8 mitos a respeito do pedido de casamento!

8 mitos a respeito do pedido de casamento!

Se você está planejando fazer a sonhada pergunta para a pessoa amada, certamente já deve ter notado que existem algumas tradições acerca do pedido de casamento. Certo?

O fato é que atrelado à esses costumes, surgem também muitos mitos. E alguns mitos são tão comuns que ecoam como verdade absoluta. Mas, não são!

Não por acaso, é super comum surgirem dúvidas e incertezas na hora de planejar o pedido de casamento.

Para te ajudar a surpreender o seu grande amor, desvendamos os 8 mitos mais comuns sobre o pedido de casamento. Confira!

Mito 1: Quanto mais elaborado o pedido, melhor!

Ao pesquisar sobre ideias de pedidos de casamento, é possível que você tenha se deparado com alguns bem inusitados e extravagantes. Contudo, ao contrário do que muitos acreditam, o pedido de casamento não precisa ser mega elaborado para ser especial!

Inclusive, de acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido com 10.000 mulheres, apenas 11% das entrevistadas disseram sonhar com um pedido de casamento elaborado e extravagante.

Desta forma, ao planejar a surpresa, é fundamental levar em consideração o estilo da pessoa amada. Caso ela seja mais reservada, opte por um pedido de casamento mais intimista. Por outro lado, se ela for mais extrovertida, um pedido mais elaborado será uma boa opção.

Mas independente de como escolha fazer a surpresa, o pedido de casamento deve refletir a essência do casal! Não se esqueça que esse será um dos momentos mais marcantes de suas vidas. 

Confira um guia completo para fazer a sonhada pergunta!

pedido de casamento no final de ano
Pedido em Maldivas de nossos Clientes Eduardo e Juliana

Caso ela seja fã de grandes gestos, você pode fazer, por exemplo, um pedido em um passeio de balão, em um mergulho, em um passeio de helicóptero… ou até mesmo em casa, com o quarto todo decorado de balões e flores. As opções são infinitas! 

pedido de joelhos na areia
passeio romântico de helicóptero em Punta Cana
Pedido de casamento durante passeio de helicóptero

Se ela é uma pessoa mais prática, escolha um local bonito e reservado para fazer a pergunta sem grandes cerimônias. Você pode, por exemplo, fazer um pedido com uma linda paisagem ao fundo, em um jantar em casa ou durante o por-do-sol.

viagem romântica com pedido surpresa

Mito 2: O anel de noivado é um item obrigatório para o pedido!

O anel de noivado é a joia que tradicionalmente marca o pedido de casamento. Apesar disso, ele NÃO é obrigatório! Ou seja, se preferir, você poderá fazer o pedido já com um par de alianças.

Entretanto, é justamente por não ser obrigatório que essa joia se torna tão especial: você não compra simplesmente porque é obrigado a seguir uma tradição, mas sim na intenção de agradar e surpreender a quem você ama.

Além disso, muitas mulheres nunca foram presenteadas com uma joia antes, fazendo desse anel ainda mais significativo.

Por que comprar um anel de noivado antes da aliança?

escolhendo a joia perfeita para o pedido surpresa
Clientes Reisman: Laísla e Anderson

Mito 3: O anel de noivado precisa ter um diamante enorme!

Você já deve ter visto em redes sociais muitas noivas famosas, principalmente no exterior, ostentando luxuosos anéis de noivado com diamantes enormes. Certo?

Entretanto, você sabia que a joia NÃO precisa ter um diamante grande para ser considerada um anel de noivado?

A verdade é que o real valor dessa joia não está no tamanho de seu diamante, mas sim no significado que ela carrega.

O anel de noivado representa o compromisso de um futuro a dois, assumido pelo casal. Além, é claro, de ser o símbolo mais palpável de um dos momentos mais especiais de suas vidas: o pedido de casamento.

E por se tratar de uma joia tão especial e única, quando bem conservada, ela pode ser passada de geração em geração. Tornando-se uma joia de família

Portanto, se você está em busca do anel de noivado perfeito para o pedido de casamento, saiba que não existe tamanho de diamante ideal! Ou seja, é possível escolher um modelo que caiba em seu orçamento.

Saiba quais são os modelos de anéis de noivado mais desejados!

anel de noivado para um pedido no final do ano
Anel de Noivado My Dream com diamante central de 50pts

Mito 4: O anel de noivado precisa ser apenas com diamantes!

O anel de noivado com diamantes é a opção mais clássica que existe! Porém, não significa que seja a única opção.

Lembre-se que o anel de noivado deve combinar com o gosto e estilo de sua futura noiva. Sendo assim, caso ela possua uma pedra (ou cor) favorita, saiba que ao escolher a joia do pedido você pode optar por um anel com pedra colorida.

Inclusive um dos mais icônicos anel de noivado com pedra colorida que existe é o da Duquesa Kate Middleton, que pertenceu também a Princesa Diana.

Essa joia de família é confeccionada em ouro branco e possui como pedra central uma linda Safira Azul, rodeada por diamantes. 

anel de noivado de família

15 coisas que você precisa saber antes de comprar um anel de noivado!

E para quem busca por um anel com pedra colorida, saiba que a Reisman possui diversos modelos de anéis de noivado que podem ser personalizados com uma pedra central colorida. E são inúmeras opções: esmeralda, safira, rubi, ametista… Clique aqui!

anel de noivado com safira azul
Pedido de casamento de nossos clientes Leon e Marina com o Anel Amore Mio Safira Azul

Mito 5: É obrigatório ajoelhar para fazer o pedido de casamento

Inspirado no costume medieval, fazer o pedido de casamento ajoelhado simboliza uma promessa de lealdade, além de demonstrar todo o seu amor e respeito perante a pessoa amada.

Mas embora seja considerado o gesto universal do pedido, a tradição de ficar de joelhos não é obrigatória!

Lembre-se que o pedido de casamento deve combinar com a personalidade do casal. Dessa forma, se o gesto de ajoelhar não combina com o estilo de vocês, tudo bem quanto a isso! Você pode optar por ajoelhar ou não.

Dica: caso você esteja na dúvida, ajoelhe! Pela nossa experiência, a maioria das mulheres adora esse costume, ok?

Quer saber mais sobre essa tradição?

pedido de casamento no final de ano
Clientes Reisman: Amanda e Leonardo

Mito 6: É antiquado pedir a benção dos pais da pessoa amada

Embora seja uma tradição antiga, o costume de “pedir a mão da noiva para o pai” é mantida até hoje por alguns homens. E claro, você pode optar ou não por seguir a tradição!

O gesto de pedir a benção dos pais da pessoa amada é um sinal de respeito perante ao compromisso que será assumido. Além disso, fortalece e estreita a relação entre genro e sogros.

Aliás, antes de acontecer o pedido de casamento oficial, muitos de nossos Clientes Reisman fazem questão de seguir essa tradição! 

por que registrar o pedido?
Clientes Reisman: Marcela Taís e Samuel

Mito 7: O pedido de casamento não pode ser feito pela mulher

Tradicionalmente, o pedido é feito pelo homem. Porém, deixando os costumes um pouco de lado, não existe nada que impeça um pedido de casamento feito pela mulher.

Sabemos que o pedido de casamento é um gesto romântico, realizado com o intuito de agradar a pessoa amada. Em vista disso, não há nada de errado em querer surpreender o seu namorado!

No entanto, antes de fazer a sonhada pergunta para o seu amado, é importante refletir se ele irá gostar desse gesto. Se a resposta for sim, planeje uma bela surpresa e faça o pedido de casamento para seu namorado.

O que saber antes de fazer o pedido para ele?

pedido de casamento no parque do lago azul
Pedido de casamento de nossos Clientes Reisman feito pela noiva

Mito 8: Antes de fazer o pedido, tudo precisa estar perfeito em minha vida!

É comum muitos casais adiarem o sonhado pedido de casamento, até que tudo esteja perfeito em suas vidas: graduação concluída, carro pago, casa própria, estabilidade financeira…

Ainda que não seja errado desejar que tudo esteja alinhado em sua vida, é importante ter a ciência de que nem tudo sairá conforme o planejado. Estar preparado para mudanças e surpresas é fundamental!

Portanto, o fato de “não estar com a vida perfeita”, não deve ser um empecilho para o noivado. Afinal, será durante o período do noivado em que o casal poderá concretizar juntos muitos sonhos e desejos.

Não espere pelo momento ideal! Criem juntos esse momento!

14 conselhos inspiradores para casais que sonham em seu casar!

como planejar o pedido de casamento surpresa?
Clientes Reisman: Dalliane e Luiz

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.