Pedido de casamento: um guia completo para fazer a sonhada pergunta

Pedido de casamento: um guia completo para fazer a sonhada pergunta

Ao contrário do que muita gente pensa, fazer um pedido de casamento não é uma tarefa muito fácil! Além de toda a emoção envolvida e a enorme importância desse momento, é normal que surjam algumas dúvidas no meio do caminho: 

Qual é o momento certo para o pedido? Devo comprar um anel de noivado ou aliança? Como planejar um pedido surpresa?

E para esclarecer essas e outras dúvidas, elaboramos abaixo um guia completo para um pedido de casamento surpreendente e inesquecível.

Confira!

O que significa o pedido de casamento?

Muito além de uma tradição de séculos, o pedido de casamento é um ato super romântico e que torna concreto o compromisso de viver uma vida a dois.

É um gesto que carrega consigo uma verdadeira declaração de amor e fidelidade.

Inclusive, mesmo que vocês já morem juntos ou estejam com a data do casamento marcada, ainda assim, o pedido de casamento é um momento marcante e que merece ser vivido.

Aliás, em diversas pesquisas realizadas com nossos seguidores, ser surpreendida com um pedido de casamento oficial é um sonho para 90% das mulheres. Você sabia? ❤️

Ajoelhar ou não ao fazer o pedido?

por que fazer o pedido de casamento?
Clientes Reisman: Amanda e Leonardo

Qual é o momento certo para fazer o pedido?

Vocês conversam abertamente sobre um futuro a dois? Se sentem prontos para o casamento? Estão na mesma página quanto a decisão de viver juntos?

Antes de fazer a pergunta, é fundamental que esse assunto já esteja esclarecido e que você já tenha a certeza do SIM em seu coração.

Afinal, o pedido é um ato que marca uma decisão que já vem sendo tomada, dia a dia, pelo casal. 

Portanto, se vocês já amadureceram a ideia e se consideram preparados para dar o próximo passo, pode ser o momento certo para começar a planejar o pedido!

10 erros para não cometer na hora do pedido

Qual o tempo de namoro ideal para o pedido?

Esqueça a ideia de encontrar uma receita pronta.

Existem casais que namoram por 6 meses e se casam, enquanto outros namoram por 9 anos. Somente a história de vocês poderá dizer qual é o tempo ideal. 

Muito mais importante que a quantidade de anos de namoro é a seriedade de vocês em relação a essa decisão. Casar envolve muita responsabilidade e maturidade.

Portanto, não se apegue a números. Foque em ter certeza de que vocês estão emocional e financeiramente prontos para o casamento. 

qual o momento certo para o pedido?
Clientes Reisman: Lucas e Isabela

Pedido de casamento é o mesmo que noivado?

Pedido de casamento ou noivado? Qual o correto?

O pedido de casamento é o ato em si. Ou seja, significa fazer a pergunta oficial: “quer se casar comigo?”. Se a resposta foi sim, o pedido irá marcar o início do noivado entre o casal. 

Ou seja, o noivado é o nome dado ao período entre o pedido e o casamento! É nesse espaço de tempo que acontecem os preparativos.

Devo comprar um anel de noivado ou aliança?

Antes de mais nada, caso você não saiba a diferença entre essas joias, recomendamos a leitura dessa matéria:

Qual a diferença entre um anel de noivado e uma aliança?

diferença entre anel de noivado e aliança

Após ler a matéria ficará mais claro que o anel de noivado e as alianças são joias diferentes que marcam momentos diferentes.

O anel de noivado tradicionalmente representa o pedido , enquanto que as alianças representam o casamento propriamente dito. 

Vale dizer que você pode escolher entre o anel ou o par de alianças na hora de fazer o pedido. Isso por que, aqui no Brasil é bastante comum que alguns casais optem por noivar com um par de alianças!

No entanto, entre as nossas seguidoras no instagram (@reisman_aliancas) quase 80% diz preferir um pedido de casamento com um anel!

Ficou na dúvida? Confira a matéria abaixo!

Por que comprar um anel de noivado antes da aliança?

pedido de casamento surpresa com anel
Pedido nas Cataratas com anel Gran Amore Mio

Em que dedo usar a aliança e o anel?

Não existe uma regra absoluta de como usar a aliança e o anel de noivado.
No entanto, cada cultura acaba criando os seus costumes e esses, por sua vez, formam aquilo que chamamos de tradição. 

De modo simplificado, quando o pedido é feito apenas com um anel de noivado, a joia pode ser usada pela mulher na mão esquerda (tradição anglo-americana) ou direita. O homem poderá usar uma aliança no anelar direito, ou não usar nada (fica a critério do casal). 

Caso o pedido seja feito com um par de alianças, o casal usará as joias na mão direita durante o noivado. E, após o casamento, ambos irão trocar a joia para a mão esquerda.

Confira abaixo em que dedo usar o anel de noivado e a aliança: 

Como escolher o anel de noivado para o pedido?

Ao escolher o anel de noivado para o pedido de casamento, é importante levar em consideração o gosto e estilo de sua futura noiva. Afinal, essa joia será usada por ela diariamente e será um lembrete eterno desse momento tão inesquecível.

Não por acaso, muitas namoradas costumam dar “dicas” sobre quais anéis de noivado adorariam ganhar. Portanto, fique atento quanto a isso! Essas dicas te ajudarão e muito na hora de escolher a joia perfeita.

Mas caso sua namorada nunca tenha dado dica alguma, não se preocupe! Clique aqui e conheça quais são os modelos mais procurados e desejados.

escolhendo a joia perfeita para o pedido surpresa
Clientes Reisman: Laísla e Anderson

Por se tratar de uma joia tão especial, a compra do anel de noivado exige cuidado e antecedência (recomendamos pelo menos dois meses de antecedência).

Além disso, é fundamental que você escolha uma joalheria de confiança. Que possa garantir a qualidade do produto e te oferecer suporte, caso precise.

Confira aqui as 10 dúvidas mais comuns sobre o anel de noivado. 

Como planejar o pedido de casamento surpresa?

Seja em uma viagem a dois, em um jantar romântico em casa ou diante de um lindo pôr do sol. Ao planejar o pedido surpresa, leve em conta a personalidade de sua amada.

Para noivas mais reservadas, um pedido de casamento intimista é sempre o mais adequado. Já para noivas mais extrovertidas, um pedido em família pode ser uma boa opção. 

Lembre-se que o pedido de casamento é um ato de amor e que, consequentemente, deve agradar a quem o recebe, ok?

Por isso o planejamento da surpresa deve ser realizado com calma e antecedência, principalmente em se tratando de pedidos mais elaborados. E caso precise de alguma ajuda, escolha pessoas que saibam guardar segredo.

Confira 24 ideias inspiradoras para um pedido de casamento inesquecível!

como planejar o pedido de casamento surpresa?
Clientes Reisman: Dalliane e Luiz

Como agir na hora do pedido?

Esse é um daqueles momentos em que as mãos ficam suadas, dá aquele frio na barriga, o coração acelera e o nervosismo só aumenta. Enfim, todas essas sensações são super normais e, acredite, experimentadas pela maioria dos noivos. 

Sendo assim, não tenha vergonha de se emocionar e de se expressar. Muito pelo contrário, declare todo o seu amor pela pessoa que vai te acompanhar por toda vida.

Deixe que as palavras venham do coração. Viva esse momento ao máximo!

Uma dica dada por muitos noivos é escrever um breve rascunho do que gostaria de dizer. Isso vai te ajudar a ficar mais calmo na hora de fazer o pedido. Alguns ficam tão nervosos que até esquecem de fazer a pergunta! hehehe. 

pedido de casamento encantador em campo de lavandas
Clientes Reisman: Amanda e Leandro

Vale a pena registrar o pedido?

A resposta é: Sim! Vale muito a pena.

Quem nos segue no Instagram (clique aqui para seguir) sabe que uma das dicas que sempre damos aos futuros noivos é: “registre o pedido de casamento“.

Acredite, esse será um momento único e de grande emoção em suas vidas. Um momento para ser recordado ao longo dos anos e compartilhado com familiares e amigos. Portanto, merece ser registrado!

E caso seja possível, não deixe de contratar um bom fotógrafo. Além de fotografias de alta qualidade, esse profissional é capaz de capturar as mais belas emoções e reações vividas por vocês.

Como anunciar o seu noivado?

registre o pedido de casamento
Clientes Reisman: Samuel e Marcela Taís
por que registrar o pedido?
Anel de Noivado Amore Mio

Ideias de pedidos de casamento surpresa!

Confira abaixo algumas lindas inspirações de pedidos de casamento surpresa preparados por nossos Clientes Reisman:

pedido de casamento surpresa em Capitólio
Clientes Reisman: Verônica e Igor
noivado surpresa
Clientes Reisman: Marcelo e Mayara
planejando o pedido surpresa
Clientes Reisman: Celso e Letícia
sugestão de pedido de casamento
Clientes Reisman: Audrey e Jonathan
ideia de pedido de casamento surpresa
Clientes Reisman: Marcelo e Marina
inspiração de pedido surpresa na praia
Clientes Reisman: Mayara e Felipe
pedido romântico em viagem
Clientes Reisman: Bruno e Tatiane
sugestão de pedido em Paris
Clientes Reisman: Carol e Caju
pedido surpresa em igreja
Clientes Reisman: Tiago e Giovana
noivado surpresa na Itália
Clientes Reisman: Marjorie e Lucas

Este post tem 9 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.