O que saber antes de comprar um anel de noivado?

O que saber antes de comprar um anel de noivado?

Você decidiu fazer o tão esperado pedido de casamento, mas não sabe muito bem como começar?

Não se preocupe, acontece com muita gente! É comum que você não esteja familiarizado com termos como quilatesbanho de ródio e outros detalhes relacionados a joias. Pensando nisso, listamos abaixo 15 coisas que vão te guiar na hora de comprar o anel de noivado perfeito.

Confira!

pedido de casamento surpresa
Clientes Reisman: Bella e Lucas

1. Você já sabe qual vai ser a resposta dela?

A pergunta pode parecer boba, mas, acredite, não é! Saber o que ela vai responder é essencial para iniciar a procura por um anel de noivado! Você precisa ter essa certeza em seu coração!

Caso essa resposta ainda esteja um pouco incerta pra você, considere adiar o pedido de casamento. Talvez você esteja apressando as coisas.

Uma dica é ver qual a reação dela quando você fala de planos a longo prazo, é muito comum que os casais deixem escapar comentários sobre o futuro! Além disso, fique atento aos detalhes e só invista em um pedido de casamento quando o “sim” for uma certeza no relacionamento de vocês! 

2. Qual a diferença entre aliança e anel de noivado?

Aliança e anel de noivado são a mesma coisa?

Embora muitas pessoas confundam alianças com anéis de noivado, é importante entender que elas são joias distintas: 

Tradicionalmente, o anel de noivado representa o pedido de casamento. Ele simboliza que o casal assumiu o compromisso de se casar em breve!

Já as alianças representam o casamento. Porém, aqui no Brasil, é muito comum que o noivado seja feito já com um par de alianças e, por isso, muita gente acaba confundindo o anel de noivado com as alianças.

diferença entre anel de noivado e aliança

Além de marcarem momentos distintos, o anel de noivado e a aliança são joias bem diferentes. 

anel de noivado tem uma pedra projetada para fora do aro. Já as alianças, podem ou não ter pedras e essas serão cravadas no próprio aro. Veja a imagem abaixo:

diferença entre anel de noivado e aliança

3. Por quê comprar um anel de noivado?

Se o pedido de casamento pode ser feito com as alianças, por quê comprar um anel de noivado?

Você já parou pra pensar que ela sonha com esse pedido de casamento há um bom tempo? E, cá entre nós, eu aposto que você também já sonhou várias vezes com o momento em que se casaria com a mulher da sua vida.

É claro que você pode ir direto ao ponto e já comprar as alianças de noivado. Mas o principal motivo pra você optar por um anel de noivado na hora do pedido é porque ela simplesmente vai amar! 

Sabe aqueles detalhes que fazem toda a diferença? O anel de noivado é um deles. O anel será a lembrança diária de um dos momentos mais especiais de suas vidas: toda vez que ela olhar para a joia, vai se recordar de como foi o pedido de casamento planejado por você com todo amor e carinho.

anel de noivado Marcela Taís
Anel de Noivado Amore Mio
Clientes Reisman: Marcela Taís e Samuel

4. A tradição do anel de noivado

Será que ele só existe nos filmes?

Com certeza você ja viu em algum filme a famosa cena em que um rapaz se ajoelha em frente a uma moça com um lindo anel de diamantes, certo? Mas seria essa uma tradição apenas Hollywoodiana? Nada disso.

Um dos encantos dessa joia é o fato de a joia ser um símbolo de amor há séculos. Acredita-se que o primeiro registro de um anel de noivado ocorreu em 1477, dado pelo arquiduque Maximiliano da Áustria à Maria, Duquesa de Borgonha.

A partir daí, o costume de fazer o pedido de casamento com um anel se tornou uma tradição entre a realeza. Quer saber mais? Leia aqui.

5. Quanto custa um anel de noivado

Afinal, quanto vou gastar para comprar um anel de noivado?

preço de um anel de noivado varia muito! A boa notícia é que existem anéis para todos os gostos e bolsos. Por isso, a decisão do quanto gastar na joia é pessoal.

Muitos namorados deixam de comprar o anel de noivado para suas futuras noivas por acharem que ele será caro demais. Porém, é possível encontrar um anel lindo que se encaixe em seu orçamento, acredite!

Um dos mitos a respeito do anel de noivado é achar que a joia precisa ser caríssima e ter um diamante enorme. Mas isso não é verdade! Lembre-se que o valor sentimental é o mais importante, e isso não tem preço.

Quer saber quanto investir em um anel de noivado? Leia esta matéria!

6. Qual a pedra do anel de noivado

Sem dúvidas, o diamante é a opção mais clássica, mas não a única.

O diamante é uma pedra preciosa natural. Para que ele seja formado pela natureza, são necessárias condições de alta temperatura e pressão que só existem em determinadas profundidades abaixo da superfície da Terra. Além disso, seu processo de formação pode levar milhões de anos. É justamente por isso que eles são tão raros e valiosos!

Além de sua beleza incrível, uma vantagem do diamante é que seu brilho não se altera com o passar dos anos. Quer saber mais sobre diamantes? Contamos tudo aqui!

Uma opção bacana para quem procura por um anel de noivado econômico é substituir os diamantes por zircônias, que são pedras sintéticas que imitam o diamante. Entenda a diferença entre o diamante e veja qual tem o melhor custo benefício aqui. 

pedido de casamento em noronha
Clientes Reisman: Raphael e Fabiana

7. Tamanho do diamante do anel de noivado

Qual o tamanho ideal do diamante?

Ao pesquisar sobre diamantes, com certeza você vai se deparar com o termo quilates. O quilate nada mais é do que uma unidade de medida para pedras preciosas. Um quilate é igual a 200 miligramas.

Além de indicar o peso da joia, os quilates acabam servindo também como parâmetro para o tamanho da pedra. E, para facilitar ainda mais, nas joalherias é muito comum que o tamanho do diamante seja expresso em pontos.

Nós explicamos tudo que você precisa saber sobre pontos e quilates do diamantes aqui

1 quilate = 100 pontos

“Bom, mas qual é o tamanho ideal de um diamante no anel de noivado?”

Não existe tamanho ideal! Todo tamanho é válido. Mas atenção: o tamanho do diamante em um anel de noivado será um dos fatores mais determinantes no preço de um anel.  Via de regra, quanto maior o diamante, maior será o seu valor.  

Diamantes pequenos: até 20 pontos

Diamantes médios: entre 25 a 45 pontos

Diamantes grandes: a partir de 50 pontos

valor do diamante

Um fator muito interessante a se observar é que o valor dos diamantes não seguem exatamente um padrão lógico. Explico melhor: esqueça qualquer regrinha de três na hora de estimar o valor de uma pedra. Dois diamantes de 25 pontos não custarão o mesmo que um diamante de 50 pontos. Quanto maior o diamante, maior a sua raridade e, por isso, o seu valor aumenta exponencialmente e não proporcionalmente!  

como escolher o tamanho do diamante

8. Diamante é a mesma coisa que brilhante?

O primeiro erro é achar que brilhante e diamante são sinônimos. Brilhante é um tipo de lapidação e Diamante é a pedra que será lapidada. O brilhante nada mais é do que um diamante em formato REDONDO!

Ou seja, todo brilhante será um diamante, porém nem todo diamante é um brilhante, uma vez que existem diversos outros tipos de lapidação existentes:

O segundo erro é achar que todo diamante redondo é um brilhante. Para que a lapidação seja considerada como brilhante ou abrilhantada é necessário que uma série de requisitos de proporção seja obedecida, entre elas um número elevado de facetas, que garantem um brilho elevado a pedra, valorizando a joia.

No mercado, existe uma lapidação comumente confundida com o brilhante, conhecida como oito-oito (8/8). Apesar de também ser um diamante no formato redondo, essa lapidação tem um número reduzido de facetas, o que faz com que o brilho da pedra seja menor, reduzindo também o valor dessa pedra. (Veja um comparativo na imagem abaixo). 

Diamante Brilhante x oito oito

Nossa recomendação é que você sempre se certifique se os diamantes da sua joia tem lapidação brilhante. Esse pode ser um fator determinante no preço e também na beleza da joia. Nós da Reisman somente trabalhamos com diamantes redondos na lapidação brilhante.

9. Anel de noivado com pedra colorida, pode?

Apesar de o diamante ser a escolha mais clássica, não existe nada que impeça você de escolher uma joia com uma pedra preciosa colorida.

Aliás, essa é uma opção super bacana caso sua namorada tenha alguma cor favorita, ou caso ela ame determinada pedra preciosa!

Depois do diamante, as pedras preciosas mais procuradas são: Rubi, Safira e Esmeralda, mas também existem outras opções como a Água Marinha, a Turmalina Rosa, o Topázio Imperial… as opções são inúmeras e ficam lindas!

Outro ponto a ser considerado é que normalmente as pedras preciosas coloridas costumam ser mais em conta que o diamante. Então essa pode ser uma ótima opção caso um anel de diamante não esteja dentro do seu orçamento.

Quer saber mais sobre anéis com pedras coloridas? Leia essa matéria aqui.

10. Tipos de Anéis de noivado

Anel de Noivado estilo Solitário

O anel solitário é aquele que possui uma pedra maior em destaque. É sem dúvida um dos modelos mais procurados de anel de noivado. Existem no mercado diversas opções de anel solitário!

anel My Dream com lapidação brilhante
Anel de Noivado My Dream - Reisman

Anel de Noivado estilo Halo Ring

halo ring nada mais é do que um anel que possui um diamante maior rodeado de pedras menores. Além disso, o halo ring costuma ser um anel com estilo mais vintage. 

Uma vantagem muito legal desse modelo é que ele faz o diamante central aparentar ser maior. É uma opção perfeita para quem deseja uma pedra mais vistosa, sem pesar tanto no orçamento (lembra que explicamos que quanto maior o diamante, mais alto o seu valor?)

lapidação dos diamantes do anel amore mio
Anel de Noivado Amore Mio - Reisman

Na imagem acima você consegue observar isso claramente: nosso anel de noivado Amore Mio tem uma pedra central de 30 pontos nessa imagem, mas se você considerar os diamantes menores, o aspecto visual seria equivalente a um diamante de pelo menos 1 quilate! Sem dúvida é um custo-benefício incrível para quem sonha com um anel de noivado com um diamante grande!

11. A cor do ouro

Sem dúvidas, o anel de noivado em ouro branco é o mais procurado. O que pouca gente sabe no entanto, é que essa cor de ouro exige uma certa manutenção conhecida como Banho de Ródio (Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o Ouro Branco antes de fazer sua escolha!)

O ouro amarelo é a segunda cor mais procurada. Uma das vantagens é que, ao contrário do ouro branco, sua cor não exige manutenção. Então se a sua namorada é do time das que gostam de praticidade, talvez essa seja a melhor opção para ela!

Algumas joalherias disponibilizam também a opção do anel em ouro rosé, porém esses costumam ser menos procurados. 

12. Em que dedo usar o anel de noivado?

O costume mais conhecido é que ele seja utilizado na mão esquerda. Após o casamento, a noiva tem a opção de utilizar a joia junto com a aliança, ou, se preferir, passar o anel para a mão direita.

pedido de casamento na Praia dos Carneiros
Clientes Reisman: Mariana e Rui

E o que o noivo usa durante o noivado?

Quando o pedido de casamento é feito com um anel de noivado, normalmente o homem não utiliza nada. Se o pedido de casamento for feito com um par de alianças, ambos irão utilizar a joia na mão direita durante o noivado.

alianças de casamento Reisman
Alianças Marseille - Reisman

No Brasil, nós demos um jeito de abrasileirar a tradição: alguns noivos compram um anel de noivado para fazer o pedido e apenas uma unidade masculina da aliança. Nesse caso, a noiva utilizará o anel na mão esquerda e o noivo utilizará a aliança na mão direita durante o noivado.

13. Qual a diferença entre um diamante e uma zircônia?

Como explicamos acima, o diamante é uma pedra natural. Já a zircônia é uma pedra sintética, feita em laboratório.

Justamente por ser uma pedra sintética, a zircônia é uma opção bem mais em conta que o diamante.

Bom, mas se a zircônia é uma opção mais barata, por que comprar um anel de noivado com diamante? A resposta pra essa pergunta é bem simples: o diamante sempre terá o melhor custo-benefício, pois seu brilho nunca se altera! Não entendeu muito bem? Explicamos tudo em detalhes nesse post aqui.

14. Como vou descobrir a medida dela?

Dicas para descobrir a medida do aro da sua namorada:

Na grande maioria das vezes, a compra de um anel de noivado envolve uma surpresa, por isso, é bem provável que você não saiba a medida dela.

A forma mais precisa de descobrir uma medida de anel é utilizando uma aneleira ou um bastão medidor de anéis. Mas sabemos que isso pode acabar estragando a surpresa, né? Por isso, fizemos um post super detalhado pra te auxiliar a descobrir a medida do aro da sua namorada. Confira aqui!

15. Como escolher um anel de noivado para ela

Já sabe a medida, mas não sabe como escolher a joia perfeita para ela? Comprar um anel de noivado pode ser muito mais fácil do que você imagina!

Nós trabalhamos há muitos anos com anéis de noivado e alianças, por isso, nós podemos te auxiliar a encontrar a joia ideal para ela. E com certeza, só de olhar pra ele você vai sentir quando encontrar o modelo perfeito!

Conheça os modelos mais procurados e desejados de anéis de noivado!

Caso tenha dúvidas, sinta-se a vontade pra entrar em contato com a nossa equipe da Reisman. Será um prazer te ajudar nessa escolha!

Este post tem 6 comentários

  1. LUCAS

    “alguns noivos compram um anel de noivado para fazer o pedido e apenas uma unidade masculina da aliança”

    MAS AO CASAR, SE COMPRA UM NOVO PAR DE ALIANÇA OU SE CONSEGUE COMPRAR A ALIANÇA DO MESMO MODELO PARA A NOIVA

    1. Olá, Lucas! Fica a critério do casal! O noivo pode comprar apenas uma unidade feminina depois que combine com a sua aliança (de mesmo modelo) ou então trocar as duas alianças por um par novo. A maioria dos nossos clientes optam pela segunda opção (e aproveitam a aliança antiga como parte de pagamento).

  2. André Palhares

    O melhor motivo para se comprar o anel de noivado é ver a felicidade da noiva e ao mesmo tempo você (noivo) sentir a mesma felicidade, em estar presenteando sua amada com uma joia que é a representação do amor, do compromisso e da história do casal….
    Não importa o valor $$$ mas sim a atitude!!! Pode ser um anel de noivado simples ou de luxo, o que vai importar mesmo é o amor.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.