Pedido de casamento feito pela mulher: o que saber antes de fazer o pedido para o namorado?

Pedido de casamento feito pela mulher: o que saber antes de fazer o pedido para o namorado?

Se você fizer uma busca rápida no Google pelo termo “pedido de casamento“, sem dúvidas, vai encontrar uma série de imagens bem parecidas: um homem ajoelhado, segurando um anel de noivado, em frente a uma mulher. Certo?

Mas afinal, o pedido de casamento precisa ser feito pelo homem? É errado que a mulher faça o pedido de casamento para o namorado?

A verdade é que não existe regra alguma de que o pedido deva ser feito pelo homem. Na realidade, essa é uma tradição que vem sendo carregada há muitos anos, mas nada impede que o pedido de casamento seja feito pela mulher, se ela assim desejar!

Atualmente, inclusive, tem aumentado o número de mulheres que tomaram a iniciativa de pedir o namorado em casamento, sabia?

pedido de casamento para o namorado em viagem
Foto: Vincent Hurdequint

Pedido de casamento feito pela mulher, pode?

Deixando as tradições um pouco de lado e analisando o pedido de casamento de uma forma um pouco mais objetiva não há nada que impeça que o pedido seja feito pela mulher!

Então se você quer quebrar esse tabu, sinta-se à vontade, mas antes de tomar a inciativa, nós recomendamos que você leve em consideração alguns pontos abaixo!


Pedido feito pela namorada: será que ele vai gostar?

O pedido de casamento é um ato bastante simbólico, que representa, ao mesmo tempo, uma declaração de amor e o compromisso de uma vida a dois.

Ou seja, estamos falando aqui de um ato bastante romântico! Nós mulheres costumamos dar mais valor a esses gestos e demonstrações de amor. E é justamente por isso que as mulheres costumam sonhar mais com o pedido que os homens! 

Portanto, antes de fazer a pergunta, vale a pena considerar se seu namorado gostaria de receber esse gesto. Ele estaria aberto a essa ideia? Leve em conta, por exemplo, a personalidade dele e tente imaginar como ele reagiria! Ficaria emocionado? Ou ficaria constrangido? Lembre-se que o pedido de casamento deve agradar quem o recebe!

Homens mais tradicionais e pragmáticos costumam não ser muito fãs desse gesto, eles normalmente querem seguir a tradição de serem os responsáveis pelo pedido

Por outro lado, se seu namorado é uma pessoa mais cabeça aberta e um cara mais descontraído, existe uma grande chance dele adorar a surpresa!

Se você ainda ficou na dúvida, uma forma interessante de descobrir o que ele pensa sobre o assunto é perguntar de uma maneira descontraída o que ele acha disso. Inclusive, o filme que indicamos mais abaixo pode ser uma ótima desculpa para isso!


Pedido de casamento: uma decisão tomada a dois

Se você nos segue lá no instagram (nos siga aqui!) com certeza já nos viu falando milhares de vezes que o pedido de casamento é uma decisão tomada a dois, ao longo de todo relacionamento. 

Isto é, durante o namoro, as conversas sobre futuro, sobre se casar e diversos outros temas devem ficar bem claras e, a medida que o tempo passa, a certeza do sim vai ficando cada vez mais evidente. 

Portanto, ao fazer o pedido (seja ele feito por uma mulher ou homem) é muito importante que você tenha a resposta a tão esperada pergunta já esteja clara em seu coração. 

Nossa dica é que antes de planejar o pedido de casamento surpresa, você reflita sobre os seguintes questionamentos:

As conversas sobre casamento e um futuro juntos são frequentes e bem aceitas por ambos? Vocês dois estão alinhados quanto a isso? O momento é certo para vocês dois? Lembre-se que não basta apenas você estar preparada para o noivado, ele também precisa estar de acordo com esse ideia. 

mulher pedindo o namorado em casamento
namorada fazendo o pedido de casamento

É por isso que a fase do namoro e uma comunicação franca e clara entre o casal, são essenciais. Afinal essa fase serve justamente para que ambos possam alinhar as suas expectativas e sonhos.

Confira 14 conselhos de namoro inspiradores para casais que sonham em se casar.

Pedido de casamento para o namorado: você faria?

Em diversas pesquisas a respeito do assunto, apenas 25% das pessoas acha que o pedido de casamento pode ser feito pela mulher.  

Ah, vale mencionar que nos últimos anos, as pesquisas sobre “fazer de casamento o pedido para ele” subiram mais de 300% somente no Pinterest! Sem dúvidas uma consequência direta do empoderamento feminino que tanto se fala hoje em dia!

Quando as mulheres foram questionadas se fariam o pedido para o namorado, por volta de 30% delas afirmou que sim.

mulher fazendo o pedido de casamento
mulher de joelhos fazendo o pedido de casamento

Na prática, no entanto, somente 5% dos pedidos entre casais héteros são feitos pelas mulheres! Ou seja, apesar de muitas considerarem que podem fazer o pedido, a maioria delas não o faz de fato. 

E a justificativa para isso é que, mesmo sabendo que podem, a maioria delas diz que faz questão de que o pedido seja feito por ele! Isto é, elas fazem questão de ser surpreendidas e não há nada de errado nisso também!

Clientes Reisman

E claro, vale mencionar que, mais importante do que quem fará o pedido e a certeza e vontade de ambos em dizer sim para esse compromisso! ❤️

Quando NÃO pedir seu namorado em casamento

“Se ele demorar muito, eu vou acabar fazendo o pedido para ele”. É bem provável que você já tenha ouvido essa frase por aí, certo?

Note que normalmente ela mostra uma pessoa que na realidade gostaria de ser pedida, mas que resolveu tomar a iniciativa pois se cansou de “esperar” por uma atitude do outro.

Ao invés de fazer um pedido de casamento porque cansou de esperar, é importante que você entenda o que falta para vocês darem esses próximo passo. Se vocês já estão namorando há alguns anos, saiba exatamente o que ele pensa sobre isso e definam os planos de vocês para os próximos anos.

Lembre-se: o pedido é uma decisão a dois. Pressionar ou querer impor o seu tempo para qualquer outra pessoa nunca será um bom motivo para fazer um pedido. 

Filme: A proposta

Como planejar um pedido surpresa para o namorado?

O pedido de casamento é um gesto romântico e feito com o intuito de agradar e surpreender o grande amor de sua vida. 

Portanto, é fundamental que você leve em consideração o gosto pessoal de seu parceiro na hora de preparar a surpresa.

Você pode optar por fazer o pedido durante um jantar romântico em casa e caprichar na decoração. Aproveitar uma viagem ou um belo passeio a dois. E até mesmo fazer o pedido com um belo café da manhã.

Enfim, planeje o melhor momento para vocês dois e faça o pedido com muito amor e carinho ❤️.

Nossa #clientereisman Nathyelly, por exemplo, fez o pedido de casamento para o namorado durante um ensaio fotográficoClique aqui e confira como foi esse lindo pedido preparado por ela.

pedido de casamento feito pela mulher
Clientes Reisman: Nathyelly e Hendrik

Dúvidas em como fazer o pedido? Confira aqui 26 inspirações incríveis!

Qual joia escolher para pedir o namorado em casamento?

Da mesma forma que o homem faz o pedido de casamento para a sua amada com uma bela joia: o anel de noivado. A mulher também poderá fazê-lo com uma joia.

Nesse caso você poderá optar por fazer o pedido de casamento para o namorado com uma aliança de noivado, que será usada no dedo anelar da mão direita e após o casamento, será passada para o dedo anelar da mão esquerda.

Pedido feito pela namorada
Clientes Hellen e Willian

Dica: ao escolher a aliança, leve em consideração o gosto e estilo de vocês. Lembre-se que essa joia será o símbolo mais palpável desse momento em suas vidas!

Dúvidas em como escolher a aliança perfeita?

E a noiva usa o quê?

Existem algumas opções:

1. A noiva usa uma aliança de noivado
Nesse caso ambos utilizam uma aliança no dedo anelar da mão direita.

2. A noiva usa um anel de noivado ao invés da aliança
Nesse caso a noiva usa um anel de noivado (na mão esquerda ou direita), enquanto o noivo usa a aliança de noivado na mão direita.

3. A noiva usa uma aliança e um anel de noivado
Nesse caso a noiva pode usar as duas joias juntas na mão direita ou então separadas (o anel na mão esquerda e a aliança na mão direita).

Entenda a diferença entre o anel de noivado e a aliança!

Anel de noivado e alianças
Foto: Cama de Gato

Precisa de ajuda para escolher a joia perfeita? Entre em contato conosco!
Será um prazer te ajudar nessa escolha tão importante!

Pedido feito pela noiva: uma antiga tradição irlandesa

Você sabia que existe uma antiga tradição irlandesa, na qual se a mulher fizer o pedido de casamento no dia 29 de fevereiro, o seu namorado não pode recusar?

Diz a lenda que essa antiga tradição (ou brincadeira) teve inicio no século 13, quando Santa Brígida revelou a São Patrício que muitas donzelas estavam infelizes a espera do pedido de casamento que nunca acontecia. Até porque nessa época, era “dever” do homem fazer o pedido.

Sendo assim, São Patrício (padroeiro da Irlanda) decidiu que no dia 29 de fevereiro, as mulheres poderiam fazer o sonhado pedido de casamento. E ainda de acordo com a tradição, o homem não poderia recusar o pedido, caso contrário ele deveria pagar “uma multa de respeito”, acredita?

Inclusive o filme Leap Year, traduzido em português como Casa Comigo?, retrata exatamente essa lenda irlandesa.

pedido de casamento no dia 29 de fevereiro
Filme: Casa Comigo?

Bom, se essa lenda é verdadeira ou não, nós não sabemos. Porém o que sabemos é que se você e seu namorado se amam e desejam passar o resto de suas vidas juntos, certamente você não precisará fazer o pedido de casamento no dia 29 de fevereiro na Irlanda, certo?! 😉

Pedido de casamento feito por Noivas Reisman

Confira abaixo algumas de nossas queridas Noivas Reisman, que tomaram a iniciativa e fizeram o pedido de casamento para a pessoa amada!

pedido de casamento preparado pela mulher
Clientes Reisman: Glenda e Juan
pedido de casamento feito pela namorada em casa
Clientes Reisman: Glenda e Juan
pedido de casamento surpresa cachoeira véu da noiva
Clientes Reisman: Nathyelly e Hendrik
pedido de casamento feito pela mulher
Clientes Reisman: Renata e Laís
pedido de casamento romântico para o namorado
Clientes Reisman: Dannaya e Luiz
pedido de casamento Helen Lopez e Willian
Clientes Reisman: Helen Lopez e Willian
noivado de Cris Rozeira e Ana Garcia
Clientes Reisman: Cris Rozeira e Ana Garcia
pedido de casamento feito pela mulher com anel de noivado
Clientes Reisman: Cris Rozeira e Ana Garcia

Este post tem um comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.