Entenda – de modo simples – o que são os pontos e quilates do diamante!

Entenda – de modo simples – o que são os pontos e quilates do diamante!

O que são pontos do diamante?

Se você está a procura de um par de alianças ou de um anel de noivado, é bem provável que você já tenha se deparado com o termo "pontos".  

pontos do diamante

Pontos ou quilates do diamante?

Antes de irmos direto aos pontos (hehehe) é importante que você entenda o que é quilate!

Quando estamos falando a respeito de pedras, o quilate nada mais é do que uma unidade utilizada  para descrever o peso dos diamantes. Não entendeu? Vamos explicar melhor:

Quando falamos a respeito de massa corporal, utilizamos a unidade QUILOS (kg.)

Quando pesamos uma quantidade de queijo na padaria, utilizamos a unidade GRAMAS (g.).

E quando pesamos um diamante? Nós utilizamos a unidade QUILATES (ct.)! Agora bem ficou mais simples, né?

Por quê usamos a unidade quilates?

Toda unidade de medida é um sistema criado para facilitar o nosso entendimento e facilitar nosso dia-a-dia. 

Voltando ao exemplo acima:

Quando falamos a respeito de massa corporal, utilizamos a unidade QUILOS (kg.). Você já ouviu alguém dizendo: "estou precisando emagrecer 3.000 gramas" ? Não, né? Fica estranho!

Mesmo sabendo que 1kg = 1000 gramas, ninguém fala dessa forma! O normal seria ouvir: "estou precisando emagrecer 3kg!".  Muito mais fácil de entender! 

Quando estamos falando em pedras, sobretudo diamantes, estamos falando de objetos muuuuuito leves! Então seria super difícil usarmos uma unidade como o grama, ou o quilo! Por isso, foi criado o QUILATE: uma unidade de peso específica para pedras!

1 quilate = 0,2 gramas

Quilate é o mesmo que tamanho do diamante?

​Não! Como nós explicamos acima, o quilate simboliza o PESO de um diamante. Ou seja, ao colocarmos um ou mais diamantes em um balança, o peso daquelas pedras será dado em quilates!

MAS, indiretamente o quilate acaba servindo também como um parâmetro de tamanho da pedra! Não entendeu? Continue lendo, vamos explicar melhor:

Vamos supor que uma pessoa pese 50kg e outra pessoa pese 100kg. Você nem precisa olhar para essas pessoas para saber qual pessoa apresentará um volume maior, né? Com certeza a pessoa que pesa 100kg será maior (seja em altura, ou em largura hehe) que a pessoa que pesa 50kg, né?

De uma maneira bem simplificada, podemos concluir que um diamante de 3 quilates será maior que um diamante de 1 quilate. Por isso, indiretamente, os quilates acabam facilitando a diferenciação entre tamanhos de diamantes.

Pontos e quilates do diamante

Mas, afinal, o que são os pontos do diamante?

O ponto nada mais é do que uma unidade de medida ainda mais simplificada que o quilate!

1 quilate = 100 pontos

Um diamante de um quilate é considerado uma pedra grande e rara!

E como você já deve saber, quanto maior o diamante, maior será o seu preço, por isso, normalmente, as pedras mais utilizadas na joalheria costumam ser sempre menores que 1 quilate! Ou seja, para falarmos dessas pedras, precisariamos usar números menores que 1!

Pensando nisso, foram criados os pontos do diamante!

Se 1 quilate é igual a 100 pontos, então um diamante que pesa 0,25 quilates na balança será um diamante de 25 pontos! Veja abaixo um exemplo.

Nosso anel Lady tem pedras de 25, 2 e 1 ponto:

pontos e quilates do diamante

Viu só como utilizar os pontos facilita a vida? Ficou alguma dúvida? Mande para nós nos comentários!!!

Reisman Alianças e Joias

Reisman Alianças e Joias é uma das principais fábricas do Brasil. Fundada em 1967, conta com mais de 100 mil clientes atendidos. Em 2008, suas operações focaram-se no ecommerce, atendendo todo o território nacional com preços de fábrica.
Fechar Menu
>