainda garante muita sofisticação e personalidade a joia.
Eu, particularmente, não gosto de banho de ródio, prefiro a cor natural do ouro branco, quando bem cinzento. Se eu quisesse algo bem prateado escolheria uma aliança de platina ou paládio (que está bastante na moda no exterior) e tem teor de pureza maior que a do ouro.
Pingback: 10 coisas que você precisa saber antes de comprar suas alianças | Blog Reisman Alianças
Minhas joias ouro branco estavam com esse tom acinzentado, agora entendi que precisam do banho de ródio.
Eu estava lendo sobre o ouro branco e fiquei pensando: ouro branco é amarelado, mas tenho uma aliança de ouro branco que tem uma cor escura, exatamente o que você comentou,cinzento. Eu,particularmente,não gosto deste tom cinzento.
Amei! Bom saber que temos está opção para proteger nossas jóias! Principalmente aquelas com grande valor sentimental como herança de família!
Pingback: 14 coisas que você PRECISA saber para comprar um Anel de Noivado
Então é por isso que eu percebia que meus anéis em ouro branco mudavam de cor, de quanto em quanto tempo preciso fazer a manutenção do banho de ródio? Tenho dois anéis em ouro branco.
Pingback: 9 razões que vão te convencer a comprar um anel de noivado pela internet
Pingback: Alianças em ouro rosé: mais de 14 modelos para você se apaixonar!
Pingback: As 10 dúvidas mais comuns a respeito do anel de noivado
Pingback: Homem usa anel de noivado? Descubra qual a joia utilizada por eles
Pingback: Como escolher o anel de noivado para minha namorada?