Se você está planejando se casar em breve com o seu grande amor, é bem provável que já tenha se deparado com alguns termos como: pedido de casamento, noivado, festa de noivado, aliança, anel de noivado…Certo?
São tantos termos diferentes que é comum ter algumas dúvidas em relação a cada um deles. Afinal, qual a diferença entre pedido e noivado? Pedido de casamento é o mesmo que noivado? Qual o significado da festa de noivado? O pedido é feito com anel ou aliança?
E para esclarecer essas e outras dúvidas a cerca desse assunto, continue lendo! Iremos explicar tudo a seguir!
O que é o pedido de casamento?
O pedido de casamento é considerado um gesto super romântico, que carrega consigo uma profunda declaração de amor e lealdade.
Em outras palavras, o pedido significa fazer a pergunta oficial para a pessoa amada: “quer se casar comigo?”.
Se a resposta for “sim”, o pedido de casamento marcará o início de uma nova fase na vida do casal, que chamamos de noivado!
Vale destacar que o pedido é realizado com o intuito de surpreender e agradar a pessoa amada. Portanto na hora de planejar a surpresa, seja ela mega elaborada ou simples, é importante levar em consideração o gosto e a personalidade do seu amor.
O que é o noivado?
Quando o casal toma a decisão de se casar, eles iniciam uma nova fase em seu relacionamento: o noivado!
Ou seja, o noivado é o nome dado ao período de tempo entre o pedido de casamento e a cerimônia de casamento. E será durante esse período que o casal planejará todos os preparativos para o seu enlace matrimonial.
Saiba quais são os primeiros passos para organizar seu casamento!
Quanto tempo dura um noivado?
Depende! Ele poderá durar alguns meses ou até mesmo anos.
A verdade é que não existe um tempo determinado para a duração de um noivado. Isso porque, ele dependerá exclusivamente da maturidade e realidade de cada casal.
Portanto, caberá somente aos noivos definir qual será o tempo ideal que precisarão para organizar e planejar o casamento.
É obrigatório fazer um pedido oficial?
De forma alguma!
Inclusive, há muitos casais que marcam a data de seu casamento sem que tenha acontecido realmente um pedido oficial. Você sabia? Eles vão conversando, conversando e conversando sobre casar e, quando se dão conta, já estão organizando um casamento hehehe.
Se para vocês um pedido de casamento oficial não faz sentido, tudo bem quanto a isso! Fica a critério do casal! Mas…
Por quê fazer um pedido oficial?
Ainda que não seja algo obrigatório, o pedido de casamento é aquele gesto que faz toda a diferença!
Além de tornar concreto o compromisso assumido pelo casal de viver uma vida a dois, ele é um dos momentos mais marcantes e inesquecíveis vividos pelo casal.
Aliás, em diversas pesquisas já realizadas em nosso Instagram (clique aqui para nos seguir), mais de 90% das mulheres sonham com um pedido oficial. Você sabia?
Inclusive, mesmo já morando juntos ou com a data de casamento marcada, muitos de nossos Clientes Reisman não abrem mão de surpreender seu amor com um lindo pedido de casamento!
Portanto, caso ainda esteja na dúvida, o nosso conselho é que você faça sim o sonhado pedido e, de preferência, surpresa! Temos certeza que será inesquecível!
Qual o significado da festa de noivado?
Embora não seja uma tradição adotada por grande parte dos noivos, a festa de noivado ou jantar de noivado é uma forma super especial para o casal comemorar e oficializar o seu noivado ao lado de familiares e amigos íntimos.
Em geral, se trata de uma cerimônia bem pequena, pouco formal, podendo ser um almoço, jantar ou algum outro tipo de recepção.
Inclusive, caso não tenha acontecido o pedido oficial, a festa de noivado pode ser uma ótima opção para surpreender a pessoa amada com a sonhada pergunta.
Vale lembrar que, hoje em dia, muitos noivos tem optado por não fazer jantar de noivado, concentrando os gastos na festa de casamento!
O pedido deve ser feito com anel de noivado ou aliança?
Primeiramente é necessário entender que o anel de noivado e a aliança são duas joias diferentes.
Explicando brevemente, podemos dizer que o anel de noivado é a joia que tradicionalmente representa o momento do pedido. Enquanto as alianças marcam o momento da cerimônia de casamento.
No entanto, ainda que exista essas diferenças, o pedido de casamento pode ser feito tanto com um anel de noivado, quanto com uma aliança. Sinta-se a vontade para escolher a joia ideal!
Inclusive, aqui no Brasil, é bem comum que alguns casais optem por noivar com um par de alianças. Aliás, essa pode ser uma boa opção para quem esteja com um orçamento curto.
Por outro lado, é importante lembrar que o anel de noivado é aquela joia que carrega consigo um valor sentimental imensurável.
Ou seja, ele será a lembrança mais palpável do “sim” mais especial de suas vidas. E toda vez que ela usar a joia, vocês se lembrarão desse momento inesquecível vivido por vocês.
Além disso, quando bem cuidado, um anel de noivado pode durar a vida toda e além! Podendo ser passado de geração em geração, tornando-se uma joia de família.
O que o noivo usa durante o noivado?
Quando o pedido é feito com um anel de noivado, o costume mais comum é que somente a noiva utilize a joia.
Entretanto, muitos noivos fazem questão de usar também uma joia para simbolizar essa nova fase em suas vidas. Nesse caso, ele irá usar uma aliança de noivado.
Lembrando que durante o noivado a aliança será usada no dedo anelar da mão direita e após o casamento, ela será passada para o dedo anelar da mão esquerda.
Por que o homem não usa um anel de noivado também? Confira aqui!
Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo que nós te responderemos 🙂