Entenda – de modo simples – o que são os pontos e quilates do diamante!

Entenda – de modo simples – o que são os pontos e quilates do diamante!

O que são pontos do diamante?

“Esse anel possui um diamante de 20 pontos“. Se você está a procura de um par de alianças ou de um anel de noivado, com certeza o termo “pontos” já foi apresentado a você. Mas, afinal, o que são os pontos do diamante e para que servem?

Pontos ou quilates de diamante? Qual a diferença?

Antes de irmos direto aos pontos (hehehe) é importante que você entenda o que é quilate!

Quando estamos falando a respeito de pedras, o quilate nada mais é do que uma unidade de medida utilizada para descrever o peso de pedras preciosas, como o diamante. Não entendeu? Vamos explicar melhor:

Quando falamos a respeito de massa corporal, utilizamos a unidade QUILOS (kg.). 

Quando pesamos uma quantidade de queijo na padaria, utilizamos a unidade GRAMAS (g.).

E quando pesamos um diamante? Nós utilizamos a unidade QUILATES (ct.)! O quilate é a medida mundialmente adotada para nos referirmos ao PESO DE UM DIAMANTE. Acho que ficou um pouco mais claro agora, né?

analisando diamante com lupa

Por quê usamos a unidade quilates?

Toda unidade de medida é um sistema criado para facilitar o nosso entendimento e facilitar nosso dia-a-dia.

Voltando aos exemplos acima: Quando falamos a respeito de massa corporal, utilizamos a unidade QUILOS (kg.). Você já ouviu alguém dizendo: “estou precisando emagrecer 3.000 gramas” ? Não, né? Fica estranho e até difícil de entender!

Mesmo sabendo que 1kg = 1000 gramas, ninguém fala dessa forma! O normal seria ouvir: “estou precisando emagrecer 3kg!”. Muito mais fácil de entender!

Quando estamos falando em pedras, sobretudo diamantes, estamos falando de objetos muuuuuito leves! Então seria super difícil usarmos uma unidade como o grama, ou o quilo! Por isso, foi criado o QUILATE: uma unidade de peso específica para pedras!

1 quilate equivale a 0,2 gramas

Quilate é o mesmo que tamanho do diamante?

Não! Como nós explicamos acima, o quilate simboliza o PESO de uma pedra preciosa. Ou seja, ao colocarmos um ou mais diamantes em uma balança específica para gemas, o peso daquelas pedras será dado em quilates!

MAS, indiretamente o quilate acaba servindo também como um parâmetro de tamanho da pedra! Não entendeu? Continue lendo, vamos explicar melhor:

Vamos supor que uma pessoa pese 50kg e outra pessoa pese 100kg. Você nem precisa olhar para essas pessoas para saber qual pessoa apresentará um volume maior, né? Com certeza a pessoa que pesa 100kg será maior (seja em altura, ou em largura hehe) que a pessoa que pesa 50kg, né?

De uma maneira bem simplificada, podemos concluir que um diamante de 3 quilates será bem maior que um diamante de 1 quilate. Por isso, indiretamente, os quilates acabam facilitando a diferenciação entre tamanhos de diamantes.

infográfico quilates do diamantes
Fonte: Gia.edu

Mas, afinal, o que são os pontos de um diamante?

O ponto nada mais é do que uma unidade de medida ainda mais simplificada que o quilate!

1 quilate = 100 pontos

Um diamante de um quilate é considerado uma pedra grande e rara!

E como você já deve saber, quanto maior o diamante, maior será o seu preço, por isso, normalmente, as pedras mais utilizadas na joalheria costumam ser sempre menores que 1 quilate! Ou seja, para falarmos dessas pedras, precisariamos usar números menores que 1!

Pensando nisso, foram criados os pontos do diamante!

Se 1 quilate é igual a 100 pontos, então um diamante que pesa 0,25 quilates na balança será um diamante de 25 pontos! Veja abaixo um exemplo:

Nosso anel Lady tem pedras de 25 pontos, 2 pontos e 1 ponto:

infográfico pontos do diamante

Reisman Alianças e Joias

Reisman Alianças e Joias é uma das principais fábricas do Brasil. Fundada em 1967, conta com mais de 100 mil clientes atendidos. Em 2008, suas operações focaram-se no ecommerce, atendendo todo o território nacional com preços de fábrica.

Este post tem 11 comentários

  1. Marcos Messias

    Parabéns Pela Explicação !!! Muito Didática !!! Não Deixou Nenhuma Dúvida !!!

  2. Millena

    Então, quanto mais pontos, maior o diamante, mais quilates ele terá?

    1. Olá, Milena

      Isso mesmo, quanto maior for o diamante, maior será seus pontos e, portanto, maior será os quilates da pedra.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.