Como escolher o tamanho do diamante do seu anel de noivado

Como escolher o tamanho do diamante do seu anel de noivado

Se você está a procura de um anel de noivado é bem provável que já tenha percebido que o diamante é a pedra preciosa mais escolhida para esse tipo de joia. 

Os motivos que explicam o sucesso dos anéis de noivado com diamante são muitos: os diamantes são pedras raras, lindas, resistentes e nem precisamos falar sobre o encanto que eles despertam né? Nossos olhos chegam a brilhar! 

Mas bem, na saga por uma joia perfeita para o pedido, uma dúvida muito comum é: como escolher o tamanho do diamante no anel de noivado? 

Nós vamos explicar as diferenças entre os tamanhos e, claro, colocar fotos e vídeos para que você faça a melhor escolha.

Primeiramente, é importante que você saiba que…

O tamanho do diamante influencia o preço do anel de noivado

A medida internacionalmente utilizada quando falamos sobre diamantes é o quilate. Nas joalherias é muito comum que o quilate seja convertido em pontos:

                                                           1 quilate = 100 pontos

Se você não sabe o que são quilates e pontos, nós recomendamos a leitura desse post. Explicamos tudo que você precisa saber sobre isso.

Quanto mais pontos um diamante tiver, maior ele será visualmente e maior o seu valor.

valor do diamante

Os diamantes são pedras naturais e, quanto maiores forem, maior a raridade dessas pedras. Por isso, seu valor sobe expressivamente e de modo não-proporcional. 

Exemplificando:

Uma pedra de 50 pontos (0,50ct.) é muito mais difícil de ser encontrada que duas pedras de 25 pontos (0,25ct.). Portanto, um diamante de 50 pontos terá o valor bem mais elevado do que o de dois diamantes de 25 pontos. 

preço do diamante

Defina o orçamento disponível para o anel de noivado

Se você não faz nenhuma ideia de quanto deseja gastar na compra de um anel de noivado, nós sugerimos que primeiro você se familiarize então com os preços

Nossa dica é que você comece a observar vitrines das joalherias no shopping da sua cidade (agora que você já aprendeu que o tamanho do diamante influencia consideravelmente no preço, vai ficar mais fácil entender por que os valores podem ser bem discrepantes entre uma joia e outra).

Após se familiarizar com os preços dos anéis de noivado vai ficar mais fácil também definir um orçamento aproximado a joia que você está procurando. 

Veja abaixo uma orientação sobre os tamanhos de diamantes:

Comparativo de tamanhos de diamante

O orçamento vai te ajudar a escolher o tamanho de diamante ideal

Se você procura por um anel de noivado mais em conta, nós recomendamos que procure por modelos com diamante de até 15 pontos. 

A partir dos 20 pontos, já estamos falando de diamantes de tamanho intermediário. Mas atenção: dos 20 as 45 pontos a variação de preços entre as joias também é bem grande! Portanto, escolha aquilo que fizer mais sentido para vocês, tanto no aspecto visual, quanto econômico. 

Dos 50 pontos para cima, já estamos falando de diamantes considerados grandes aqui no Brasil. São pedras com meio quilate ou mais, por isso o valor dessas joias sobe consideravelmente.

Não é possível definir uma faixa de valor específico para essas joias, pois o valor do anel de noivado também depende de uma série de outros fatores como: marca da joalheria, modelo do anel, se tem outros diamantes menores ou não, etc. 

Ajuste as expectativas sobre o tamanho do diamante no anel

Nessa fase, é muito importante ajustar expectativas: nós estamos acostumados a ver imagens na internet e também em filmes anéis de noivado com diamantes enormes, porém você precisará despender de uma grande quantia para comprar um anel similar, já que esses anéis costumam ter acima de um quilate, ou seja, mais de 100 pontos. 

Mulher mostrando anel de noivado
Foto: Pinterest

Na imagem acima, retirada do Pinterest, o anel de noivado aparenta ter um diamante entre 2 a 3 quilates. Wow! Dá pra imaginar o preço dele?!

Vale citar que o preço dos diamantes é cotado em Dólar, por isso, para nós brasileiros, o valor de um anel de noivado é consideravelmente maior devido ao câmbio. Nos Estados Unidos e outros países europeus, é bem comum encontrarmos anéis com diamantes acima de 80 pontos (0,80 quilate). Como informamos anteriormente, aqui no Brasil, anéis de noivado com 50 pontos (0,5 quilate) já são considerados diamantes grandes, portanto, será necessário desembolsar uma boa quantia em pedras ainda maiores!

Comparativo de tamanhos do diamante em uma mão:

Para te ajudar a ter uma noção melhor dos tamanhos, fizemos abaixo uma imagem comparando diamantes de 10 a 50 pontos em uma mão real.

Confira abaixo o efeito de cada pedra:

como escolher o tamanho do diamante

E pra te ajudar mais ainda, fizemos um vídeo também, veja só:

Dica: como fazer o seu diamante parecer maior

Se você (ou sua namorada) sonha com um anel de noivado com uma diamante bem grande, nossa dica é que você opte por um anel estilo Halo Ring e nós vamos te explicar em detalhes o por quê!

O Halo Ring ou Anel de Noivado com Halo é um consagrado estilo de joia que possui um diamante maior rodeado por pedras menores. O efeito é de uma pedra maior única, confira abaixo:

Anel de Diamante com halo

E qual a vantagem disso?

Você lembra que nós te contamos que diamantes maiores possuem um preço consideravelmente mais elevado? Os diamantes laterais criam o efeito de uma pedra única maior, porém sem que você tenha que despender de um valor tão elevado.

Veja abaixo mais algumas opções de Halo Ring. Clique para detalhes!

Anel de noivado com diamantes
Anel de Noivado Amore Mio
Anel de noivado em ouro e diamantes
Anel de Noivado Verona
Anel de Noivado em ouro e diamantes
Anel de Noivado Florence

Por último, é importante ressaltar que o tamanho do diamante não deve ser motivo de preocupação na hora de comprar um anel de noivado. 

Nunca vai ser sobre o valor do anel de noivado. É sobre o tamanho do gesto, o carinho. Sobre o cuidado em surpreender a quem você ama. É, principalmente, sobre a sorte de encontrar o amor da sua vida.

E não existe história mais linda que essa. 

Reisman Alianças e Joias

Reisman Alianças e Joias é uma das principais fábricas do Brasil. Fundada em 1967, conta com mais de 100 mil clientes atendidos. Em 2008, suas operações focaram-se no ecommerce, atendendo todo o território nacional com preços de fábrica.

Este post tem 4 comentários

  1. José Francisco Eloi

    Excelentes informações: claras, pedagogicas, aconselhadores…! Parabéns

    1. Obrigada, José! Esperamos que tenha te ajudado 🙂
      Caso tenha qualquer outra dúvida entre em contato conosco! Estamos à disposição!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.