Qual a diferença entre o pedido e o noivado? É a mesma coisa?

Qual a diferença entre o pedido e o noivado? É a mesma coisa?

Se você está planejando se casar em breve com o seu grande amor, é bem provável que já tenha se deparado com alguns termos como: pedido de casamento, noivado, festa de noivado, aliança, anel de noivado…Certo?

São tantos termos diferentes que é comum ter algumas dúvidas em relação a cada um deles. Afinal, qual a diferença entre pedido e noivado? Pedido de casamento é o mesmo que noivado? Qual o significado da festa de noivado? O pedido é feito com anel ou aliança?

E para esclarecer essas e outras dúvidas a cerca desse assunto, continue lendo! Iremos explicar tudo a seguir!

O que é o pedido de casamento?

O pedido de casamento é considerado um gesto super romântico, que carrega consigo uma profunda declaração de amor e lealdade.

Em outras palavras, o pedido significa fazer a pergunta oficial para a pessoa amada: “quer se casar comigo?”.

Se a resposta for “sim”, o pedido de casamento marcará o início de uma nova fase na vida do casal, que chamamos de noivado!

Vale destacar que o pedido é realizado com o intuito de surpreender e agradar a pessoa amada. Portanto na hora de planejar a surpresa, seja ela mega elaborada ou simples, é importante levar em consideração o gosto e a personalidade do seu amor.

O pedido de casamento deve ser feito de joelhos?

pedido de casamento surpresa em Capitólio
Clientes Reisman Verônica e Igor
Eu Disse Sim
Clientes Reisman Amanda e Leandro

O que é o noivado?

Quando o casal toma a decisão de se casar, eles iniciam uma nova fase em seu relacionamento: o noivado!

Ou seja, o noivado é o nome dado ao período de tempo entre o pedido de casamento e a cerimônia de casamento. E será durante esse período que o casal planejará todos os preparativos para o seu enlace matrimonial.

Saiba quais são os primeiros passos para organizar seu casamento!

pedido de casamento na Praia dos Carneiros
Clientes Reisman Mari e Rui - Anel de Noivado My Dream

Quanto tempo dura um noivado?

Depende! Ele poderá durar alguns meses ou até mesmo anos.

A verdade é que não existe um tempo determinado para a duração de um noivado. Isso porque, ele dependerá exclusivamente da maturidade e realidade de cada casal.

Portanto, caberá somente aos noivos definir qual será o tempo ideal que precisarão para organizar e planejar o casamento.

ensaio fotografico clientes Anna e Léo
Clientes Reisman Anna e Léo

É obrigatório fazer um pedido oficial?

De forma alguma! 

Inclusive, há muitos casais que marcam a data de seu casamento sem que tenha acontecido realmente um pedido oficial. Você sabia? Eles vão conversando, conversando e conversando sobre casar e, quando se dão conta, já estão organizando um casamento hehehe. 

Se para vocês um pedido de casamento oficial não faz sentido, tudo bem quanto a isso! Fica a critério do casal! Mas…

como planejar o pedido de casamento surpresa?
Clientes Reisman Dalliane e Luiz

Por quê fazer um pedido oficial?

Ainda que não seja algo obrigatório, o pedido de casamento é aquele gesto que faz toda a diferença!

Além de tornar concreto o compromisso assumido pelo casal de viver uma vida a dois, ele é um dos momentos mais marcantes e inesquecíveis vividos pelo casal.

Aliás, em diversas pesquisas já realizadas em nosso Instagram (clique aqui para nos seguir), mais de 90% das mulheres sonham com um pedido oficial. Você sabia?

Inclusive, mesmo já morando juntos ou com a data de casamento marcada, muitos de nossos Clientes Reisman não abrem mão de surpreender seu amor com um lindo pedido de casamento

Portanto, caso ainda esteja na dúvida, o nosso conselho é que você faça sim o sonhado pedido e, de preferência, surpresa! Temos certeza que será inesquecível! ❤️

Confira um guia completo para fazer um pedido surpresa!

pedido de casamento de joelhos
Pedido surpresa de nossos Clientes Reisman Thammy e Rodrigo

Qual o significado da festa de noivado?

Embora não seja uma tradição adotada por grande parte dos noivos, a festa de noivado ou jantar de noivado é uma forma super especial para o casal comemorar e oficializar o seu noivado ao lado de familiares e amigos íntimos.

Em geral, se trata de uma cerimônia bem pequena, pouco formal, podendo ser um almoço, jantar ou algum outro tipo de recepção.

Inclusive, caso não tenha acontecido o pedido oficial, a festa de noivado pode ser uma ótima opção para surpreender a pessoa amada com a sonhada pergunta.

Vale lembrar que, hoje em dia, muitos noivos tem optado por não fazer jantar de noivado, concentrando os gastos na festa de casamento!

pedido de casamento ajoelhado
Almoço de noivado de nossos Clientes Reisman Agnis e Vinícius

O pedido deve ser feito com anel de noivado ou aliança?

Primeiramente é necessário entender que o anel de noivado e a aliança são duas joias diferentes.

Explicando brevemente, podemos dizer que o anel de noivado é a joia que tradicionalmente representa o momento do pedido. Enquanto as alianças marcam o momento da cerimônia de casamento.

Confira aqui todas as diferenças entre essas duas joias!

diferença entre anel de noivado e aliança

No entanto, ainda que exista essas diferenças, o pedido de casamento pode ser feito tanto com um anel de noivado, quanto com uma aliança. Sinta-se a vontade para escolher a joia ideal!

Inclusive, aqui no Brasil, é bem comum que alguns casais optem por noivar com um par de alianças. Aliás, essa pode ser uma boa opção para quem esteja com um orçamento curto.

Por outro lado, é importante lembrar que o anel de noivado é aquela joia que carrega consigo um valor sentimental imensurável.

Ou seja, ele será a lembrança mais palpável do “sim” mais especial de suas vidas. E toda vez que ela usar a joia, vocês se lembrarão desse momento inesquecível vivido por vocês.

noivo segurando a mão da noiva
Clientes Reisman Júlia e Rodrigo - Anel de Noivado Amore Mio

Além disso, quando bem cuidado, um anel de noivado pode durar a vida toda e além! Podendo ser passado de geração em geração, tornando-se uma joia de família.

Em qual mão usar o anel de noivado? Clique aqui e confira!

Por que comprar um anel de noivado antes da aliança?

O que o noivo usa durante o noivado?

Quando o pedido é feito com um anel de noivado, o costume mais comum é que somente a noiva utilize a joia.

Entretanto, muitos noivos fazem questão de usar também uma joia para simbolizar essa nova fase em suas vidas. Nesse caso, ele irá usar uma aliança de noivado.

Lembrando que durante o noivado a aliança será usada no dedo anelar da mão direita e após o casamento, ela será passada para o dedo anelar da mão esquerda.

Por que o homem não usa um anel de noivado também? Confira aqui!

pedido de casamento com anel e aliança
Clientes Reisman Tati e Bruno - Anel de Noivado Amore Mio e Aliança Guarulhos

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo que nós te responderemos 🙂

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.