As 10 dúvidas mais frequentes sobre o anel de noivado

As 10 dúvidas mais frequentes sobre o anel de noivado

Se você está planejando fazer um pedido de casamento, mas não sabe se opta por um anel de noivado ou pelas alianças, então essa matéria é perfeita para você! 

Alguma vez você já parou para pensar em qual o verdadeiro significado de um anel de noivado? Já se perguntou porque a grande maioria das mulheres sonha em ser pedida em casamento com um? 

Respondemos abaixo as 10 dúvidas mais frequentes sobre o anel de noivado:

1. Qual o significado de um anel de noivado?

pedido de casamento surpresa

Antes de mais nada, você deve saber que um anel de noivado carrega um valor sentimental muito grande:

Ele é um símbolo de que o namoro acabou. Isso mesmo. O amor de vocês foi crescendo, crescendo, crescendo, até que transbordou. Hoje, você não quer que ela seja apenas sua namorada, você quer que ela se torne sua esposa.

E é exatamente isso que esse pequeno anelzinho representa, ele simboliza que vocês tomaram uma das decisões mais importantes da vida: o compromisso de iniciar uma família

anel de noivado é um símbolo do pedido de casamento. Ele é uma lembrança diária da decisão de viver uma vida toda a dois. Ele marca o fim do namoro e o começo do noivado. Ele simboliza a sensação de virar noiva. Marca o período de expectativa pré-casamento.

Não bastasse todos esses significados, o anel de noivado ainda ultrapassa o casamento.

Anéis de noivado são um presente para vida toda e além. Eles são a lembrança mais palpável do sim mais importante da vida de vocês.

2. O Anel de noivado é obrigatório?

Obrigatório não é, até por que ninguém é obrigado a nada, né? (nem a casar, nem a comprar um anel de noivado ou nem a usar alianças hehehe).

O anel de noivado não é um item obrigatório e é justamente isso o que o torna tão especial. Você compra porque faz questão. Compra porque quer deixá-la sem palavras, porque sabe que ela sonha com isso.

O anel de noivado é  aquele detalhe que faz a diferença, sabe? 
E o amor vive desses pequenos detalhes.

Essa jóia tão pequena carrega consigo um valor extremamente alto, e não me refiro a apenas valor financeiro, me refiro ao seu valor mais importante, que é o valor sentimental.

Ao decidir sobre comprar um anel de noivado ou não, nossa dica é que você não foque apenas no preço. 

Nunca vai ser sobre o quanto você pagou no anel, mas sim sobre o carinho e o cuidado em surpreender quem você ama. 

Nunca compre um anel de noivado apenas porque alguém disse que você tinha que fazer isso. Comprar apenas por comprar é ignorar o significado dessa joia.

pedido de casamento em noronha
"Confesso que, na época, eu não sabia do significado do solitário e comecei a pesquisar sobre isso. Nesse dia, a Fabi comentou, em tom de brincadeira, que gostaria de ganhar um no pedido de casamento. Fiquei com isso na cabeça e tomei a decisão de fazer o pedido com um anel de noivado". Raphael Gatti

3. Em qual dedo devo usar o anel de noivado?

Essa talvez é uma das dúvidas mais frequentes sobre anel de noivado, mas não se preocupe, iremos esclarecer isso para você.

Aqui no Brasil, o pedido pode ser feito com um anel ou com um par de alianças. Por isso muita gente confunde essas joias e até mesmo como elas devem ser utilizadas. 

- Em que dedo usar o anel e aliança durante o NOIVADO?

Durante o NOIVADO, o costume mais tradicional é que o anel de noivado seja usado na mão esquerda.

Agora, se você foi pedida em casamento com uma aliança, ela deverá ser usada na mão direita durante o noivado. Bem simples, né?  Veja abaixo:

No entanto, aqui no Brasil, a tradição do anel de noivado ainda é considerada algo mais recente (diferentemente de outros países norte americanos e europeus). Por isso, muita gente que não sabia a diferença entre o anel e a aliança e acabava confundindo essas duas joias, considerando-as iguais.

O resultado foi que muitas noivas passaram a usar o anel de noivado também na mão direita (como se fosse uma aliança de noivado). 

Antes que você pergunte: “mas qual é o correto?”, nós respondemos: não existe um único jeito certo, existe apenas o que é mais comum! A maneira de usar nossas joias é ditada pelos COSTUMES de uma determinada comunidade e eles vão sendo criados justamente conforme o hábito das pessoas. Isso acaba variando conforme a cultura e o país. Legal, né?

Por isso, aqui no Brasil, o anel de noivado pode ser usado tanto na mão direita, quanto na esquerda. Lembrando que a tradição mais antiga e mais comum na maioria dos países é utiliza-lo na mão esquerda!

- E o noivo usa o quê?

Mas você pode estar se perguntando: “se a noiva usa o anel durante o noivado, o noivo deve usar o que?”

O mais tradicional é que durante o noivado, apenas a mulher use o anel. Mas hoje em dia é super comum que o homem utilize uma aliança na mão direita durante o noivado. Muitos dos nossos #clientesreisman fazem isso! A maioria deles nos fala que querem utilizar a aliança durante o noivado também justamente como símbolo dessa mudança de fase!

- Em que dedo usar o anel e aliança depois do CASAMENTO?

Após o casamento, a aliança passa da mão direita para mão esquerda sempre (tanto para noivas, quanto para noivos).

Caso você tenha também um anel de noivado, aliança e anel podem ser usados juntos no dedo anelar da mão esquerda (o mais comum). 

Ou, se preferir, você pode mudar apenas o anel de noivado para o anelar da mão direita (algumas noivas preferem usar separados). 

A regra é: use como você achar mais bonito e como se sentir mais confortável.

4 - O anel de noivado precisa ser de ouro?

Mulher retirando anel de noivado

A ideia de presentear com um anel de noivado é justamente que ele seja um presente para  a vida toda, uma joia para você usar por décadas, e quem sabe, até deixar para filhos e netos.

Para que essa durabilidade exista, é importante escolhermos materiais nobres e extremamente duráveis, certo? 

Por isso, a escolha do ouro como material dos anéis de noivado não é feita ao acaso, ele cumpre todos esses requisitos: é um metal valioso, durável, que não oxida e, além disso tudo, é lindo! 🙂

Dessa forma, somente materiais nobres como o ouro e as pedras preciosas possuem uma durabilidade tão grande, é por essa razão que usamos esses materiais e não aconselhamos o uso de outros!

A respeito da cor do ouro, não existe nenhuma regra! Você pode escolher a cor que mais te agradar! E o anel não precisa ser necessariamente da mesma cor que as alianças, ok?

Lembrando apenas que o ouro branco exige uma manutenção de tempos em tempos (banho de ródio). Clique aqui para saber mais sobre o banho de ródio. É interessante levar isso em conta ao tomar sua decisão. 

5. O Anel de noivado precisa ser de diamantes?

Lembra de tudo que falamos acima? O anel de noivado é feito para durar, por isso, é importante que ele seja confeccionado com materiais nobres e resistentes e isso vale também para suas pedras. 

Nós recomendamos que você opte por pedras preciosas naturais! O diamante é a opção mais conhecida e mais desejada. Uma das suas maiores vantagens é ser uma pedra bastante durável e linda, é claro! A sua desvantagem é ter (normalmente) o valor mais elevado quando comparado a outras pedras.

Nada impede que você compre um anel de noivado com uma pedra colorida. As mais procuradas são a Safira, o Rubi e a Esmeralda. 

anel de noivado de família
O anel de noivado mais famoso do mundo é de Safira e Diamantes.

6. Porquê "é tão caro" ?

Essa é uma pergunta que costumamos ouvir bastante, sabia?

Quando comparamos o valor de um anel de noivado com outros presentes é  bem claro que estamos falando de algo com valor mais elevado. Mas a verdade é que joias não são caras, joias são valiosas

Explico melhor:

Caro é aquilo que não vale quanto custa. Caro é algo que você compra apenas para ostentar. É aquele produto que você compra e não usa, ou então compra e em alguns anos fica velho, sabe?

 

Joias não são compras impulsivas. Joias são compras de longo prazo. Só damos joias para pessoas extremamente especiais na nossa vida. Um anel de noivado então?! Somente para o amor da sua vida.

Joias são confeccionadas com materiais nobres e preciosos, feitos para durar. É importante que você saiba enxergar o verdadeiro valor de um anel de noivado, do contrário, você só verá um número em uma etiqueta.

Experimente dividir o valor do anel pela quantidade de dias que seu amor pretende usá-lo. Tenho certeza que você não vai mais achar que ele foi caro. Na verdade, você nem vai se lembrar de quando pagou por ele daqui 30 anos. 

7. Quanto custa um anel de noivado?

O valor de um anel de noivado pode variar MUITO. Mas os fatores que mais influenciam no preço da joia são:

Material da joia: lembre-se que o ouro é um metal precioso.

Tipo de pedra: existem vários tipos de pedras.
O diamante é uma das mais procuradas e costuma ser a mais cara.

Tamanho da pedra: o tamanho da pedra importa.
Se for um diamante então, seu valor será bastante afetado por isso. Via de regra, quanto maior o tamanho do diamante, maior será seu valor.

Confira uma matéria completa sobre como escolher o tamanho ideal do diamante aqui! 

Design da joia: é um modelo simples ou mais elaborado? mais delicado ou mais encorpado? O aspecto visual irá afetar no custo da joia.

A nossa recomendação é que você comece pesquisando modelos e vendo os preços de anéis de noivado. Dessa forma, você irá se familiarizar com os valores. Após pesquisar um pouco, rapidamente você vai perceber como esses fatores que mencionamos acima afetam o valor. Só assim você vai conseguir alinhar seu orçamento com as suas expectativas.

Note por exemplo, os dois modelos que selecionamos abaixo. Um mais simples, com apenas uma única pedra menor e outro com mais pedras, e com um diamante maior.
Você consegue imagina qual joia tem o valor mais elevado? Ficou fácil, né?
  
Clique nas imagens abaixo, caso queira saber mais sobre cada modelo e valores:

8. Como saber se minha namorada gostaria ganhar um anel de noivado?

pedido de casamento aceito
Clientes Reisman Luana e Sérgio - Pedido de Casamento em Paris.

Em uma pesquisa que fizemos com mais de 10.000 entrevistadas, mais de 80% respondeu que gostaria de ser pedida casamento com um anel de noivado

Por isso, se você está na dúvida, as chances dela amar essa ideia são altíssimas! hehehe

É bacana que vocês conversem sobre isso! O anel de noivado é um sonho para muitas mulheres e muitos namorados não fazem ideia disso, sabia? 

Muita gente não conversa sobre essa assunto com receio de estragar a surpresa, mas fique tranquilo, isso não atrapalha em nada a surpresa. Ela ainda assim vai ficar sem palavras ao ver o anel que você escolheu com todo carinho para ela.

E você, namorada, c
omente com seu amor que você gostaria de ser pedida em casamento com um anel de noivado. Explique qual o significado que essa joia tem para você.

Não se trata de exigir um anel de noivado, mas sim de dizer que você adoraria ganhar um no pedido.

Várias noivinhas reisman ganham exatamente o anel que queriam simplesmente porque dividem esse sonho com o parceiro!

Lembre-se que em qualquer tipo de relacionamento, a comunicação com seu parceiro(a) é essencial. Não falar sobre o que vocês querem, sobre quais são seus sonhos, é um dos maiores erros de um namoro.

9. Por quê as mulheres gostam tanto?

Primeiro, porque toda vez que ela olhar pra essa pequena argolinha, ela vai lembrar de como foi o pedido de casamento que você planejou com todo carinho pra ela. 

E, segundo… porque, além de todo significado por trás do anel de noivado que nós já explicamos acima, anéis de noivado são joias lindas. É impossível não se encantar com a beleza delas.

Acho que gostar de anéis de noivado vem de fábrica (hehehe). Até quem não entende o significado dele fica completamente encantada! 
Confira abaixo:

10. Posso presentear minha esposa com um anel de noivado?

SIM, claro!

O costume do anel de noivado (apesar de super antigo), ainda é algo relativamente novo aqui no Brasil. Por isso, muitos maridos não faziam idéia da existência dessa tradição e não presentearam suas esposas com essa joia tão especial na época do pedido. 

Após saber do significado do anel, muitos maridos passam a fazer QUESTÃO  de comprar essa joia, sabia? 

Temos diversos clientes que presenteiam suas esposas com um anel no aniversário de casamento. Já outros presenteiam com aparadores também. Ou seja, a essência do presente é a mesma! É sobre dividir sua vida e seus sonhos com alguém.

Por último, não se esqueça que acima de tudo, o Anel de Noivado é um símbolo de amor.
Mais importante do que preço, tradição, ou costume é o que essa joia simboliza pra vocês.

Isso é sem dúvidas o que mais deve importar ao escolher o anel de noivado ideal para vocês!

Este post tem 4 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.